José Joaquim Salema de Andrade Guerreiro de Aboim

public profile

Is your surname Guerreiro de Aboim?

Research the Guerreiro de Aboim family

José Joaquim Salema de Andrade Guerreiro de Aboim's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

José Joaquim Salema de Andrade Guerreiro de Aboim

Birthdate:
Death: 1862 (79-80)
Immediate Family:

Son of José Joaquim Salema de Andrade Rapozo Peçanha and D. Maria Perpétua Rosa de Aboim Guerreiro
Brother of D. Mariana Rita Salema de Andrade Vilalobos Guerreiro de Aboim

Managed by: Eduardo Cardoso Mascarenhas de L...
Last Updated:

About José Joaquim Salema de Andrade Guerreiro de Aboim

José Joaquim Salema de Andrade Guerreiro de Aboim (Santiago do Cacém, Portugal, 1782 - 1862) foi um militar e nobre português foi fidalgo e capitão-mor das ordenanças de São Tiago do Cacém em 1824.

7º e último administrador do morgadio dos Raposos de Santiago do Cacém, de que veio a ser herdeira a sua sobrinha Maria Francisca Salema de Andrade Villalobos Guerreiro de Aboim (1816 - 1849), casada com o 2º Conde de Avilez e mãe do 3.º Conde de Avilez, em cuja casa entrou todo o enorme património fundiário do vínculo do Raposos.

Senhor do Palácio da Carreira, em Santiago do Cacém.

Edifício mandado construir entre 1785 e 1808, possivelmente pelo 6º morgado do vínculo dos Raposos, o fidalgo José Joaquim Salema de Andrade Raposo Pessanha (1757-?) e terminado pelo seu filho José Joaquim Salema de Andrade Guerreiro de Aboim (1782-1862), 7º morgado dos Raposos.

Ambos ocuparam o cargo de capitão-mor da vila de Santiago do Cacém e, este último, evidenciou-se precisamente no ano de 1808, em que liderou a revolta contra os invasores franceses, tendo sido eleito para presidir à Junta de Governo de Santiago do Cacém.

Apesar de a conclusão da construção do edifício datar do ano da luta contra os invasores franceses, a decoração das várias salas e salões do palácio terá decorrido entre 1790 e a segunda metade do século XIX.

Com a morte do 7º morgado dos Raposos, José Joaquim Salema de Andrade Guerreiro de Aboim, o palácio passou por herança para o seu sobrinho-neto, José Maria Salema de Avillez (1844-1890), irmão do 3º conde de Avillez.

Este vendeu o edifício a D. Maria Augusta de Campos, que por sua vez o vendeu também, na década 1870, ao Dr. Luís Maria da Silva (1842-1893), mantendo-se até hoje na posse dos seus descendentes. O filho deste último, Dr. João Gualberto da Cruz e Silva (1881-1948), que residiu no palácio, foi um distinto arqueólogo, a quem se deve o retomar das escavações sistemáticas em Miróbriga (mais de um século depois das primeiras campanhas de escavação da cidade romana) e que, com as suas colecções de arqueologia e numismática, fundou o Museu Municipal de Santiago do Cacém.

in, http://www.patrimonius.net/detalhes.php?i=227

view all

José Joaquim Salema de Andrade Guerreiro de Aboim's Timeline