Juan Alfonso Téllez de Meneses, I conde de Barcelos y IV de Albuquerque

public profile

How are you related to Juan Alfonso Téllez de Meneses, I conde de Barcelos y IV de Albuquerque?

Connect to the World Family Tree to find out

Juan Alfonso Téllez de Meneses, I conde de Barcelos y IV de Albuquerque's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Juan Alfonso Téllez de Meneses, I conde de Barcelos y IV de Albuquerque

Also Known As: "João Afonso Teles de Meneses"
Birthdate:
Birthplace: Portugal
Death: May 05, 1304 (34-43)
Portugal
Immediate Family:

Son of D. Rodrigo Anes de Menezes, 3º senhor de Albuquerque and Teresa Martins de Soverosa
Husband of Teresa Sánchez de Castilla and María Coronel
Father of Teresa Martínez de Meneses, señora de Alburquerque and Violante Sanches

Managed by: Private User
Last Updated:

About Juan Alfonso Téllez de Meneses, I conde de Barcelos y IV de Albuquerque

Conde de Barcellos, Senhor de Albuquerque, Mordomo Mór do dito Rey, e de D. Sancho IV de Caftella.

Don Iuan Alonfo Señor de Alburquerque cafô con doña Terefa hija baftarda del Rey don Sancho de Caftilla, no tuvo en ella hijos. Cafô fegunda vez cõ doña Maria Coronel hija de don Pedro Coronel y de doña Vrraca Artal de Luna. Y defgraciofe el Rey con el, por aver cafado fin fu licencia, y tuvole prefo, y fue fuelto por la Reyna doña Maria. Y teniedofe por agraviado paffô a Portugal, y alli fue eftimado de el Rey don Dionis, y le dio titulo de conde de Barcelos, y Alferez mayor de el Reyno de Portugal. Entrò en Caftilla muy poderofo (en tiempod el Rey don Fernando el quarto) y cercô algunos pueblos, y vltimamente como era natural de Caftilla, reduxofe al fervisio del Rey. Sucediole doña Terefa de Menefes fu hija. NOBLEZA DEL ANDALVZIA Por Gonçalo Argote de Molina, Sevilla 1588. De el Linaje de Don Tello Alfonfo de Menefes, y de fus Armas, y la memoria que del â quedado. Cap. LXXXVII. Págs. 89 y 90



que segue aqui. Juan Alfonso Téllez de Meneses, I conde de Barcelos y IV de Albuquerque

João Afonso Teles de Meneses (m. maio de 1304), 4.º senhor de Albuquerque e 1.º conde de Barcelos, foi o filho de Rodrigo Anes de Meneses — filho de João Afonso Telo de Meneses, 2.º senhor de Albuquerque, e de Elvira Gonçalves Girão — e de Teresa Martins de Soverosa, filha de Martim Gil de Soverosa e Inês Fernandes de Castro.

Foi um rico-homem de Castela. Rebelou-se contra o rei Sancho IV "e deveu a vida a intercessão da rainha Maria de Molina". Já estava no Portugal na corte do rei D. Dinis em 9 de dezembro de 1295, de quem foi mordomo-mor, confirmando o foral de Moura, e depois muitos documentos como membro da cúria régia. Aparece em 1 de março de 1279 confirmando os forais de Alfaiates e também participou nas negociações do Tratado de Alcalinizes em 1297. Em 8 de Maio de 1298, por carta assinada em Santarém, foi feito primeiro conde de Barcelos.Em 1302, foi embaixador do rei D. Dinis em Castela. Fez testamento em Lisboa em 5 de Maio de 1304 e provavelmente morreu pouco depois.

Matrimónio e descendência

Casou-se com Teresa Sanches, filha bastarda do rei Sancho IV de Castela,[de quem teve:

Violante Sanches (m. antes de novembro de 1312), a esposa de Martim Gil de Riba de Vizela, 2.º conde de Barcelos por concessão em 15 de Outubro de 1304, e alferes-mor do rei D. Dinis, filho de Martim Gil de Riba de Vizela — "herdeiro e representante da família da Maia"[9] e também alferes-mor de Portugal — e de Milia de Castro. Sem geração.

Teresa Martins de Meneses (m. depois de julho de 1337), 5.ª senhora de Albuquerque e esposa de Afonso Sanches, filho do rei D. Dinis e de Aldonça Rodrigues Talha, e os pais de João Afonso de Albuquerque, valido do rei Pedro I de Castela. Foram os fundadores do mosteiro de Vila do Conde.

https://www.wikiwand.com/pt/Jo%C3%A3o_Afonso_Teles_de_Meneses,_1.%C...



Sancho IV de Leão e Castela (12 de Maio de 1258 - 25 de Abril de 1295), o Bravo, era o segundo filho de Afonso X o Sábio, e de Violante, infanta de Aragão (filha do rei Jaime I de Aragão, o Conquistador, e de sua esposa Violante, Princesa da Hungria). Foi rei desde a morte de seu pai, em 1284, até à sua morte.

Uma vez que primogénito do rei Afonso X, D. Fernando de La Cerda, morreu em Novembro de 1275, o Sábio legou o reino em testamento ao seu neto Afonso de Lacerda, deserdando o seu segundo filho, Sancho.

Assim, em 1282 Sancho juntou uma coligação de nobres para se declararem por si contra o seu sobrinho, e quando o rei Afonso X morreu em 1284, fez-se coroar rei em Toledo. Reconhecido pela maioria das cidades e dos nobres, tinha ainda um grupo bastante numeroso de partidários dos infantes de La Cerda, que reclamavam o seu legado no testamento, e durante todo o reinado, este monarca teve de enfrentar lutas internas.

Um dos personagens que provocou mais discórdias foi o infante D. João, irmão de Afonso X, ao qual se uniu D. Lopo Dias III de Haro, oitavo senhor da Biscaia. Sancho IV acabou por executar de Haro e encarcerar o seu tio D. João. Também, segundo as crónicas, deu a ordem de executar à facada 4000 seguidores dos infantes de La Cerda em Badajoz, 400 em Talavera e outros tantos em Ávila e Toledo.

Depois deste saneamento perdoou o seu tio, que pouco depois voltou a rebelar-se, ocasionando o conflito de Tarifa. D. João pediu ajuda aos berberes merínidas e sitiou a praça defendida pelo governador Gusmão o Bom, senhor de Leão, que perdeu o seu filho na batalha. Tarifa foi fielmente defendida e os merínidas regressaram a Marrocos, acabando com os planos do infante D. João e do rei de Marrocos, que pretendia uma invasão.

Quando Jaime II subiu ao trono de Aragão aproximou-se de Sancho IV, e unidos, os dois reis deram um novo impulso à Reconquista. Foi também grande amigo, e tutor do seu primo, o escritor, político e guerreiro, infante D. João Manuel.

O Bravo morreu em batalha, em 25 de Abril de 1295, pouco antes de completar 37 anos de idade. Deixou o seu filho Fernando como herdeiro, sob a regência da sua consorte, D. Maria de Molina. Mas deixou também a herança das disputas e rivalidades com os infantes de La Cerda e os seus partidários.

Casamento e descendência

Do seu casamento em 1282 com Maria de Molina, senhora de Molina e Mesa (filha de Maior Afonso de Meneses, 5ª senhora de Meneses e de Afonso de Molina, sendo por isso neta da rainha Berengária de Castela e de Afonso IX de Leão), teve:

Isabel, infanta de Castela, viscondessa de Limoges (1283-1328), esposa de Jaime II de Aragão e depois de João III, duque da Bretanha

Fernando IV de Castela (1284-1312), o Emprazado, casado com Constança de Portugal (1290-1313) Afonso, infante de Castela (1286-1291)

Henrique, infante de Castela (1288-1299)

Pedro, infante de Castela, senhor de Cameros (1290-1319) casou-se com Maria, infanta de Aragão e foi pai de Branca de Castela, primeira consorte de D. Pedro I de Portugal

Filipe, infante de Castela, senhor de Ribera e Cabrera (1292-1359), casou-se com Margarida de la Cerda, neta de Fernando de La Cerda

Beatriz de Castela (1293-1359), consorte de Afonso IV de Portugal

Ainda teve numerosos filhos bastardos de diferentes damas. De uma dama desconhecida nasceu:

Teresa Sanches (1280-?), casou-se com João Afonso Teles de Meneses, 1.º conde de Barcelos. De Maria Afonso Teles de Meneses (c.1250-?), filha de Afonso Telo de Meneses (1225 -?) “o Tição” e de Maior Gonçales Girão, (1230 -?), filha de Gonçalo Rodrigues Girão e de Sancha Rodriguez, teve:

Violante Sanches, senhora de Uzero (1275-?), casou-se com D. Fernando de Castro, senhor de Lemos e de Monforte

De Maria Peres (c.1260-?):

Afonso Sanches (c. 1280-?), casou-se com Maria Lopes de Haro

https://www.wikiwand.com/pt/Sancho_IV_de_Le%C3%A3o_e_Castela

view all

Juan Alfonso Téllez de Meneses, I conde de Barcelos y IV de Albuquerque's Timeline