LT. Luciano Cardoso de Souza

Is your surname Cardoso de Souza?

Connect to 60 Cardoso de Souza profiles on Geni

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

LT. Luciano Cardoso de Souza

Portuguese: Alferes Luciano Cardoso de Souza
Also Known As: "Luciano Cardoso de Sousa"
Birthdate:
Death: November 08, 1821 (62-71)
Immediate Family:

Husband of Gertrudes Rodrigues de Araújo
Father of Maria Roza de Sousa; Escolástica Cardoso de Souza; Antonia Feliciana de Sousa; Capt. Felippe Cardoso de Souza; Maria Francisca de Sousa and 3 others
Brother of Francisco Cardoso de Souza

Managed by: Nivea Nunes Dias
Last Updated:

About LT. Luciano Cardoso de Souza

Alferes da Companhia de Ordenança do Distrito do Arraial de Itacambira.

As Companhias de Ordenanças foram criadas pelo regimento de 10 de dezembro de 1570 e constituíam-se como forças militares do Reino e colônias portuguesas, compostas por moradores locais e encarregadas da manutenção da ordem interna (SALGADO, 1985, p. 97).

--------------------------
2o Tenente (Alferes) Luciano Cardoso de Souza

"As ordenanças constituíram o escalão territorial das forças militares de Portugal, entre o século XVI e o princípio do século XIX.

(...) A designação "ordenanças" começou a ser aplicada às companhias e outros corpos de tropas criados no reinado de D. Manuel I, os quais só uma vez foram empenhados nas campanhas do Norte de África em 1514 e outra na Índia. Durante o reinado de D. João III, tentou-se criar uma estrutura de recrutamento e mobilização territorial, mas, aparentemente sem grande sucesso.

Essa estrutura só viria a ser implementada com sucesso no reinado de D. Sebastião. Inicialmente, foram estabelecidas capitanias-mores no Porto e em Lisboa. Pouco depois, através do Regimento dos Capitães-Mores de 10 de dezembro de 1570, o Rei D. Sebastião alarga a estrutura das ordenanças a todo o Reino, criando a base do que seria um exército nacional.

O Regimento dos Capitães-Mores prevê que as ordenanças se organizem com base nas capitanias, cada qual a cargo de um capitão-mor. Cada capitania correspondia à área territorial de uma cidade, vila, concelho ou território senhorial e incluía várias companhias de ordenanças, cada qual a cargo de um capitão e com um efetivo de cerca de 250 homens. Os oficiais das ordenanças são designados pelas câmaras municipais, excepto nas terras onde existisse alcaide-mor, caso em que este assumia por inerência o cargo de capitão-mor."

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ordenan%C3%A7as

https://digitarq.ahu.arquivos.pt/details?id=1299155

(Por Eliane Prates-Svennesen em 2022)

__________

"Toponímico português, o sobrenome Cardoso tem como origem a quinta do Cardoso, em São Martinho de Mouros, do qual era senhor dom Hermigo ou dom Soeiro Cardoso, que vivia em Lamego e foi mencionado em 1170.

Afirmam alguns, porém, que o ancestral mais antigo e senhor da quinta seria Lourenço Gonçalves Magro, filho de dom Gonçalo Viegas, o Magro. Outra versão dá como origem João Nunes de Cardos, vivo na década de 1250. Como patronímico, o sobrenome não se restringiu a Portugal, embora seja mais comum ali. Na Espanha, Sancho Garcia Cardo, casado com dona Maria Sanchez de Muñatones, seria o patriarca da família.

Cardoso (ou Cardos) é derivado de uma planta chamada cardo, do latim carduus, possivelmente abundante na região da quinta da família.

Um dos brasões de armas da família foi concedido a Pero Cardoso em 1573 por Rodolfo (1552-1612), rei da Hungria e depois imperador do Sacro Império Romano-Germânico.

No Brasil

Inúmeras famílias Cardoso vieram para o Brasil no século 18, entre elas a de Vicente Cardoso, natural da ilha Terceira, nos Açores, desembarcada em Santa Catarina em 1750. O sobrenome é encontrado também em famílias com origem judaica. No século 17, há muitos Cardoso mencionados como cristãos-novos em denuncias ao Santo Ofício, entre eles Jorge Cardoso, filho de Jorge Cardoso e Maria Borges, em 1669. Em uma lista da congregação Tzur Israel (1648-54), no Brasil holandês, aparecem como membros David e Simeon Cardoso, e Eliau Aboab, Salomão e Isaque Cardozo."

https://sobrenomes.genera.com.br/sobrenomes/cardoso/

_______________

"Sousa (de Sousa; ou Souza) é um sobrenome toponímico de origem portuguesa, referência às terra de Sousa, junto ao rio homônimo, em Foz do Sousa, próximo a cidade de Porto, em Portugal. Sousa teria origem no latim saxa, de seixos, rochas.

É uma das famílias mais antigas e ilustres de Portugal, com origem nos reis godos. O primeiro a usar o sobrenome foi dom Egas Gomes de Sousa, no século XI, senhor da terra de Sousa, de Novelas e Felgueiras, filho do cavaleiro dom Gomes Echigues, governador da comarca de Entre Douro e Minho em 1050, e dona Gontrode Moniz, neta de dom Fernando, rei de Castela. De dom Egas descende dona Inês Lourenço de Valadares, que casada com dom Martim Afonso, o “Chichirro”, filho ilegítimo do rei dom Afonso III, deu origem aos Sousa Chichorro ou Sousa do Prado.

Entre os descendentes deste ramo se encontram Martim Afonso de Sousa (ca.1500-1564), primeiro donatário da capitania de São Vicente, capitão-mor do Brasil e da Índia, e Tomé de Sousa (1503-79), primeiro governador-geral do Brasil (1549-53)."

https://sobrenomes.genera.com.br/sobrenomes/sousa-souza/

(por Eliane Prates-Svennesen em 2023)

view all 11

LT. Luciano Cardoso de Souza's Timeline

1754
1754
1780
1780
1782
1782
Itacambira, State of Minas Gerais, Brazil
1784
1784
Itacambira, Itacambira, State of Minas Gerais, Brazil
1787
1787
1790
1790
1795
1795
1798
1798
Minas Gerais, Brazil
1821
November 8, 1821
Age 67
????