Is your surname Pereira Travassos?

Research the Pereira Travassos family

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Lauro Pereira Travassos

Birthdate:
Birthplace: Fazenda Japuíba, Angra dos Reis, Rio de Janeiro, Brasil (Brazil)
Death: November 20, 1970 (80)
Hospital Evandro Chagas, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil (Brazil)
Immediate Family:

Son of João de Mattos Travassos; Joao de Mattos Travassos; Laura Pereira Travassos and Laura Pereira Travassos
Husband of Odette Pereira Pereira Travassos
Father of Lauro Travassos Filho; Haroldo Pereira Travassos; Heraldo Pereira Travassos; Private; Haroldo Pereira Travassos and 1 other
Brother of João de Mattos Travassos, Filho; Celeste Travassos; Celeste Travassos and Duesdedide Pereira Travassos

Occupation: Médico, Parasitologista, Cientista
Managed by: Private User
Last Updated:

About Lauro Travassos

Lauro Travassos, nasceu em Angra dos Reis dia 2 de julho de 1890.

Médico formado pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, defendeu tese sobre "As espécies brasileiras da subfamília heterakinae".

Em Manguinhos, Lauro Travassos trabalhou a maior parte de sua vida. Iniciou sua carreira científica a partir da participação no combate à febre amarela no Rio de Janeiro e em Belém. Travassos freqüentou o Curso de Aplicação Instituto Oswaldo Cruz e trabalhou como estagiário no Laboratório de Helmintologia, sob a orientação de Gomes de Faria, com quem publicou, em 1913, uma monografia sobre ancilostomídeos, parasitos do intestino do homem causadores da ancilostomíase. Lauro Travassos participou, em 1912, da comissão que investigou as epizootias que flagelavam os rebanhos brasileiros na região de Botucatu (SP). Em 1915, acompanhou os trabalhos da Fundação Rockfeller, em Minas Gerais, relativos ao controle da ancilostomose. Em 1926, assumiu a cátedra de Parasitologia da Faculdade de Medicina de São Paulo.

Na década de 30, foi professor catedrático na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. As excursões realizadas pelo interior do Brasil ficaram famosas, resultando na criação da Coleção Helmintológica e em um grande intercâmbio nacional e internacional. Foi ainda membro da Academia Brasileira de Ciências. Faleceu em Manguinhos, no Hospital Evandro Chagas, aos 80 anos.

Travassos tem uma obra monumental com cerca de 420 trabalhos publicados, dos quais 181 no domínio da helmintologia e entomologia.

Fonte: http://www.ioc.fiocruz.br/pages/personalidades/LauroPereiraTravasso...

--------------------------

Lauro Pereira Travassos, nasceu em Angra dos Reis a 2 de julho de 1890. É um lugar bom. E porto seguro. Estreita faixa de terra, entre o mar e a serra do Ariró, no litoral sul do Estado do Rio.

... Nasceu na fazenda Japuíba. Em casa grande, colonial, cheia de quartos. Foi desapropriada, em parte, para a construção da estrada Rio—Santos.

... Em 1913, com seus primeiros trabalhos Lauro Travassos cria a Escola Brasileira de Helmintologia.

... Em Manguinhos trabalhou durante toda a sua vida. Oswaldo abria espaço para qualquer tipo de ciência. Desde que fosse de qualidade. Era assim naquele tempo. E incorporou no seu trabalho, uma tradição que vinha do Museu Nacional. Do tempo do império, a zoologia. A sistemática. Ao longo de sua vida publicou 440 trabalhos sobre Helmintologia e Entomologia. Todos em português.

... Em 1926 Travassos assume a cátedra de Parasitología da Faculdade de Medicina de São Paulo. Com a colaboração de Cezar Pinto renova o ensino, com o desenvolvimento dos trabalhos práticos, dando mais objetividade e estimulando vocações. Formar escola — isso ele vai fazer durante toda a sua vida.

... Foi ainda professor da Escola de Veterinária.

.... Uma das experiências educacionais mais importantes no Brasil, a Universidade do Distrito Federal, liderada por Anisio Teixeira, criava entre nós os cursos de Ciência. Foi de curta duração, porém marcou. Travassos era o professor de zoologia, tendo Herman Lent como assistente.

Foi ainda membro da Academia Brasileira de Ciências, e entre sua numerosa obra deixou um livro até hoje consultado pelos que desejam se iniciar na especialidade: Introdução ao Estudo da Helmintologia. Está pedindo uma edição atualizada, aos discípulos em atividade.

Mas foi em Manguinhos que desenvolveu durante sua longa vida e trabalhou até o fim, os estudos que o notabilizaram.

Era um laboratório modesto. De poucos recursos. Um microscópio servia a vários pesquisadores. Mas havia entusiasmo, havia paixão. Por isso deu certo.

... Travassos era um homem simples. Não queria cargos. Não acrescentariam nada a sua vaidade. O seu prestígio era de chefe de escola. Ele era, não estava.

Teve uma mulher dedicada. D. Odete, que sabia fazer render o seu curto salário. E filhos três dos quais naturalistas como ele. Lauro, Haroldo, Heraldo e Odete.

Faleceu a 20 de novembro de 1970. Tinha oitenta anos. Trabalhou até o fim. Uma vida dedicada à ciência. Morreu em Manguinhos. No Hospital de Manguinhos, tratado por outro inesquecível companheiro o Dr. Genard Nóbrega.

Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X19...

---------------------------

Completou o curso secundário no Colégio Alfredo Gomes, do Rio de Janeiro, e doutorou-se na Faculdade de Medicina em 1913, defendendo tese sobre Helmintologia. Ainda estudante de medicina, frequentou o Instituto de Manguinhos, onde depois passou a trabalhar, dedicando-se especialmente à Helmintologia. Nesta especialidade, escreveu seus primeiros 181 trabalhos, passando então a dedicar-se também à Entomologia, especialidade em que publicou numerosos artigos de grande valor. Lauro Travassos foi um dos discípulos de Oswaldo Cruz.

Fonte: http://portal.sbpcnet.org.br/a-sbpc/historico/presidentes-de-honra/...

---------------------------

https://www.ufmg.br/mhnjb/wp-content/themes/mhnjb/docs/revista-arqu...


Foi Membro da Academia Brasileira de Ciências

view all

Lauro Travassos's Timeline

1890
July 2, 1890
Fazenda Japuíba, Angra dos Reis, Rio de Janeiro, Brasil (Brazil)
1918
February 7, 1918
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil (Brazil)
1922
March 23, 1922
Rio de Janeiro, Brasil (Brazil)
March 23, 1922
Rio de Janeiro, Brasil (Brazil)
1923
July 24, 1923
Rio de Janeiro, Brasil (Brazil)
1970
November 20, 1970
Age 80
Hospital Evandro Chagas, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil (Brazil)
????