Manoel Gomes de Matos

Is your surname Gomes de Matos?

Connect to 42,366 Gomes de Matos profiles on Geni

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Manoel Gomes de Matos

Also Known As: "Manoel Gomes de Mattos", "Manuel Gomes de Matos", "Manuel Gomes de Mattos"
Birthdate:
Birthplace: Icó, Ceará, Brasil (Brazil)
Death: March 17, 1927 (87)
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil (Brazil)
Immediate Family:

Son of Francisco Gomes de Matos, Júnior and Maria Cândida Rabelo
Husband of Guilhermina Amélia Rodrigues de Sousa
Father of Artur Gomes de Matos, Sobrinho
Brother of Maria Gomes de Matos; João Paulo Gomes de Matos; Francisco Antônio Gomes de Matos; Raimundo Gomes de Matos; Padre Constantino Gomes de Matos and 12 others

Managed by: Leonardo Costa
Last Updated:

About Manoel Gomes de Matos

GEDCOM Note

<p>Manoel Gomes de Mattos - Filho de Francisco Gomes de Mattos e D. Maria Cândida de Mattos, nasceu a 8 de Março de 1840 na cidade de Icó.

Foi ainda creança para o Recife onde, depois de feitos os preparatórios, matriculou-se na Faculdade de Direito, bacharelando-se em 1862.
Nomeado logo após Promotor publico do Ipú, desta Província, ahi começou sua carreira de magistrado; sendo logodepois removido para o Crato onde completou o quatriennio.
Posteriormente resolveu abandonar a magistratura indo com toda família para o Recife e se associou a seus irmãos com escriptorio de Commissões e Consignações, fundando o armazém de ferragens e miudezas, que ainda hoje existe sob sua direcção.
Dedicando-se com todo esforço á nova carreira que abraçara, vio-se em breve tempo considerado por toda classe tendo occupado por varias vezes os logares de secretario, vice-presidente e presidente da Associação Commercial Beneficente.
Com toda dedicação trabalhou em prol da causa abolicionista em Pernambuco, occupando lugar bem saliente na direcção de todo movimento naquella grande cruzada. Tendo-lhe sido offerecida em reconhecimento de seus serviços uma Commenda da Ordem da Rosa pelo Gabinete João Alfredo, recusou a distincção por opposta as suas ideias republicanas de antemão professadas com todo o ardor da mesma campanha abolicionista.
Ao iniciar-se o regimen republicano foram aproveitados os seus serviços ao Governo Provisório e nomeado 2.o vice-governador do Estado de Pernambuco, cargo que leve de resignar Como protesto de suas crenças catholicas em face da hostilidade e reacção anti-religiosa do dito Governo Provisório.
Por occasião do movimento revolucionário de Pernambuco em adhesão ao contra golpe que derribara a dictadura do General Deodoro da Fonseca, novamente seus serviços foram aproveitados pela junta Governativa e então foi eleito senador estadoal na primeira eleição procedida pela Junta, cargo que desempenhou dons annos, e que renunciou por desgostos particulares.
Completamente afastado desde esse tempo do movimento politico, e somente dedicado á sua carreira de commerciante, vio o seu nome lembrado para representante das classes conservadoras no Estado de Pernambuco na Camara Federal, naeleição procedida em Janeiro de 1900, sendo então eleito e reconhecido deputado.
Reside no Rio de Janeiro, para onde foi em 1910.
Conheço delle:
—Discurso pronunciado no Segundo Congresso Agrícola, Pernambuco, 1884, in-8° de 14 pp.
Fonte:Diccionário Bio-bibliográfico Cearense-Barão de Studart.
Data de Nascimento:8/03/1840</p>

view all

Manoel Gomes de Matos's Timeline

1840
March 8, 1840
Icó, Ceará, Brasil (Brazil)
1862
1862
Age 21
Recife - PE, Brasil

Formou-se na Faculdade de Direito de Recife

1865
February 26, 1865
Crato, Ceará, Brasil (Brazil)
1900
January 1900
Age 59
Ipú - CE, Brasil
1927
March 17, 1927
Age 87
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil (Brazil)