Manoel José de Carvalho

Is your surname de Carvalho?

Connect to 27,346 de Carvalho profiles on Geni

Manoel José de Carvalho's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Manoel José de Carvalho

Birthdate:
Birthplace: Arroio Grande, Arroio Grande, Rio Grande do Sul, Brazil
Death: November 01, 1875 (77)
Rio Claro, Rio Claro, São Paulo, Brazil
Place of Burial: Rio Claro, Rio Claro, SP, Brazil
Immediate Family:

Son of José Batista de Carvalho and Maria de Souza e Silva
Husband of Ana Franco de Carvalho and Mathilde Novaes de Carvalho
Father of Maria Amélia de Carvalho; Irineo de Carvalho; Ana Angélica de Carvalho Guimarães; Afonso Henrique de Carvalho; Hercina Novaes de Carvalho and 4 others
Brother of Albina Almeida de Souza; Benedita; João de Carvalho; Jose Batista de Carvalho and Mariana de Jesus Batista de Carvalho

Managed by: Irineu Evangelista de Carvalho, ...
Last Updated:

About Manoel José de Carvalho

Segundo a tradição em Limeira e Rio Claro, o Capitão Manoel José de Carvalho, filho de José Batista de Carvalho, estancieiro em Arroio Grande RS, e tio de Irineu Evangelista de Souza, o Visconde de Mauá, de quem foi tutor. Foi batizado em 26 de abril de 1798, em São Pedro, Rio Grande do Sul.

O Visconde de Mauá e sua esposa foram arrolados como testemunhas ausentes no batismo de seu filho Irineo.

Pouco sabemos sobre Manoel José de Carvalho antes de emerger como fazendeiro de açúcar e senhor de escravos na região de Limeira nos 1850s, onde tambem trabalhou para o senador Vergueiro. Sabemos que morou em Sorocaba onde seu filho José nasceu em 1839.

No livro Rio Claro de Warren Dean, o inventário de sua primeira esposa Mathildes Novaes oferece uma janela para as finanças de um plantation açucareiro baseado no trabalho escravo em 1851. Sua fazenda Palmeiras, de 615 hectares, tinha um capital investido de 21.6 contos de réis dos quais metade correspondia aos 25 escravos que possuía. Manoel José devia na praça 18.6 contos de réis enquanto diversos fazendeiros da região lhe deviam 3.4 contos de réis.

Irineu Evangelista de Carvalho, Filho

=============================================================================================================

Aos dezesete de Abril de mil oitocentos cincoenta e dous com a necessaria licenca e de Mandado do Reverendissimo Senhor Vigario Capitular o Reverendo Vigario da Limeira Jose Gomes Pereira da Silva fiz receberem-se em matrimonio na villa da Limeira em Oratorio particular as duas horas da tarde por marido Manoel Jose de Carvalho viuvo por fallecimento de Matildes Novaes de Carvalho, sepultada na villa da Limeira e freguez desta Parochia do Rio Claro; e por mulher Dona Anna Franca de Carvalho, filha legitima de Balthazar de Moraes Franco, ja fallecido, e de Maria do Carmo, natural e fregueza da Cidade de Mogimirim. Forao testemunhas Amelio Justiniano digo Amelio Justino Franco e Francisco Jose de Araujo Lima freguezes da Limeira. Sem bencao por ser em tempo prohibido. O Vigario Antonio Servulo d'Andrade Aguiar.

=============================================================================================================

Do livro Vultos da História Rioclarense, de Oscar de Arruda Penteado

Manoel José de Carvalho, p primeiro agrimensor que residiu em Rio Claro, por aqui passou entre os anos de 1856 a 1875. Nasceu no município de Arroio Grande, na Província do Rio Grande do Sul, no ano de 1802. Filho de José Batista de Carvalho [,..] estancieiro naquela província.

Quando ainda moço no Rio Grande do Sul, foi nomeado tutor do seu sobrinho e afilhado Irineu Evangelista de Souza, educou-o e encaminhou-o no comércio no Rio de Janeiro. Este seu sobrinho foi mais tarde o Barão e Visconde de Mauá, o organizador de grandes e importantes empresas e melhoramentos em nosso país (...)
Antes de vir para Rio Claro, Manoel José de Carvalho residiu na Vila de Limeira entre os anos de 1842 e 1854; casou-se naquela vila em segundas núpcias com Dna. Ana Franco de Camargo, natural de Mogi Mirim.

(...)

Como vereador mais votado, foi escolhido para ser o Presidente da Câmara recém instalada e como tal, prestou juramento à Câmara de Constituição (Piracicaba) e depois,d eu posse aos demais vereadores em Limeira.

(...)

Foi um dos fundadores a 6 de janeiro de 1872 do Grêmio Republicano Rio Clarense, entidade que aqui propugnava pela implantação da República no Brasil e que, depois, se transformou no Partido Republicano.

view all 24

Manoel José de Carvalho's Timeline

1798
February 27, 1798
Arroio Grande, Arroio Grande, Rio Grande do Sul, Brazil
1832
1832
Castro, PR, Brazil
1839
May 26, 1839
Sorocaba, State of São Paulo, Brazil
1842
1842
Limeira, State of São Paulo, Brazil
1847
1847