Manuel de Saldanha da Gama Ferrão de Castelo-Branco, 9.º conde da Ponte

Is your surname de Castelo-Branco?

Connect to 2,236 de Castelo-Branco profiles on Geni

Manuel de Saldanha da Gama Ferrão de Castelo-Branco, 9.º conde da Ponte's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Manuel de Saldanha da Gama Ferrão de Castelo-Branco, 9.º conde da Ponte

Birthdate:
Birthplace: Azoia, Leiria, Leiria, Portugal
Death: February 19, 1945 (70)
Mercês, Lisboa, Lisboa, Portugal
Immediate Family:

Son of João da Silva Martens Ferrão de Castelo Branco, 1.º visconde de Pedroso and Teresa Maria de Jesus de Saldanha da Gama
Husband of Maria Ana de Lancastre de Araújo
Father of Private
Half brother of Maria Teresa Ferrão de Castelo-Branco; Isabel Juliana Ferrão de Castelo-Branco; Private; Maria José da Silva Ferrão de Castelo-Branco; Ana Maria Rita da Silva Ferrão de Castelo-Branco and 2 others

Managed by: Eduardo Cardoso Mascarenhas de L...
Last Updated:

About Manuel de Saldanha da Gama Ferrão de Castelo-Branco, 9.º conde da Ponte

Manuel Maria José Saldanha da Gama Ferrão de Castello Branco (1874-1945), 9º Conde da Ponte, foi Ajudante de Campo do Príncipe D. Luís Filipe. Oficial da Armada; Presidente do Conselho de Administração da CNN - Companhia Nacional de Navegação. Grande Oficial da Classe de Mérito Industrial (1930).

A Empresa Nacional de Navegação (ENN), constituída no ano de 1881, mediante contrato com o Governo Português para efectuar a ligação de Lisboa a Moçâmedes, as ligações entre as ilhas de Cabo Verde e as ligações entre Cabo Verde e a Guiné, por um período de 10 anos, deu origem à Companhia Nacional de Navegação (CNN) que se constitui em 4 de Abril de 1918, resultante da transformação da parceria marítima «Empresa Nacional de Navegação a Vapor para a África Portuguesa», em Sociedade Anónima.

A transferência do património da ENN para a CNN fez-se a 1 de Julho de 1918, mantendo-se a frota e as cores da anterior Companhia.

Em 1922, a CNN faz a sua primeira aquisição: o paquete holandês "Sindoro" a que se dá o nome de "Pedro Gomes" e no ano seguinte o "Albertville" rebaptizado "Angola". Estes navios asseguravam as carreiras regulares entre o Norte da Europa e a África Ocidental.

Em 1933, a CNN sofre uma gravíssima crise sendo gerida, até Outubro de 1936, por uma comissão administrativa nomeada pelo governo de Salazar. Entre 1938 a 1945, a Companhia adquire os paquetes "S.Tomé", "Angola" e "Moçambique" destinados à carreira de África. Em 1952, inaugura a carreira do Oriente com os paquetes "Índia" e "Timor". Ainda em 1952, num período de ressurgimento da Marinha Mercante Portuguesa, a CNN encomenda a construção do "Niassa" destinado à carreira da África Oriental. Em 1961, é adquirido o paquete "Príncipe Perfeito", o maior navio da Companhia e o segundo maior de todos os paquetes portugueses. Durante a década de 60 do séc.XX os navios da CNN farão regularmente a linha de África, fazendo a maior parte do transporte dos contingentes militares, material, funcionários do Estado e portugueses que iam para os antigos territórios portugueses em África.

Em 1972, através de fusão das companhias, a CNN adquire os navios da antiga Sociedade Geral (de Comércio Indústria e Transportes), empresa criada em 1919 e cuja actividade estava directamente ligada à CUF - Companhia União Fabril - no transporte de matérias primas e de produtos saídos das suas unidades fabris . Em 25 de Abril de 1974 a CNN possuía, em actividade, cinco navios empenhados no transporte de passageiros e bagagens das ex-colónias para Portugal.

Com o processo de descolonização, a CNN - intervencionada pelo Estado - perde o seu negócio original e entra num período de decadência, marcado por grande instabilidade e conflitos laborais: em 1976 é vendido o "Príncipe Perfeito" e em 1979 o "Niassa" até que a 3 de Maio 1985, por Decreto-Lei nº 138/85, e após várias tentativas de reestruturação, a CNN foi extinta, em simultâneo com a outra grande empresa de navegação - a Companhia Portuguesa de Transportes Marítimos (CTM).

Ao longo de mais de cinquenta anos de existência a CNN deteve cinquenta e quatro navios com deslocamento variando entre as 221 toneladas de arqueação bruta do "Pirata Azul" (1972) e as 19 393 toneladas do "Príncipe Perfeito" (1961). O navio com a menor lotação, 12 passageiros, foi o "Save" e o com a maior foi o "Príncipe Perfeito", 1000 passageiros.

De acordo com o anúncio da empresa publicado na revista «O Mundo Português», número 86, de Fevereiro de 1941, a Companhia Nacional de Navegação mandou construir na década de 1930 quase vinte mil toneladas, correspondentes aos navios Quanza (6.000 toneladas), S. Thomé (9.100), Inharrime (1.665) e Tagus (1.600).

Tal anúncio informa ainda que, no início desse ano, a CNN dispunha também dos navios Nyassa (9.000), Angola (8.300), Cubango (8.300), Lourenço Marques (6.400), Cabo Verde (6.200), Congo (5.000), Luabo (1.385), Chinde (1.382) e Save (763).

Em Moçambique prestavam serviço costeiro as unidades Chinde, Luabo e Save, destinando-se o navio Inharrime ao serviço de cabotagem.

Os navios Angola, Nyassa e Quanza serviam a linha rápida da África Oriental, destinando-se os navios Lourenço Marques e S. Thomé à linha rápida da África Ocidental. As unidades Cabo Verde e Cubango desempenhavam serviço de carga também na África Ocidental.

Dos restantes, o navio Tagus prestava serviço de cabotagem entre o Porto e Lisboa e o navio Congo encontrava-se de reserva em Lisboa.

O serviço de carga e passageiros para a África Oriental partia mensalmente de Lisboa no dia 30 e o serviço para a África Ocidental tinha também a mesma periodicidade, partindo no dia 6 de cada mês.

http://www.enautica.pt/publico/professores/chedas/historiamarinhacp...

http://arquivo.presidencia.pt/details?id=33268

view all

Manuel de Saldanha da Gama Ferrão de Castelo-Branco, 9.º conde da Ponte's Timeline

1874
July 31, 1874
Azoia, Leiria, Leiria, Portugal
1945
February 19, 1945
Age 70
Mercês, Lisboa, Lisboa, Portugal