Maria Bárbara da Conceição Duarte (Correia e Sá)

public profile

Is your surname (Correia e Sá)?

Research the (Correia e Sá) family

Maria Bárbara da Conceição Duarte (Correia e Sá)'s Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Maria Bárbara da Conceição Duarte (Correia e Sá)

Birthdate:
Death: circa 1871 (86-103)
Immediate Family:

Partner of José Duarte Correia e Sá and José da Silva Barros
Mother of Antônio Remígio Remígio Ordonhes and Maria Zelinda da Conceição da Silva Barros

Managed by: Private User
Last Updated:

About Maria Bárbara da Conceição Duarte (Correia e Sá)

Até onde pudemos apurar, este ramo da família Cerqueira Leite parece ter começado com a chegada ao Brasil do reinol D. José Duarte Correa de Sá, nascido a 28 de agosto de 1752 em Guimarães, distrito de Braga, 11.° filho de D. Sebastião Correa de Sá e de Dna. Clara Joanna Aboim de Amorim Pereira Britto, e neto de D. Diogo Correa de Sá e Benevides Velasco, o 3.º Visconde de Asseca, e de Dna. Ignez Virginia da Hungria e Lancastre.

Foi morar em Minas de Nossa Senhora do Rosário de Meia Ponte, Goiás. “Meia Ponte”, porque metade de sua ponte sobre o Rio das Almas, foi levada por uma enchente. A cidade passou a chamar-se Pirenópolis em 1890, por encontrar-se localizada entre duas grandes elevações que formam a Serra dos Pireneus. Nesta cidade de Meia Ponte viveu D. José Duarte em companhia de

Maria Bárbara da Conceição

, possivelmente sua mucama, com quem teve, em 1798, o filho, ao qual deu o nome de Antonio Remígio Ordonhes.

Após o nascimento do filho, Maria Bárbara da Conceição deixa José Duarte em Goiás, e levando o filho, foi viver com José da Silva Barros em Santa Anna do Sapucahy, que hoje se chama Silvianópolis, situada perto de Pouso Alegre em Minas Gerais.

Em 1809 recebe um documento de Villa Boa de Goyaz (atual cidade de Goiás e antiga capital do estado), localizado por José Guimarães na diocese de Pouso Alegre, informando ter alí falecido, em 1804, José Duarte Correa de Sá, pai do seu filho Antonio Remígio Ordonhes. Por volta de 1817, Maria Bárbara da Conceição dá à luz a sua filha Maria Zelinda da Conceição que em 1837 viria a casar-se com Antonio Benedicto de Cerqueira Leite, filho de Antonio de Cerqueira Cezar e Anna Jacyntha do Amaral, fazendeiro na região de São Carlos (atual Campinas, SP). Antonio Benedicto e Maria Zelinda tiveram 11 filhos, entre eles o general Francisco Glycerio de Cerqueira Leite.

Antonio Remígio Ordonhes cresceu e formou-se em Santa Anna do Sapucahy, tornando-se um conceituado professor. Em 1821 no quinto ano da Faculdade de Direito do Rio de Janeiro, abandona o curso para casar-se. No dia 30 de abril de 1822, aos 26 anos, casa-se com Cândida Pereira Lima, também citada como Cândida de Paula Lima, uma jovem de 15 anos, filha do Capitão Sylvestre da Costa Lima e de Anna Pereira de Souza. Eles tiveram 12 filhos, de onde surgiu todo este ramo da família Cerqueira Leite.

CERQUEIRA LEITE

no ramo que descende de Antonio Remigio Ordonhes

por Augusta de Cerqueira Leite Maffei

http://www.decerqueiraluz.eng.br/Hist%C3%B3rias/origem%20do%20apeli...

view all

Maria Bárbara da Conceição Duarte (Correia e Sá)'s Timeline