Maria Flora Ribeiro de Andrada

Is your surname Ribeiro de Andrada?

Research the Ribeiro de Andrada family

Maria Flora Ribeiro de Andrada's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Maria Flora Ribeiro de Andrada

Birthdate:
Birthplace: Santos, São Paulo, Brasil (Brazil)
Death: Santos, São Paulo, Brasil (Brazil)
Immediate Family:

Daughter of Bonifácio José Ribeiro de Andrada and Maria Bárbara de Silva
Sister of Patrício Manuel Bueno de Andrada; José Bonifácio de Andrada e Silva, o Patriarca da Independência; Bárbara Joaquina Ribeiro de Andrada; Ana Marcelina Ribeiro de Andrada; Bonifácio José de Andrada and 4 others
Half sister of Adelindes Urcezina de Andrada

Managed by: Private User
Last Updated:

About Maria Flora Ribeiro de Andrada

Dona Maria Flora Ribeiro de Andrada - Segundo o recenseamento de Santos, do ano de 1765, Bonifácio José de Andrada tinha, nesse ano, os três seguintes filhos: 1º) Patrício, com 5 anos; 2º) José, com 2 anos e 3º) Maria, com 1 ano.

Pelos dados referentes aos dois primeiros, verifica-se logo que o recenseamento está exatíssimo, porquanto o padre Patrício nasceu, de fato, em 1760 e José Bonifácio, em 1763, conforme os documentos oficiais autênticos que mencionamos nesta obra. De dona Maria Flora não conseguimos a certidão de idade, por não existirem mais os livros respectivos, mas não é de crer que só em relação a ela o recenseamento que falou a verdade quanto a seus irmãos mais velhos, cometesse uma inadmissível inexatidão.

Tinha ela, em 31 de dezembro de 1765, um ano de idade; logo, nascera em 1764, e que ela era o terceiro rebento do casal é o que não resta dúvida alguma, diante do que diz o recenseamento em questão, que apenas registra a existência desses três filhos.

É certo que do assentamento de seu óbito consta que ela morreu com mais de 81 anos (quer dizer: cerca de 82); nesse caso, teria nascido em 1769, o que é absolutamente inaceitável, pois nesse ano exatamente nascia seu irmão Bonifácio, como se verificará do documento citado mais para diante.

O que pudemos observar, através dos vários recenseamentos que examinamos, é que, à proporção que avançava em idade e o seu estado de celibatismo se prolongava, d. Maria Flora, pagando um natural tributo à sua justa vaidade de mulher, diminuía certo número de anos na contagem do tempo transcorrido. Quando chegou à velhice, já estava habituada a esse desconto.

Funções que ocupou

Nascida, pois, em 1764, a ilustre senhora residiu sempre em Santos, em companhia de sua carinhosa e veneranda progenitora (N.E.: na verdade, genitora, mãe), enquanto esta viveu, e depois em companhia dos irmãos que lá se achavam, até que os acontecimentos políticos da Independência obrigaram-na a fixar-se na Corte, por ter sido chamada a desempenhar as altas funções de camareira-mor da primeira imperatriz do Brasil [101].

Após a queda política e expulsão dos Andradas, tendo solicitado e obtido exoneração de seu honroso cargo, transferiu-se de novo para sua terra, onde residiu definitivamente.

Serviços à sua terra natal

Aí, além de vários atos de beneficência privada, que praticou magnanimamente, ajudou a fundar, com outras senhoras da alta roda social daquele tempo, e a prestigiosa cooperação de cavalheiros estimáveis e igualmente generosos, a Sociedade Philantrópica Santista, de que já nos ocupamos, e na qual exerceu desveladamente as funções de suplente da promotora.

A sua polida educação moral e inteligência de quilate fino deram grande brilho e realce à agitada Corte do primeiro Império. A imperatriz d. Leopoldina votava-lhe a mais tocante afeição.

Falecimento

D. Maria Flora faleceu solteira, de um insulto apoplético, a 22 de julho de 1851, contando mais de 81 anos de idade, segundo o assentamento constante do Livro Parochial [102], mas na realidade tinha 87 anos de acordo com o que há pouco dissemos. Foi sepultada no cemitério público de sua terra natal [103], pois, desde 1850, em virtude do Aviso do ministro do Império, de 16 de março desse ano, estavam proibidos os enterramentos nos templos e fora aberto o cemitério do Paquetá.

http://www.novomilenio.inf.br/santos/h0184z04.htm#v63

view all

Maria Flora Ribeiro de Andrada's Timeline

????
Santos, São Paulo, Brasil (Brazil)
????
Santos, São Paulo, Brasil (Brazil)