Maria Soares de Albergaria

Is your surname Soares de Albergaria?

Connect to 400 Soares de Albergaria profiles on Geni

Maria Soares de Albergaria's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Maria Soares de Albergaria

Birthdate:
Death:
Immediate Family:

Daughter of Antonio de Aguiar de Vasconcelos and Madalena Soares de Albergaria
Wife of José Soares de Pinho
Mother of Pedro Soares de Albergaria and Filipa de Matos Soares
Sister of Guiomar Soares; Leonor de Aguiar Soares; Estevão de Aguiar; Diogo Soares de Albergaria and Manuel Soares

Managed by: Fernando Macedo
Last Updated:

About Maria Soares de Albergaria

Filhos:

1 l(IV) Pedro Soares de Albergaria, com quem se continua.

2(IV) Madalena Soares de Albergaria, que nasceu cerca de 1583 e, segue no § 3.º.

3(IV) Tomé Soares de Albergaria, que nasceu cerca de 1585 e seguiu a carreira sacerdotal. Consoante já se disse, foi herdeiro de uma quarta parte da Casa da Praça Velha da Vila da Feira, no valor de 30.000 réis, «por Legitima de sua May ... e como não tinha de q.e se alimentar, nem p. ª acabar os seus Estudos, fes petição p. ª ãver de o Juiz consentir na venda do dito quarto» daquela propriedade que, em seguida, lhe seria arrematado, em 26.09.1615, por seu cunhado Diogo Moreira de Vasconcelos, marido de sua irmã Filipa de Matos Soares..

4 (IV) António Soares de Albergaria, o Sarabanda, com quem se continua no § 2.º.

5 (IV) Leonor de Meireles, que nasceu em 1589 e casou em 1613 com o juiz dos órfãos Amador de Aguiar Soares, consoante se dirá no§ 4.º.

6 (IV) Maria Soares dallberguaria, que amadrinhou seu sobrinho Gaspar, n.0 l(V) do § 2.º. Nasceu e foi baptizada em S. Nicolau da Vila da Feira a 07.01.1591, sendo afilhada de seu tio materno Estêvão de Aguiar, n.º 2-A, e de Polónia da Costa, da mesma localidade (3º). Segundo Alão de Morais, foi mulher de um indivíduo denominado Estêvão Leitão, de quem teve descendência que o autor não identifica (31).

7 (IV) Filipa de Matos Soares, que casou com Diogo Moreira de Vasconcelos e segue no § 7.º.

8( IV) Bernarda Soares, que foi madrinha de sua sobrinha Mariana, n.º 4(V) do § 2.0 • Segundo Felgueiras Gaio, foi •m.er do Ld.º João Borges de Cambra»; s.m.n.

9 IV-PEDRO SOARES DE ALBERGARIA, filho de José Soares de Pinho e de sua mulher Maria Soares de Albergaria, nasceu na Vila da Feira, mais ou menos em 1581. «Casou na Arrifana de S. M.ª" (32) com MARIA DE MORAIS, n.º 4-B, natural do mesmo sítio e finada anteriormente a 16.10.1645, filha de Aleixo Borges, o Velho, que foi «veador do conde da Feira e escrivão do público, judicial e notas» do respectivo condado, e de sua mulher Francisca de Mascarenhas, naturais e moradores em Arrifana de Santa Maria, embora, anteriormente, também tivessem vivido durante alguns anos no castelo da Feira; - neta paterna de Francisco Borges e de sua mulher Maria Machado, igualmente moradores em Arrifana, em casa solarenga; - e neta materna de Diogo Marques, escrivão da Câmara e distribuidor e contador do concelho da Feira, e de sua mulher Isabel de Mascarenhas (33). De Maria de Morais, mulher de Pedro Soares de Albergaria, f
oram irmãos germanos:

1-B) Francisco Borges de Mascarenhas, natural de Arrifana de Santa Maria e herdeiro da citada casa senhorial. Serviu o ofício de escrivão, que era de seu pai, e foi recebedor das sisas do concelho da Feira p ser homê de m1ª confianca (34). Casou na freguesia de Rio Meão do concelho de Santa Maria da Feira, com Ana de Matos Soares, natural daquela aldeia, filha de Salvador de Matos, natural de Castanheira de Ribadouro, freguesia de Santa Lcocádia, Baião, e de sua mulher Isabel Soares, «da Casa de Tarei", em S. Mamede de Travanca, moradores em Sant'Iago de Rio Meão (34); c.g.

2-B) Diogo Lopes de Morais, que apadrinhou em Arrifana a 11 e 23.01.1596 (35).

3-B) Tomé Borges de Mascarenhas, que casou em Ovar, a 26.03.1595, com Maria da Costa de Pinho, filha de Fernão de Pinho Sampaio e de sua segunda mulher Francisca da Costa. Com geração com que havemos de cruzar-nos mais para diante e que já desenvolvemos na página 176 da revista Armas e Trofeus de 1981.

( 32) Felgueiras Gaio, •Soares de Albergaria,, § 23, n.º 17. É impossível certificar o seu enlace porque os registos de casamento de Arrifana de Santa Maria de 16.08.1600 até 1615 se extraviaram. (33) Dados recolhidos do proc.º de familiatura do Paulo de Almeida de Mesquita, marido da Madalena Soares de Albergaria, n.º V. Veja-se também o proc.º de famíliatura do António de Almada da Costa, sogro da Francisca de Mascarenhas, n.º 3(V), e Felgueiras Gaio, •Borges,, § 5, n.º 11/12. (34) Cf. a i.a citação da chamada antecedente. (35) A.D.A., Registos Paroquiais, freguesia de Arrifana de Santa Maria, 1.0 Liv. misto, fl. 16 (1.º e 3.º registos).

view all

Maria Soares de Albergaria's Timeline