How are you related to Martin Welter?

Connect to the World Family Tree to find out

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Martin Welter

Also Known As: "Martinho Welter", "Martinus Welter"
Birthdate:
Birthplace: Kluesserath, Rheinland, Prussia
Death: June 14, 1887 (68-77)
São José Do Hortêncio, São José do Hortêncio, RS, Brazil
Place of Burial: São José Do Hortêncio, São José do Hortêncio, RS, Brazil
Immediate Family:

Son of Johann Jakob Welter and Helena Welter
Husband of Catarina Gertrudes Welter
Father of Anna Catharina Welter; Katharina Gewehr; Francisco Xavier Welter; Mathias Welter; João Welter and 3 others
Brother of Catarina Schuch; João Welter; Barbara Welter; Anna Margaretha Elsenbach and Elisabetha Welter

Managed by: Tobias Rachor (C)
Last Updated:

About Martin Welter

Capela do Santíssimo RosárioY

Veleiro Cacilie

GEDCOM Note

Jacob Welter, a esposa Helena Blasius e os filhos Martin, Catharina, João, Barbara e Elisabeth, partem de Klüsserath, vale do Mosel, localizado no Trier Saarland-antiga Renânia-atual Alemanha; subindo pelo Rio Mosel até o Rio Reno e deste seguindo pelo Rio Weser até o porto de Bremen. Aguardando o embarque, ficaram na hospedaria-estalagem "Vor dem Bunten Thore", partindo para o Brasil, no veleiro Cäcilie em 06 de janeiro de 1827. Na viagem sofreram um quase naufrágio, durante uma tempestade, onde o Canal do Mancha se encontra com o Oceano Atlântico, o veleiro perdeu os três mastros. Conta a tradução oral que o marceneiro Philip Schmitz, chamado de "o grande", com a ajuda dos outros imigrantes teve a ideia de cortar os mastros na intenção de estabilizar a embarcação. O veleiro ficou vagando sem rumo durante dias até ser avistado pelo navio inglês Plower Packet e rebocado para o porto de Falmouth, na Inglaterra. Lá permaneceram durante um ano e onze meses. Em 10 de dezembro de 1828, partem de Falmouth no veleiro James Laing rumo ao Brasil. Chegam no Rio de Janeiro em 08 de fevereiro de 1829, aguardando à bordo até 19 de fevereiro de 1829 a autorização para o desembarque. No Rio de Janeiro, os Welter ficaram alojados em galpões - local que era um depósito de pescado, que foi organizado para servir temporariamente como hospedaria para os imigrantes- chamado de " Armação da Praia Grande ", situava-se na Ponta da Areia, em São Domingos, distrito da Villa Real da Praia Grande ( atual Niterói ). Partiram do Rio de Janeiro em direção ao Sul no Brigue-escuna Florinda em 10 de abril de 1829. Desembarcando em Porto Alegre aos 14 de maio de 1829. Ficaram alojados, no prédio do Arsenal da Guerra (localizava-se onde hoje é as proximidades da Usina do Gasômetro). Para São Leopoldo, o transporte era feito em lanchões à remo, pelo Rio dos Sinos chegam em São Leopoldo aos 22 de maio de 1829. Em carretas, chegam a Feitoria do Linho-Cânhamo, onde ficaram alojados até o recebimento do lote de terras. Durante os dias de estadia na hospedaria, uma vida cotidiana marcou a trajetória dos antepassados Welter que ali passaram. Mais que um espaço para aguardar até a rota final desta longa jornada iniciada em 1827, " presenciou" importante registro na história da colonização no Brasil. Lá " /.../ entrecruzaram-se sonhos, angústias, expectativas. Em seus pátios, corredores, dormitórios e refeitórios, no acervo documental está inscrita a memória da imigração /.../. "

De São Leopoldo, seguem pelo Rio Cai e deste até o Rio Cadeia para a Picada Capela do Rosário, na Linha Hortencio ou Portugieserschneis, região de São José do Hortêncio ( o nome é proveniente do padroeiro São José e em homenagem ao Sr. Hortencio, que tinha suas terras localizada na via de acesso pelos colonizadores ) para os lotes de terra, na Linha Nova ou Neuschneis: Lote 30 e 31, no sentido Norte-Sul, encrustrada entre vales e serras e coberta por espessa mata. ( anos depois Jacob Welter transferiu para o seu filho - sendo o proprietário - Martin Welter ). Subiram a Serra e desbravaram picadas, movidos pelo trabalho e religiosidade, deixando para trás o mundo em que viviam em Klüsserath até 1827, iniciando um novo ciclo em suas vidas a partir de 1829.

GEDCOM Note

Primeiro filho dos genearca Jacob Welter e Helena Blasius, emigrou para o Brasil, junto com os pais e irmãos em 1827. Estabeleceu-se na Linha Nova e casou-se com Catharina. Morou no lote 30-31 com a esposa e filhos e posteriormente adquiriu o lote 24 oeste. Tiveram 10 filhos.

view all 14

Martin Welter's Timeline

1814
August 25, 1814
Katholisch, Kluesserath, Rheinland, Prussia
1814
Kluesserath, Rheinland, Prussia
1829
May 22, 1829
Age 15
São Leopoldo, RS, Brasil (Brazil)
1855
April 30, 1855
Linha Nova, RS, Brasil (Brazil)
1887
June 14, 1887
Age 73
São José Do Hortêncio, São José do Hortêncio, RS, Brazil
????
????
????
????