Melchisedech de Sousa Amado de Faria

public profile

Is your surname de Sousa Amado de Faria?

Research the de Sousa Amado de Faria family

Melchisedech de Sousa Amado de Faria's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Melchisedech de Sousa Amado de Faria

Also Known As: "Velho Melk"
Birthdate:
Birthplace: Itaporanga, Paraíba, Brazil
Death: August 28, 1906 (34-43)
Aracaju, Sergipe, Brazil (Baleado)
Immediate Family:

Son of José Amado de Faria and Maria do Espírito Santo
Husband of Ana de Lima Azevedo de Sousa Ferreira
Father of Gilberto Amado; Gilson Amado; Gileno Amado; Genolino Amado; Iaiá de Sousa Amado de Faria and 9 others
Brother of Augusto Amado and Coronel João Amado de Faria
Half brother of Pacífico Faria Amado

Managed by: Private User
Last Updated:

About Melchisedech de Sousa Amado de Faria

Melchisedech de Souza Amado de Faria nasceu em Itaporanga aproximadamente em 1867, primeiro filho de José Amado "Taporanga", o Padim Amado, casou-se aos 19 anos com Ana de Lima Azevedo Souza Ferreira, a Donana, ou "a mocinha do sobrado" como ela era conhecida aos 16 anos, onde vivia com os avós paternos em Estância, já que a mãe viúva não tinha condições de criá-la. Ao casar, Melk se estabelece em Estância e fez questão que a sogra Maria Rosa de Lima, a Mãequinha fosse morar com eles. O casal teve 15 filhos. Em Estância nasceram Gilberto, Iaiá, Petina e Gileno. A família se transfere para Itaporanga e lá nasceram Maria Zulmira, Genoline, falecida antes de completar 7 anos, Gentil, Gildo, Gillete, Genolino, Gildásio e Genne. O caçula Gennyson nasce em Aracaju para onde a família posteriormente se transfere e Giuseppe nasce em Estância em períodos de "tempos fora".

Melk era comerciante e chefe político dos "cabaús" em Itaporanga, facção que tinha o apoio do governo estadual sob a oligarquia do Monsenhor Olímpio de Campos.

Em agosto de 1906, Fausto Cardoso, que havia sido eleito deputado federal com expressiva votação, lidera uma revolta popular e depõe o presidente do estado Guilherme Campos. Do prédio da Alfândega onde se recolhe junto com o Monsenhor Olímpio, Guilherme Campos telegrafa ao Presidente da República Rodrigues Alves informando a desordem popular. O Presidente Rodrigues Alves, então ordena o Ministro da Guerra que enviasse a Aracaju um dos batalhões estacionados na Bahia.

Em Itaporanga os adversários de Melk, conhecidos como os "pebas" se agitavam em torno da figura de Firmino Barreto, a vila fervia, Melk preocupado, evitou provocações até que Donana, grávida, recebe um bilhete de um capanga de Firmino. Pressentido o perigo, ela convence o marido a ir para a capital apoiar o presidente deposto. Há violências em Aracaju e cidades vizinhas.

No dia 28 chega o exército de návio, Fausto Cardoso convidado a se retirar do Palácio, desce a escadaria com insultos ao Exército e a soldadesca presente. Um tiro de fuzil é disparado. Coberto de sangue, Fausto pede água e sussurra agonizante "Bebo à alma de Sergipe"*. O presidente é reposto e Melk retorna a cavalgada com seus correligionários para Itaporanga, onde Donana conta a verdade.

Fonte: Um Menino Sergipano, Genolino Amado

  • Manuel Cabral Machado
view all 17

Melchisedech de Sousa Amado de Faria's Timeline

1867
1867
Itaporanga, Paraíba, Brazil
1887
May 7, 1887
Estância, Sergipe, Brazil
1891
January 4, 1891
Estância, Sergipe, Brazil
1902
August 3, 1902
Itaporanga, Paraíba, Brazil
1906
August 28, 1906
Age 39
Aracaju, Sergipe, Brazil
August 31, 1906
Itaporanga, Paraíba, Brazil
1908
1908
Itaporanga, Paraíba, Brazil
1913
December 8, 1913
Sergipe, Brazil
????
????