Nicolaus Stipp

Is your surname Stipp?

Connect to 589 Stipp profiles on Geni

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Nicolaus Stipp

Birthdate:
Birthplace: Germany
Death: November 26, 1848 (61-62)
Capivari, São Paulo, Brazil
Immediate Family:

Husband of Maria Agda Stipp
Father of José Stipp; Pedro José Stipp; Margarida Stipp and Ana Maria Stipp

Managed by: Rosangela Medeiros
Last Updated:
view all

Immediate Family

About Nicolaus Stipp

Nicolau Stipp nasceu em 1786 na Alemanha e faleceu em 26 de novembro de 1848 sendo sepultado na Igreja São João Batista da cidade de Capivari. A causa da morte foi hidropsia. Casou-se com Maria Agda Stipp na Alemanha.

Nicolau Stipp, após assinar um pomposo contrato de colonização, embarcou juntamente com sua mulher Agada, seus filhos José e Pedro José, em Bremen, a bordo da galera holandesa Maria, em agosto de 1827, com destino ao porto do Rio de Janeiro, capital do Império Brasileiro, onde chegaram a 30 de novembro, e deste, com destino a Santos onde chegaram a 13 de dezembro de 1827.

Agda Maria Stipp nasceu em 1786 na Alemanha. Ela morreu no dia 5 de Agosto 1865, em Piracicaba e enterrada no Cemitério da Boa Morte (onde hoje está a Igreja da Boa Morte), em Piracicaba.

Eles faziam parte de um grupo de 232 alemães que se aventuraram em inóspita viagem, para colonizar o Estado de São Paulo, consoante o desejo do Imperador do Brasil. Eles fundaram a colonia alemã de Santo Amaro, em Parelheiros, em 1829. O processo imigratório no Brasil tinha como objetivo principal de fornecer mão-de-obra para a cultura do café. Os costumes, idiomas, sobrenomes, comidas, utensílios, esportes e força de trabalho dos imigrantes compuseram a cultura brasileira existente hoje. Os navios chegavam a Santos trazendo a esperança e os sonhos da vida próspera em um novo país.

(IHGP): Nicolau Stipp, casado com Ágada Stipp, f. 5.8.1865. Ff.: José, Pedro, Margarida. Tronco da família Stipp, veio de Bremen, na Alemanha, juntamente com a esposa e filhos, passando a viver e trabalhar em Piracicaba. Sua moradia, uma chácara, situava-se num terreno acidentado, que passou a ser conhecido como Morro do Stipp (uma chácara na esquina das ruas Rangel e Tiradentes com mais de 200 metros de extensão tento em uma como na outra). Seu filho José abriu uma venda em 1855, a primeira casa comercial surgida na cidade, como consta no Livro de Licenças, pertencente ao Arquivo Municipal. Os alemães que aqui se fixaram nos tempos do Império teriam sido os introdutores da carne de porco em Piracicaba. Pertenceu a um Stipp, chamado Thiago Stipp, o primeiro matadouro de porcos local. Os pendores musicais da família Stipp fizeram com que organizassem uma das primeiras bandas de música de Piracicaba, formada predominantemente por músicos que tinham o sobrenome Stipp. Um apanhado a respeito das bandas de música locais, preparado por J. Chiarini para o almanaque de Krähenbühl (1955), data a atuação da banda na cidade a partir de 1884 até o ano de 1910 e reproduz uma fotografia na qual se encontram irmãos, sobrinhos e primos Stipp, dezesseis ao todo, mais o trombonista Antônio dos Santos (Adão). No Almanak de Camargo (1900) há um anúncio da “Ferraria Stipp”, de propriedade de João Stipp (Sobrinho) e Companhia, à rua do Comércio (Governador Pedro de Toledo) nº 59. Apresentava-se como casa de ferreiro, serralheiro e de fabricação de fogões e grades, especializada em ferramentas de corte”. A mesma fonte registra, na passagem do século, a existência de uma olaria de Acácio Stipp em Piracicaba, o casamento de Pedro Nicolau Stipp em 1865 e o de João Stipp com Maria C. Engelberg no mesmo ano. Nas suas “Efemérides Piracicabanas”, o referido alma-naque inclui o casamento a 30.1.1866 de “Gregório Perche(s)” com uma filha de José Stepp (Stipp?)”. Um anúncio da Fábrica São José de Sabão Flor de Piracicaba, de propriedade de José Pereira Pinto, à rua Boa Morte, informava em 1900 que a sede da fábrica se achava na “chácara do falecido Pedro Stipp”. Em meados do século 20, Piracicaba contou no seu correio com um funcionário exemplar e muito estimado na cidade: Euclides Schalch Stipp, c.c. Luiza Stolf Stipp (f. 18.11.1982). Eram pais de Iraides, Yeda, Nivaldo, Yammed Paulina, todos professores, e José Neto. Nascido em 1931, Nivaldo faleceu em Barra Bonita, SP, a 22.10.2001. Era c. com Maria do Carmo Contador Stipp e deixou os ff. Eugênio e Eduardo.

view all

Nicolaus Stipp's Timeline

1786
1786
Germany
1818
July 30, 1818
Germany
1821
1821
Germany
1829
1829
Itapecerica da Serra, Itapecerica da Serra, São Paulo, Brazil
1848
November 26, 1848
Age 62
Capivari, São Paulo, Brazil
????
Itapecerica da Serra, Itapecerica da Serra, São Paulo, Brazil