Pedro de Albuquerque de Mello, Gov do RN, Sr Eng Bujary

Is your surname de Albuquerque de Mello?

Research the de Albuquerque de Mello family

Pedro de Albuquerque de Mello, Gov do RN, Sr Eng Bujary's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

About Pedro de Albuquerque de Mello, Gov do RN, Sr Eng Bujary

Pedro de Albuquerque Melo - 45º Mandatário do Rio Grande do Norte (45º governante da Capitania do Rio Grande do Norte, 1751 (Único mandato) 1757. Nasceu em Beberibe, PE, freguesia da Sé de Olinda, filho do Capitão João Gomes de Melo e d. Felipa Nunes de Freitas. Serviu à Corte Portuguesa na Capitania de Pernambuco, inicialmente como praça de soldado, lotado em uma das Companhias do Terço de Olinda de setembro de 1697 a março de 1703. Posteriormente, após ocupar o comando de uma Companhia do Terço Volante dos Moços Solteiros (sic), seguiram-se os cargos de Sargento-mor do Regimento de Infantaria das Ordenanças da Vila de Goiana, missário Geral da Cavalaria de Itamaracá e Tenente-Coronel deste mesmo corpo de tropa, todos eles auferidos através de concessões dos governadores de referida Capitania. Por último, foi promovido a Coronel daquela unidade de cavalaria por patente do Capitão-General de Pernambuco, desta feita referendado pela Resolução Real de 3.01.1727. Afora as extremas exigências de tais atribuições, das quais se desincumbiu com disciplina e diligência, em conformidade com o que registra Dom José I no corpo da respectiva Carta Patente. .... foi senhor do Engenho Bujari, Vereador e, por duas vezes eleito, Procurador da Câmara na mesma Vila (Goiana) (1989, p. 182). Por tais méritos, foi nomeado Capitão-mor do Rio Grande em 14 de novembro de 1750, após consulta ao Conselho Ultramarino a 29 do mês anterior e Resolução de 10 de novembro do mesmo ano (Arquivo Nacional da Torre do Tombo, Lisboa, Chancelaria de Dom José I, L. 82, fls. 159). A 5 de maio do ano subseqüente prestou juramento no Palácio das Torres, na Vila de Santo Antônio do Recife, em presença do Capitão-General e Governador de Pernambuco, Luiz José Correia de Sá, e a 30 do mesmo mês chegou a Natal e assumiu o cargo ante o Senado da Câmara, em reunião especial no âmbito da Igreja Matriz. Segundo a crônica da época, durante sua administração, embora alongada (fora designado para uma gestão de 3 anos, de acordo com a norma então vigente e, reconduzido por igual período, nela permaneceu por mais 6 meses), não houve ocorrências de vulto, de importância significativa; não obstante, procedeu a diversos provimentos de oficiais para os três regimentos de milícias acantonados no interior da Capitania, quais sejam: o da ribeira do Açu, comandado por David Dantas de Faria, o da ribeira do Apodi, para o qual nomeou comandante Manuel Duarte Teixeira, e o da Ribeira do Seridó, liderada pelo Coronel Cypriano Lopes Galvão. Demais, limitou-se a despachos de rotina, salvo algum incidente disperso, sem repercussão do ponto de vista histórico. Transferiu o cargo a João Coutinho de Bragança em 4 de dezembro de 1757.

Fonte: Fundação José Augusto - http://adcon.rn.gov.br/ACERVO/secretaria_extraordinaria_de_cultura/...

-----------------------------------

Pedro de Albuquerque Melo, Governante do Rio Grande do Norte, 30/5/1751-4/12/1757. Nasceu em Beberibe, freguesia da Sé de Olinda, em Pernambuco, filho do capitão João Gomes de Melo e d. Felipa Nunes de Freitas. Foi senhor do engenho “Bujarí”, Coronel do regimento de Goiana, vereador, juiz ordinário, Ouvidor e, por duas vezes eleito Procurador da Câmara na mesma vila. Exerceu o cargo de Capitão-mor de Itamaracá, onde sucedeu a José Fernandes da Silva e foi substituído por Manuel da Cruz de Melo. Casou com d. Maria Correia de Paiva e seu filho, Antodio de Albuquerque Melo, foi coronel do Regimento de Cavalaria Ligeira de Goiana. No Rio Grande do Norte sua administração careceu de importância. Concedeu sesmarias, fez nomeações, mudou auxiliares, etc. Era secretário do governo da Capitania, José Gomes de Melo que muito o ajudou.

Fonte: Extraído do livro Governo do Rio Grande do Norte, 2ª Volume, de autoria de Luís da Câmara Cascudo. Mossoró-RN, Coleção Mossoroense, série “C”, volume DXXXI, 1989.



Origens Genealogicas dos Morais Navarro no Nordeste Brasileiro, de Olavo de Medeiros Filho, 2a edição Colecao Mossoroense, serie B, volume 2301 - ano 2003. Capitão-Mor e Governador da Capitania do Rio Grande, senhor do Engenho Bujari, Coronel do Regimento de cavalaria de Goiana e comandante de toda a capitania durante muitos anos.



Nobiliarchia Pernambucana, de Antonio Jose Victoriano Borges da Fonseca. Coleção Mossoroense, serie C, volume 819, 1992. Volume 1 pagina 179 Capitão-Mor e Governador do Rio Grande. Volume II pagina 394, 419, 484

Engenhos da Paraíba e do Rio Grande do Norte do autor Fabio Arruda de Lima.

Engenho Bujari Sob a Invocação de Santa Luzia, do autor Fabio Arruda de Lima. b. 22/8/1682. Sr em parte do Eng Bujari. Coronel do Regimento da Cavalaria de Goiana, Comandante de toda a Capitania, Capitão-Mor Governador do RN.

Engenho Itapirema de Baixo Sob a Invocação de Nossa Senhora da Conceição, do autor Fabio Arruda de Lima.


30- Engenho Cajabussu – Sob a Invocação de Nossa Senhora das Candeias. Antes de 1760 Engenho Jacubai – Engenho Pantorra – Sob a Invocação de Nossa Senhora da Paz - do genealogista Fábio Arruda de Lima. Luis de Holanda Cavalcante de Albuquerque, Fidalgo Cavaleiro da Casa Imperial e Moço Fidalgo com Exercício, bacharel em Direito pela Academia de Olinda, chefe de policia da província do Rio de Janeiro, Juiz de Direito da 2a Vara Comercial da Corte, Desembargador da Relação de Porto Alegre do RS, em cujo cargo se aposentou. Casado com Ana (Maria) Cavalcante de Albuquerque Lacerda, sua prima, filha de seu tio Francisco de Paula Cavalcante de Albuquerque Lacerda, senhor do Engenho Tapirema de Baixo, em Goiana, e Maria da Conceição Francisca de Paula Cavalcante; aquele filho de manoel Cavalcante de Lacerda e Albuquerque e de sua mulher Luzia de Albuquerque Melo, filha de Pedro de Albuquerque de Melo, Governador do RN, senhor do Engenho Bujari, em Goiana. Pais de Emilia Holanda Cavalcante de Albuquerque. Pedro d´Albuquerque Mello, Capitão-Mor e Governador do Rio Grande do Norte. Senhor do engenho de Bujari.

https://www.acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/31793/R%20-...

"Pelos Caminhos da Familia Macedo-do Sertão do Paó ao Seridó". do autor Eliton S. Medeiros Vol III Serifa Editora de Livros Ltda- 2021.