Salvador de Faria Albernaz

How are you related to Salvador de Faria Albernaz?

Connect to the World Family Tree to find out

Salvador de Faria Albernaz's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Related Projects

Salvador de Faria Albernaz

Birthdate:
Birthplace: Rio de Janeiro, Brazil
Death:
Immediate Family:

Son of Antonio de Faria Albernaz and Catarina de de Sisneiro
Husband of Francisca Ribeiro Duarte
Father of Isabel de Faria Albernaz and Catarina Cisneiros de Albernaz

Managed by: Private User
Last Updated:

About Salvador de Faria Albernaz

Salvador de Faria Albernaz (final do século XVII - início do século XVIII) foi um militar e sertanista brasileiro natural de Taubaté. É lhe atribuída a descoberta das "jazidas do Inficionado", atual Santa Rita Durão, no estado de Minas Gerais.

Biografia

Era filho de Antônio de Faria Albernaz e de sua esposa Catarina de Sisneiro (descritos por Silva Leme no v. VII, pg. 168, de sua obra). Como Capitão, o seu pai, um paulista, tomara parte na bandeira de Antônio Raposo Tavares em 1636, que talou a região do Tape (atual Rio Grande do Sul, tendo vindo a falacer em Taubaté em 1663.

Desposou em São Paulo Francisca Ribeiro Duarte. Em 1699 percorreu a região do Carmo, atual Mariana, com o coronel Salvador Fernandes Furtado. Encontrou ouro no Inficionado e acompanhou os membros da família Camargo no descobrimento do ouro no ribeiro do mesmo nome.

Exerceu as funções de Sargento-mor entre 1702 e 1703.

O historiador das Minas Gerais, Diogo de Vasconcelos afirma que foi perseguido pelo Santo Ofício e morreu pobre nas Minas.

Bento Furtado Fernandes de Mendonça, o "coronel das três vilas", falecido em 1765, e filho de um dos mais notáveis bandeirantes dos primeiros anos das Minas (filho de Salvador Fernandes Furtado), assim descreve o que se passou com Salvador:

"Este bom homem Salvador de Faria era possuidor de boas lavras, e datas de terras minerais, como descobridor, além de estar imenso povo acomodado por aqueles ribeiros seus descobertos desde o tempo das partilhas. Havia muitos reinóis, que invejosos apeteciam o logro daquelas lavras, tendo ocasião do geral levantamento que fulminaram os paulistas, tiveram próxima ocasião de lograr o seu intento; porque este era natural de Taubaté, comarca de São Paulo; e geralmente os naturais de Serra acima reputados por paulistas, emprego do venenoso harpão de ódio, e ambição, arguiram culpas fantásticas a este bom homem, e o prenderam, remetendo-o para o Rio de Janeiro onde dando-lhe as bexigas, morreu delas em casa própria, onde as justiças lhe deram homenagem por não levar culpa formada. E com a sua ausência, lhe tiraram as datas por devolutas, corando o roubo com capa de justiça, logrando por este modo o ódio o seu emprego, e a ambição o seu desejo".

Fonte: WP

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
-------------------------------------------------------------------------------------------------
IV- CAPITÃO SALVADOR DE FARIA ALBERNAZ. Nasceu na cidade do Rio de Janeiro, onde foi batizado57 (Sé, 2º, fls. 31-v) em 24 de fevereiro de 1625. Casou-se com FRANCISCA RIBEIRO DUARTE (SL, VII, 168), filha de Januário Ribeiro e de sua mulher Maria de Lara, acima citados. Com descendência em Taubaté (são pentavós do Barão de Taubaté) e em Goiás.

Revista da ASBRAP nº 11 pág.108

view all

Salvador de Faria Albernaz's Timeline