D. Sancho Manoel de Vilhena, 1.º conde de Villa Flor

Is your surname Manoel de Vilhena?

Connect to 68 Manoel de Vilhena profiles on Geni

D. Sancho Manoel de Vilhena, 1.º conde de Villa Flor's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

About D. Sancho Manoel de Vilhena, 1.º conde de Villa Flor

Casou, sucessivamente, primeiro com uma tia e depois com uma sobrinha...

1º Conde de Vila Flor em 29.9.1659 (D. Afonso VI); Comendador de S. Nicolau de Cabeceiras de Basto; Do Conselho de Estado; Governador das ar/mas da provincia do Alentejo.

Flor que foy Governador das Armas da Província da Beira e de Alemtejo onde no anno de 1663 ganhou a famosa Victoria do Amexial com total derrota do Exercito Castelhano.

Foy do Conselho de Estado e Guerra Commendador das Commendas de S Nicolao de Cabeceiras de Basto, Santo Adriaó de Penhasiel e de Santa Maria de Marmeleiro na Ordem de Christo, Governador do Porto e da Torre de Belém e Elvas quando se defendeo dos Castelhanos em 1659 nomeado Vice Rey do Brazil faleceo a 3 de Fevereiro de 1677 Casou com Dona Anna de Noronha que foy sua primeira mulher filha de seu Primo Gaspar dc Faria Severim do Conselho de EIRey e Secretario das Mercês e Expediente dos Reys D Joaó IV e D Af fonso VI e deste matrimonio teve além de outros os filhos seguintes :

D Christovaó Manoel foy II Conde de Villa Flor Senhor da Villa de Zibrei ra Alcaide Mor de Alegrete e de toda a mais Casa e Commendas de feu Pay morreo a 17 de Julho do anno de 1704 sem haver casado e deixou legitimado a D Sancho Manoel que foy seu herdeiro Commendador de Pernes e da Povoa na Ordem de Christo Senhor da Villa de Zi breira Alcaide Mor de Alegrete Coronel de hum Regimento de Cavallaria na Província de Alemtejo.

Casou com Dona Lourença Francisca de Mello, Dama do Paço, filha de D Pedro Alvares da Cunha, Senhor de Tavoa, Trinchante da casa Real e de sua primeira mulher de quem tem:

D Christovaó Manoel de Vilhena, Tenente Coronel do Regimento do Marquez, Estribeiro Mór.

D Pedro Manoel de Vilhena, Capitao de Cavallos.

D Henrique Manoel Severim que succedeo em hum morgado que fez seu Avô Gaspar Severims foy Capitaó de mima Viagem á índia faleceo moço.

D Francisco Manoel que servio varios Postos e sendo Commiííario Geral da Cavallaria o matáraó de hum tiro.

D Gaspar Manoel Chantre da Sé de Evora faleceo moço

D Joaó Manoel Cavalleiro de Malta Commendador na dita Ordem e Graó Cruz.

D Antonio Manoel de Vilhena que nasceo no anno de 1663 Cavalleiro da mesma Ordem o qual depois de ter occupado os mayores lugares da Religião foy elevado á Dignidade de Graó Mestre desta insigne Ordem fendo eleito a 19 de Junho no anno de 172Z que governou perto de quinze annos com fortuna e acerto e deixando na ilha de Malta padroens que eternizam a sua memoria como foy o forte Manoel e outras obras faleceo a 12 de Dezembro de 1736.


1˚ Conde de Vila - Foi senhor donatário de Vila Flor (concelho de Nisa), comendador de S. Nicolau de Celorico de Basto, de Santo André de Penafiel e de Santa Maria de Marmeleiro, todas da Ordem de Cristo. Sob a dominação filipina serviu em Itália, Malta, Flandres e Alemanha.

àcerca (Português)

Fidalgo, Senhor donatário de Vila Flor (concelho de Nisa), comendador de S. Nicolau de Celorico de Basto, de Santo André de Penafiel e de Santa Maria de Marmeleiro, todas da Ordem de Cristo. O título de conde de Vila Flor foi novamente instituído em 1659, por Decreto, e confirmado em 23 de Julho de 1661, em plena Guerra da Restauração, por Carta Régia de Rainha-Regente D. Luísa de Gusmão, em nome de seu filho D. Afonso VI, a favor do fidalgo D. Sancho Manuel de Vilhena e tornado de juro e herdade em favor do 2.º Conde D. Cristóvão.