Sebastião Lopes Godinho, Sr. da Honra de Cesar e Gaiate

Is your surname Lopes Godinho?

Connect to 5,000+ Lopes Godinho profiles on Geni

Sebastião Lopes Godinho, Sr. da Honra de Cesar e Gaiate's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Sebastião Lopes Godinho, Sr. da Honra de Cesar e Gaiate

Birthdate:
Birthplace: Cesar, Oliveira de Azeméis, Portugal
Death: June 21, 1590 (87-96)
Cesar, Oliveira de Azeméis, Portugal
Immediate Family:

Son of Gonçalo Lopes, Sr. da q.ta da Torre and Filipa Mendes de Vasconcelos
Husband of Maria Sardinha de Noronha and Joana Fogaça
Father of Pedro Lopes Godinho; Gonçalo Lopes Godinho; Eva Machada; Isabel Godinho; Antónia Mendes de Vasconcelos and 1 other
Brother of João (ou Manuel) Álvares Godinho, padre; Lucrécia Lopes and Joana Lopes

Occupation: Senhor da Honra de Cesar e Gaiate
Managed by: Fernando Macedo
Last Updated:

About Sebastião Lopes Godinho, Sr. da Honra de Cesar e Gaiate

Senhor da Honra de Cesar e do casal de Gaiate. Fidalgo Cavaleiro da Casa Real. Instituidor do Morgadio do Outeiro, Cesar, Oliveira de Azeméis.

Wikipédia, a enciclopédia livre PT:

Natural da freguesia de Cesar, Sebastião Lopes Godinho foi fidalgo cavaleiro da Casa Real e senhor da Honra de Cesar e de Gaiate[1]. Residiu numa torre senhorial, que ficava situada defronte à atual igreja de Cesar, no local onde se implanta a casa do Cruzeiro. Foi casado duas vezes tendo deixado nove filhos, que lhe garantiram numerosa geração, espalhada por Portugal e pelos quatro cantos do mundo. Entre os seus descendentes mais ilustres, contam-se Pedro Lopes Godinho[2], seu filho primogénito, falecido na Batalha de Alcácer-Quibir.

Fontes:

Martins, Arlindo da Silva Pinho; Pinho, Luís Miguel da Silva (2013), A Torre de Cesar: Descendência de Sebastião Lopes Godinho, Senhor da Honra de Cesar e de Gaiate, Instituto de Genealogia e Heráldica da Universidade Lusófona do Porto, p.29.

Em https://archive.org/stream/annaesdomunicipi00port/annaesdomunicipi0... :

Os Castros do Covo, entro outros títulos, denomi- navam-se senhores da honra de Cezár e Gaiate.

Acerca da successão da honra do Covo, cuja ori- gem explicaremos ao tratarmos da freguezia de Yilla Chã, dá-nos obsequiosamente o snr. enge- nheiro Praça de Vasconcellos as seguintes informa- ções:

«Esta lio, ira continuou exclusivamente nos descenden- tes de Gil Gracia até Sebastião Lopes Godinho, que se de- clinava senhor da honra de Cezár e Gaiate em documen- tos públicos o era também padroeiro d'esta freguezia; sen- do o ultimo abbade apresentado por elle seu irmão João Alvares Godinho, nos meados do século xvi.

Este Sebastião Lopes falleceu em janeiro de 1590, 8 n*este mesmo anno se procedeu a inventario, encabeçando- se a meação a sua mulher Joanna Fogaça e parece que a restante parte das casas da torre, foros, curraes e palheiros á filha de ambos, Eva Machada, 2. a mulher de Gaspar Lei- tão Coelho, inquiridor e distribuidor da Feira. No mesmo anno de 1590. a dita viuva Joanna Fogaça fez doação a seu genro e filha de todos os bens que a estes não pertenceram na Quinta de Gaiate e Cezár. Ora, Gaspar Leitão Coelho teve de sua l. a mulher Cecília Pinto, parece que entre ou- tros, um filho, o licenciado e desembargador Gaspar Lei- tão Coelho, a quem o pai e madrasta por testamento «in eadem charta», deixaram os seus bens de Gaiate, com obri- gação de missas na igreja de Arrifana.

Este licenciado casou com D. Joanna de Mesquita, e d*elles foi filha D. Luiza de Mello, mulher de Sebastião de Carvalho, desembargador da Casa da Supplicação. senhor do morgado de Cernancelhe e da honra de Cezár e Gaiate. bens em que succedeu o filho de ambos Sebastião de Car-

DE OLIVEIRA DE AZEMÉIS

201

valho e Mello, capitão de cavallos dos Familiares de Lis- boa, padroeiro de Nossa Senhora das Mercês, etc. Foi este que vendeu a sua Quinta de Cezár e a Torre senhorial que n'ella existia, bem como todas as honras e direitos que lhe pertenciam, e da qual ainda ha poucos annos se via um cunhal, a António de Magalhães e Menezes, do Covo; com excepção do direito de padroado, que passou para a casa dos Tavoras. de Macieira de Sarnes, após uma deman- da, que estes ganharam.

D'aquelle Sebastião Lopes Godinho foi filho Pêro Lo- pes, d célebre capitão dos aventureiros, morto na mallo- grada jornada de Alcacer-Quibir.»

Interessa agora saber que Sebastião de Carva- lho e Mello, para haver os morgados instituídos por Pedro de Magalhães e seu filho Simão de Mello, que vagaram por morte dos últimos marquezes de Montalvão e haviam sido entregues por sentença <le 17(0 a Martim Teixeira Coelho de Mello, se- nhor de Teixeira e Sergude, demandou o filho d'este. por nome Bernardo José Teixeira Coelho de Mello Pinto de Mesquita, a fim de sueceder nos ditos morgados; perdeu, porém, a demanda.

Morreram Bernardo José e Sebastião de Car- valho, continuando seus tramites a demanda entre Gonçalo Ohristovão Teixeira Coelho de Mello Pin- to de Mesquita e Manoel de Carvalho e Athaide, respectivamente filhos dos antecedentes. Por morte d'este ultimo Manoel de Carvalho e Athaide, ha- bilitou-se na causa seu filho Sebastião José de Car- valho e Mello, que por sua vez embargara e tentá-

14

ANNAKS DO MUNICÍPIO

2i )-2

ra nova demanda contra Gonçalo Christovao. Este Sebastião José foi nada mais nada menos que o grande marquez de Pombal, e talvez porque o era, obteve sentença final a seu favor, apenas subiu ao ministério. Gonçalo Christovao, sem desesperar, interpôz embargos em 17-17. e em 1750 recorreu de revista. Da sua petição consta tudo o que fica dito, desde Sebastião Lopes até Sebastião José, por- que a grande diniculdade consistia em annullar ou confirmar a filiação do primeiro Gaspar Lei- tão Coelho, que pela segunda mulher foi senhor da honra de Cezár e Gaiate, o qual seu bisneto di- zia ser filho de Gonçalo Pires Coelho, senhor de Felgueiras, Sergude e Vieira, e de sua segunda mulher D. Violante de Magalhães. A petição de re- vista, feita por o esclarecido letrado de Villa Real, Francisco Xavier Teixeira de Mendoça, e que cor- reu impressa, é deveras curiosa e n'ella se encon- tram habilmente disfarçados, todos os fracos da questão que eram bem maiores do que poderá pa- recer ás primeiras leituras.

Gonçalo Christovao, soffreu pela sua attitude desgostos sem conta, e até ser em 1761 pelo mar- quez mandado encarcerar na Junqueira, se bem que por motivos muito diversos e estranhos ao pleito, mas onde pensaria talvez sobre a inconve- niência de discutir sentenças com pessoas da força do seu inimigo, e onde permaneceu 16 annos até á desastrosa queda que este soffreu, pelo fallecimento

DE OLIVEIRA DE AZEMÉIS

203

de el-rei D. José i. Quanto ao doutor Francisco Xavier, esse morreu degredado em Benguella em 1761, por ter accusado o conde de Oeiras de des- falque á fazenda real ( 1 ).

Fonte: https://archive.org/stream/annaesdomunicipi00port/annaesdomunicipi0...

view all

Sebastião Lopes Godinho, Sr. da Honra de Cesar e Gaiate's Timeline

1498
1498
Cesar, Oliveira de Azeméis, Portugal
1590
June 21, 1590
Age 92
Cesar, Oliveira de Azeméis, Portugal
????
Gaiate, Milheirós de Poiares, Aveiro, Portugal
????
Quinta da Torre, Cesar, Oliveira de Azeméis, Aveiro, Portugal
????
????
Cesar, Portugal
????
????