Simão Borges de Cerqueira

Is your surname Borges de Cerqueira?

Research the Borges de Cerqueira family

Simão Borges de Cerqueira's Geni Profile

Records for Simão Borges de Cerqueira

1,542 Records

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Share

Simão Borges de Cerqueira

Birthdate: (52)
Birthplace: Mesão Frio, Vila Real, Portugal
Death: 1632 (48-55)
São Paulo, São Paulo, Brasil
Immediate Family:

Son of Antonio Martins de Cerqueira
Husband of Leonor Leme
Partner of NN and NN
Father of Antonio; Domingos; Simão Borges de Cerqueira, o Moço; Fernão Dias Borges de Cerqueira; António de Santo Estevão and 5 others

Managed by: Ana Maria Toledo Rodrigues
Last Updated:

About Simão Borges de Cerqueira

"Se o Simão Borges de Cerqueira que refere teve foro de moço da Câmara a 25.8.1601, onde vem como filho de António Martins de Cerqueira, então suponho que não há que duvidar. Esta informação permite também concluir que, se este Simão foi para o Brasil com o governador-geral em 1591, deveria ainda ser rapaz novo, nascido lá para 1576/80. O que significa que terá fal. com 50 e tal anos de idade em 1632. Não podia assim, de qualquer forma, ser filho de Belchior Borges, como diz Silva Lemos, pois este nasceu cerca de 100 anos antes. Mas devia ser seu descendente (bisneto provavelmente, e não por varonia). De facto, Belchior Borges, 6º senhor da quintã de Carvalhais, no termo de Oliveira (Mesão Frio), onde nasceu cerca de 1480, teve carta de armas para Borges em pleno (20.2.1535), foi cavaleiro da Ordem de Santiago e fidalgo da Casa do Duque D. Jorge, mestre desta ordem, etc., e casou com Felícia Cerqueira, irmã do 1º morgado de S. Gonçalo de Amarante Francisco Cerqueira, FCR, escrivão proprietário do Público e Judicial de Amarante, onde em 1530 fez com seu pai o cónego da Sé de Lamego Francisco Moniz Cerqueira, FCA para Cerqueira (15.3.1530), e esta sua irmã Felícia, então já viúva, uma justificação de nobreza perante o juiz Gonçalo Dias Brochado e o desembargador Luiz Teixeira, sendo escrivão Pedro das Lages, onde provam ser descendentes dos Cerqueira, senhores da quinta da Torre de Camposa, nos Arcos de Valdevez, e dos São-Payo, senhores de Vila Flor. Aquele Francisco Cerqueira está sepultado no mosteiro de S. Gonçalo de Amarante em campa com suas armas (Cerqueira em pleno) e a seguinte inscrição «De. Franco Cerqueira. Herdeiros» Belchior Borges, que nas genealogias aparece erradamente como Belchior Borges de Souza de Louzada, nome que nunca usou, era neto paterno de João de Louzada, fidalgo galego natural de Ledesma que serviu Afonso V, nomeadamente na batalha de Toro, e que casou em Portugal, cerca de 1453, com Senhorinha Roiz Borges, herdeira da dita quintã de Carvalhais, em Oliveira (Mesão Frio). Cordiais cumprimentos Manuel Abranches de Soveral"

http://geneall.net/pt/forum/11969/borges-de-cerqueira-mesao-frio-se...

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

  • Genealogia Paulistana
  • Luiz Gonzaga da Silva Leme (1852-1919)
  • Vol III - Pág. 511 a 554
  • Tit.
  • ===Borges de Cerqueira
  • ===

Teve princípio esta família em Simão Borges de Cerqueira, natural de Mezanfrio, Portugal, moço da câmara do rei dom Henrique, f.º de Belchior Borges de Sousa do Louzada, fidalgo da casa real e cavaleiro de S. Thiago, e de Feliceta de Cerqueira, o qual em S. Paulo casou-se com Leonor Leme, f.ª de Fernão Dias Paes e de Lucrecia Leme, V. 2.º pág. 443. Ocupou em S. Paulo o cargo de tabelião e de escrivão de órfãos desde os últimos anos do século 16.º até 1632. Faleceu em 1623 em S. Paulo e teve 8 f.ºs: (C. O. de S. Paulo): Teve C.O. SP. 8 filhos - Capítulos 1 a 8.

FILHOS
  1. Fernão Dias
  2. Simão Borges
  3. Frei Antonio (do Carmo)
  4. Francisco Dias
  5. Lucrecia Leme viúva mulher que foi de Gaspar Barreto
  6. Brigida Paes mulher de João Martins de Eredia
  7. Izabel Paes mulher de Francisco de Miranda
  8. Maria Borges, mulher de Francisco Barreto

Subsídios à Genealogia Paulistana (Bartyra Sette):

  • Faleceu Simão em 1632 e teve, além dos filhos legítimos, o filho bastardo Domingos e, na dúvida, Antonio.

Fonte: http://www.projetocompartilhar.org/SAESPp/simaoborgesdecerqueira1632.htm

--------------------------------------------------------------------------------------------

5 1. Simão BORGES DE CERQUEIRA. Foi um dos Últimos povoadores quinhentistas,,mas salienta-se entre os nossos troncos pela nobrezad a sua ascendência, cujo brilho êle sustentou. Moço da camara do rei D. Henrique nasceu em Mesáo Frio e era filho de Belchior Borges de Sousa de Lousada e de Feliceta de Cerqueira. Casou em S. Paulo , e. 1592, com Leonor LEME, filha de Fernão DIAS e Lucrécia Leme, e aqui ficou estabelecido. Foi almotacel em 1593; escrivão interino do juiz dos índios e da ouvidoria em 1601; escrivão das execuções

em 1606; e tabelião de 1607 em diante, na vaga de Belchior

da Costa. Funcionou muitos anos como escrivão da câmara e exerceu a vereança em 1623. Também foi sertanista, tendo estado no sertão em 1597, na bandeira de João Pereira de Sousa, e em 1602 na de Nicolau Barreto. Faleceu em novembro de 1632, deixando: geração descrita por Silva Leme, 111, 511, e um bastardo: A) Antônio ("Inv.", IX, 38).

IHGSP Vol. 37


Ocupou em S. Paulo o cargo de tabelião e de escrivão de órfãos desde os últimos anos do século 16.º

Faleceu na Villa de são Paulo

view all 13

Simão Borges de Cerqueira's Timeline