Simão Rodrigues de Azevedo

Is your surname Rodrigues de Azevedo?

Research the Rodrigues de Azevedo family

Simão Rodrigues de Azevedo's Geni Profile

Records for Simão Rodrigues de Azevedo

5,028 Records

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Simão Rodrigues de Azevedo

Birthdate: (69)
Death: December 15, 1579 (69)
Immediate Family:

Son of Gil Gonçalves de Azevedo and Catarina de Azevedo
Brother of Sebastião Rodrigues de Azevedo

Managed by: Diogo Cristovão de Castro Almei...
Last Updated:

About Simão Rodrigues de Azevedo

O padre Simão Rodrigues, foi um dos companheiros de Inácio de Loiola na fundação da Companhia de Jesus e o primeiro jesuíta a chegar a Portugal.

Simão Rodrigues de Azevedo partiu para Paris em 1527 para dar início aos seus estudos universitários. Ficou alojado no Colégio de Sta. Bárbara, dirigido pelo português Diogo de Gouveia, o Velho. Aí, fez amizade com Inácio de Loiola e os seus primeiros companheiros. Em 1536, recebeu o grau de mestre em Artes e, em seguida, estudou Teologia, sendo ordenado sacerdote em 24 de Junho de 1537, em Veneza.

Em 1540, correspondendo a um pedido de D. João III, Inácio de Loiola enviou-o para Lisboa, juntamente com Francisco Xavier, destinando ambos às missões na Índia. Simão Rodrigues acabaria por permanecer em Portugal, com o encargo de formar missionários. Em Janeiro de 1542, D. João III doou à Companhia de Jesus o mosteiro de Santo-Antão-o-Velho que seria o primeiro colégio dos jesuítas em Portugal. Em Julho desse mesmo ano, Simão Rodrigues, sempre com grande apoio da Coroa, fundou o Colégio de Jesus, em Coimbra, e preparou a fundação do Colégio do Espírito Santo, em Évora.

Nomeado por D.João III, Bispo de Coimbra em 1544, rejeitou o cargo.

Em 1546, com a fundação da Província Portuguesa da Companhia de Jesus, foi nomeado por Inácio de Loiola como primeiro Superior Provincial. Teve uma famosa questão com o próprio Santo Inácio, ocasião para muitos se desligarem da Companhia, em Portugal. O caso é descrito por Francisco Rodrigues, na História da Companhia de Jesus na Assistência de Portugal. Exilado de Portugal durante 20 anos, chegou a Coimbra em 1573 e passou os últimos anos de vida na Casa Professa de S. Roque, em Lisboa, onde está sepultado.

view all

Simão Rodrigues de Azevedo's Timeline

1510
1510
1579
December 15, 1579
Age 69