Soeiro Aires de Valadares

public profile

How are you related to Soeiro Aires de Valadares?

Connect to the World Family Tree to find out

Soeiro Aires de Valadares's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Soeiro Aires de Valadares

Portuguese: Soares Aires de Valadares
Birthdate:
Birthplace: Condado Portucalence
Death:
Immediate Family:

Son of Aires Nunes, Senhor de Viseu and Ximena Nunes
Husband of María Afonso de León and Elvira Nunes Velho
Father of Afonso Soares Sarraza; Pedro Soares Sarraza; João Soares de Valadares, trovador; Paio Soares de Valadares; Lourenço Soares de Valadares, mordomo-mór de Afonso IX and 1 other
Brother of João Aires de Valadares and Pero Aires de Valadares
Half brother of Pedro Arias de Aldao, XII Señor de Aldao

Occupation: Señor de la casa de Valladares y ricohombre de León y de Galicia.
Managed by: Private User
Last Updated:

About Soeiro Aires de Valadares

Dom Soeiro Aires de Valadares, Senhor da Terra de Valadares junto do Rio Minho (Terra medieva hoje integrada no concelho de Monção), que era filho de Aires Nunes e de Dona Ximena Nunes.

Casou duas vezes:- A 1.ª, com Dona Maria Pires de Fornelos, e dela teve a Dom Paio Soares de Valadares, seu Sucessor e Progenitor dos Soares de Tangil; a 2.ª, com Dona Elvira Nunes Velho, filha de Dom Nuno Soares Velho e de sua mulher, Dona Mayor Pires da Silva, de quem houve também geração. Dom Paio Soares de Valadares, Senhor de Valadares, casou com Dona Elvira Vasques de Soverosa, filha do Rico-Homem Dom Vasco Fernandes de Soverosa e de Dona Teresa Gonçalves de Sousa, da Ilustre Casa de Sousa. Recebeu por dote a Honra de Oliveira (com muitas outras propriedades) e a Terra de Gaia (onde ainda hoje existe o Lugar de Valadares…).

Texto de Américo Carneiro



Soeiro Aires de Valadares (1140 – ?) foi um fidalgo e Cavaleiro medieval do Reino de Portugal tendo detido o cargo de Tenente de Riba Minho em 1173. Surge documentado nos arquivos da Corte do rei D. Afonso I de Portugal entre os anos de 1169 e de 1179.

Foi filho de Aires Nunes de Valadares (1110 – ?) e de Ximena Nunes (1120 – ?) casou por duas vezes, a primeira com Elvira Nunes Velho (1140 – ?), filha de Nuno Soares Velho.

àcerca (Português)

Tenente de Riba Minho em 1173. Documentado na corte de D. Afonso Henriques entre 1169 e 1179. NFP nomeia-o Soeiro Arias Sarraza. D. Soeiro Aires de Valadares , Fidalgo Cavaleiro medieval do Reino de Portugal, Tenente de Riba Minho, fundador da linhagem dos Valadares e de suas Armas, bisavô de São Frei Gil (D. Gil Rodrigues de Valadares) Gil Rodrigues de Valadares)... D. Soeiro Aires de Valadares, Fidalgo Cavaleiro medieval do Reino de Portugal, Tenente de Riba Minho, *1140, era filho de D. Aires Nunes, Senhor da Casa de Aldana, Rico-Homem dos Reis Don Gracia e Don Afonso VI de Leão e Castela, (*1100), e de D. Ximena Nunes (*1110); Neto paterno de D. Pedro Arias de Saavedra Peres de Miranda Rico-Homem da Galiza, Senhor de Aldana e Deza (*1070) e de D. Egilona Soares Deza (*1075). D. Soeiro Aires de Valadares foi um Fidalgo Cavaleiro medieval do Reino de Portugal tendo detido o cargo de Tenente de Riba Minho em 1173. Surge documentado nos arquivos da Corte de Dom Afonso Henriques, entre os anos de 1169 e de 1179. Foi o fundador da linhagem dos Valadares e de suas Armas. D. Soeiro Aires de Valadares, Senhor da Terra de Valadares junto do Rio Minho (localidade hoje integrada no concelho de Monção), que era filho de D. Aires Nunes, Senhor da Casa de Aldana, Rico-Homem dos Reis Don Gracia e Don Afonso VI de Leão e Castela, e de D. Ximena Nunes. Família e Descendência: D. Soeiro Aires de Valadares casou duas vezes, a primeira com D. Elvira Nunes Velho (1140 – ?), filha de D. Nuno Soares Velho, de quem teve: D. Paio Soares de Valadares (1160 – ?) casou com D. Elvira Vasques de Soverosa , filha de D. Vasco Fernandes de Soverosa e de D. Teresa Gonçalves de Sousa (1170 – ?). Paio é avô paterno de D. Gil Rodrigues de Valadares (São Frei Gil), através do seu filho Rui Pais de Valadares, sendo assim D. Soeiro Aires de Valadares bisavô do Santo. D. Lourenço Soares de Valadares, foi Alferes-Mor e Mordomo-Mor de Afonso IX, Rei de Leão. D. Rui Soares de Valadares, Foi Tenente nas cidades de Gouveia e da Guarda. O segundo casamento foi D. Maria Afonso de Leão (c. 1190 – ?), filha do Rei Afonso IX de Leão e de Dona Teresa Gil de Soverosa (1170 – ?), filha de D. Gil Vasques de Soverosa (1150 – ?) e de D. Maria Aires de Fornelos (1180 – ?), de quem teve: D. João Soares de Valadares, foi Trovador. D. Pedro Soares Sarraza (1210 – ?) casou com D. Elvira Nunes Maldonado (meus 26º e 28º avós). D. Afonso Soares Sarraza (c. 1210 – ?) casou com D. Teresa de Aza. Sobre as Armas de Valadares, refere assim o Armorial Lusitano: "Trazem por armas os desta linhagem: Esquartejado: o primeiro e o quarto de azul, com um leão de prata, armado e lampassado de vermelho; o segundo e o terceiro xadrezado de prata e de vermelho de seis peças em faixa e seis em pala. Timbre: o leão do escudo ou um leão de prata e lampassado de vermelho, com a cabeça xadrezada dos mesmos esmaltes".