Ten. Cel. João Paulino da Cunha Gouveia

Is your surname da Cunha Gouveia?

Connect to 16 da Cunha Gouveia profiles on Geni

Ten. Cel. João Paulino da Cunha Gouveia's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

João Paulino da Cunha Gouveia

Portuguese: Ten. Cel. João Paulino da Cunha Gouveia
Birthdate:
Birthplace: PE, Brazil
Death: between 1896 and 1902 (65-80)
Immediate Family:

Son of Maj. Manoel Paulino de Gouveia Muniz Feijó, Sr. do Engenho Pau Amarelo and Margarida Coutinho da Cunha Rego Barros
Husband of Ritta Carolina Tavares Barretto de Gouveia
Father of Anna Tavares de Gouveia Marinho; João Paulino da Cunha Gouveia; Maria Tavares de Gouveia and Philadelpha Tavares Pinto
Brother of Filadélfia Paulina da Cunha Gouveia; Manoel Paulino da Cunha Gouveia, Sr. do Engenho Pau Amarelo; Ten. Cel. Trajano Olimpio da Cunha Gouveia; Viriato Aurélio da Cunha Gouveia; Margarida Feijó and 2 others
Half brother of Joaquim José Nunes da Cunha Machado

Occupation: Tenente Coronel, Proprietário, Juiz Municipal Suplente, Vereador
Managed by: Private User
Last Updated:

About Ten. Cel. João Paulino da Cunha Gouveia

Filho de Manoel Paulino de Gouveia Muniz Feijó e Margarida Coutinho da Cunha Rego Barros, ela filha de Joaquim José da Cunha Rego Barros e Rita Maria de Jesus Coutinho e irmã do 3º Barão de Goiana, inimigo político de seu cunhado (Obs: O primeiro Barão foi Correia Picanço, o segundo Bernardo José da Gama, e o terceiro João Joaquim da Cunha Rego Barros).

Seu pai foi Senhor do Engenho Pau Amarelo em Goiana - PE e político revolucionário que esteve ativamente no meio dos movimentos de independência em Goiana na primeira metade do século 19, como a Revolução Pernambucana de 1817 e a Revolução Praieira de 1848.

Com o falecimento de seu pai, seus irmãos Manoel Paulino, Viriato Aurélio e Trajano Olimpio disputaram judicialmente pelo direito de ser tutor dos irmãos mais novos.

Seu irmão mais velho Viriato Aurélio da Cunha Gouveia era casado com Rosa Minervina Tavares de Mello (essa irmã de sua esposa Ritta Carolina) e pai do industrial Manoel Aurélio da Cunha Gouveia (~1853), de José Tavares de Gouveia (1855 - 1917), Anna Emília Tavares de Gouveia, e Anísio Tavares da Cunha Gouveia (1861).

Com o falecimento de Viriato Aurélio, se tornou tutor dos filhos do irmão, mas entrou em conflito com a cunhada devido ao seu desempenho com as responsabilidades do cargo.

Foi declarante no registro de óbito do sobrinho: João Paulino da Cunha Barretto, que faleceu no dia 21 de novembro de 1896, com 41 anos, viúvo de Amélia de Araújo Cunha Barreto, com quem foi pai dos filhos:

-Maria do Carmo da Cunha Barretto (15 anos)

-Genesio da Cunha Barretto (13 anos)

-Manoel Velho Barretto (11 anos)

-Adolpho da Cunha Barretto (7 anos)

-Aelilie da Cunha Barretto (5 anos)

Esse outro João Paulino provavelmente era filho de Manoel Velho Barreto e Filadélfia Paulina de Gouveia, sua irmã.

--Luís Filipe Marinho Harten de Amorim Nogueira (tetraneto)

view all

Ten. Cel. João Paulino da Cunha Gouveia's Timeline