Capitão-mor Tomé Portes d'El Rey

How are you related to Capitão-mor Tomé Portes d'El Rey?

Connect to the World Family Tree to find out

Capitão-mor Tomé Portes d'El Rey's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Related Projects

Thomé Portes de El Rei

Also Known As: "Tomé Portes del-Rei", "Tomé Portes del Rey"
Birthdate:
Birthplace: Mogi das Cruzes, São Paulo, Brazil
Death: circa 1702 (73-82)
Arraial do Rio das Mortes, Minas Gerais, Brazil
Place of Burial: Rio Das Mortes, São João del Rei, MG, Brazil
Immediate Family:

Son of Capitâo~Mór João Portes de El-Rei and Juliana Antunes Cardoso
Husband of Juliana de Oliveira
Father of João Portes Portes de El-Rei; Maria Antunes Cardoso; Francisco Homem Portes; Margarida Antunes Cardoso; Leonor Homem de El-Rei and 1 other
Brother of Catharina Portes d'El-Rey; Maria Portes d´El Rey; Ana Portes del Rey; João Portes del Rey; Clemente Portes del Rey and 2 others

Título: Considerado o fundador de São João del Rei, Minas Gerais, Brasil
Managed by: Private User
Last Updated:

About Capitão-mor Tomé Portes d'El Rey

2-4 Thomé Portes de El-Rei foi casado com Julianna de Oliveira, falecida em 1728 em Taubaté, f.ª de Francisco Correa de Oliveira, natural de S. Paulo, e de Angela da Motta, n. p. de Francisco Correa e de Maria de Oliveira, n. m. de Simão da Motta Requeixo e de Maria Barboza; por Francisco Correa bisn. de Geraldo Correa e de Maria Soares. Teve 5 f.ºs:

3-1 João Portes de El-Rei, já falecido em 1728 casado com Catharina Bicudo f.ª de Manoel Rodrigues Moreira e de Maria Bicudo. V. 5.º pág. 438. Teve dois f.ºs:

3-2 Maria Antunes Cardoso, f.ª de 2-4, foi casada com o capitão Antonio Garcia da Cunha f.º de Garcia Rodrigues Moniz e de Catharina de Unhate. Com geração no V. 7.º pág. 458. Pág. 278

3-3 Margarida Antunes Cardoso casou 1697 em Taubaté com o capitão Antonio da Cunha Gago f.º de Jorge Dias Velho e de Sebastiana de Unhatte. Com geração no V. 7.º pág. 467.

3-4 Leonor Homem de El-Rei foi casada com o sargento-mor Miguel Garcia Velho irmão de Antonio da Cunha Gago do n.º precedente. Com geração no V. 7.º pág. 469.

3-5 Francisco Homem, último f.º de 2-4, faleceu solteiro.

[http://www.buratto.org/paulistana/Pretos_1.htm]

  • pág. 277

---------------------------------------------------------------------

Tomé Portes del-Rei - natural de Mogi das Cruzes. Partiu de Taubaté, sendo responsável por uma das primeiras fixações populacionais de europeus ou paulistas na região do Rio das Mortes por volta de 1700, perto do futura cidade de São João del-Rei. Era filho do reinol João Portes de El-Rei e de Juliana Antunes filha de José Preto e sobrinha de Sebastião Preto, descritos por Silva Leme no Volume VIII, Pág 277, §5º, de sua obra.(ver.Genealogia Paulistana)

Repartida a jazida entre seus companheiros, taubateanos como ele, surgiu um importante acampamento, o arraial de Santo Antônio. Nos anos seguintes, outras minas foram achadas ali por perto e outros acampamentos surgiram, entre os quais o «arraial novo de Nossa Senhora do Pilar". Os vales eram ali mais amplos, abrindo-se em grandes planicies ou vargedos, as montanhas não eram muito diferentes.

Seu cunhado foi o bandeirante Bartolomeu da Cunha Gago. Tomé foi morto num levante de seus próprios escravos talvez em 1702 mesmo e sua viúva Juliana de Oliveira voltou a Taubaté, ali morrendo em 30 de janeiro de 1728.

Sua filha Maria Antunes Cardoso casou-se com Antônio Garcia da Cunha, paulista, filho de Garcia Rodrigues Muniz e de Catarina de Onhate. Este seu genro descobriu também ouro na região do Rio das Mortes, onde permaneceu de 1702 a 1704, fixando-se às margens do Rio das Mortes, no Porto Real da Passagem, pois com a morte do sogro o direito de cobrança passara ao genro. Até 1703 o povoado era ponto de ligação com os sertões de Caeté e a região das Minas Gerais do Carmo, Ouro Preto e Sabará. Capitão, morreria em Taubaté no ano de 1728 deixando geração. (descrito por Silva Leme no volume VII, página 458).

Cláudio Manuel da Costa dá-o como o descobridor do Rio das Mortes: "O Rio das Mortes, que os paulistas e viandantes das mais partes atravessavam frequentemente, nos primeiros tempos, por distar de Ouro Preto pouco mais de cinco dias de jornada, foi descoberto por Tomé Portes del-Rei, natural de Taubaté, muitos anos depois do descobrimento das primeiras povoações".

Fonte: WP

view all

Capitão-mor Tomé Portes d'El Rey's Timeline

1624
1624
Mogi das Cruzes, São Paulo, Brazil
1651
1651
1652
1652
Taubaté, Taubaté, SP, Brazil
1656
1656
1662
1662
1663
1663
São Paulo, São Paulo, SP, Brazil
1702
1702
Age 78
Arraial do Rio das Mortes, Minas Gerais, Brazil
????
????
Rio Das Mortes, São João del Rei, MG, Brazil