Vasco Gomes de Abreu, senhor de Valadares

Is your surname Gomes de Abreu?

Connect to 423 Gomes de Abreu profiles on Geni

Vasco Gomes de Abreu, senhor de Valadares's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Vasco Gomes de Abreu, senhor de Valadares

Birthdate:
Birthplace: Portugal
Death: Ao largo da costa de Moçambique, Sofala, Mocambique (Mozambique) (Desaparecido)
Place of Burial: Oceano Índico
Immediate Family:

Son of Lourenço Gomes de Abreu and Teresa Esteves Correia
Husband of Maria Anes de Portocarreiro
Partner of Deuladeu Martins Palhares, Senhora da Casa e Torre dos Palhares
Father of Álvaro Vaz de Abreu; Teresa Gomes de Abreu; Diogo Gomes de Abreu; Helena Gomes de Abreu; Mécia Gomes de Abreu and 1 other
Brother of Gomes Gonçalves de Abreu; D. Beatriz Gomes de Abreu and Diogo Gomes de Abreu

Occupation: Senhor de Regalados e Abreu., Senhor de Abreu, e Valadares Alcaide Mor de Melgaço, Capitão-mor de Armada da Índia
Managed by: Pablo Truffello Gándara
Last Updated:

About Vasco Gomes de Abreu, senhor de Valadares

VASCO GOMES DE ABREU fº de Lourenco de Abreu N 1 deste $ 2 foi Fidalgo m.to honrado sustentou a p, te de Castela contra Portugal por ser parente da Rainha D Leonor Teles, a q.m fes a pratica q refere a Croronica do Rey D. Fernando cap. 141 = Succedeo na casa de seu pai.

Foi Senhor de Valadares, Lapela, Melgaço, e Honra de Abreu por mercê do Rey D. Fernando, q tinha Gon.lo Rz de Abreu digo Gonçallo Rz de Abreu seu bisavô no $ 1 N 3 o q tudo consta dos Registos do Rey D Afonso 4, D. P.º I.º e D. Fernando ; Assistiu ao Solene juramento do Rey D. P.º I.º com os mais conselheiros a respeito de D. Inês de Castro ser sua legitima m.er: o Rey D. João I.º por elle seguir as p.tes da Raynha D. Leonor Telles Ihe tirou as terras q tinha no julgado de Frazão, e as deo a Lourenco Figueira =a

Historia Genealógica da Casa Real no Tom. 12 pag. 428 referindo a Gaspar Alz Lousada dis q este Vasco Gomes de Abreu querendo conservar a memória de seus progenitores na terra de Abreu, q o tempo, e a guerra havia danificado pediu licença ao Rey D. Fernando p.a reedificar a sua Torre, chamada naquele tempo casa forte, a qual licença está no liv. 2 pag. 9 do dº Rey, e dis assim:

D. Fernando etc. outro sim outorgamos q possa fazer, e faça sua casa no do lugar de Abreu, na altura com que antes estava, com seus Passos, e curral ao redor da casa, com seus andaimos, Ameias, e peitoril, e a porta no chão como he pella guiza q dantes estava= do q se mostra a antiguidade desta Família: e se conservou na casa e Torre de Abreu antes q passassem p.a a de Gontomil, edifico antigo na terra de Riba Douro sobre o Mosteiro de S. João de Longos Valles, dizem casara o d.o Vasco Gomes de Abreu com D. Mayor Annes Portocarreiro fª de Fernão Annes Portocarreiro e sua m.er D. Maria Vasques Rezende irmão de ... Sr de Villa Real. no ttº de Azevedos $ 114 N 15 outros fazem D. Mayor Annes fª de João Rz Portocarreiro, e neta do dº Femáo Armes o q não sigo (NFP, 1914, Tomo I, ttº ABREUS, $2 N2, pág.46)

Filhos:

João Gomes de Abreu § 23 (Gayo, tit. Abreus, $ 2 N 2).

Mecia Gomes de Abreu segundo alguns c.c. Garcia Vaz Aranha de q vem segundo alguns q não seguimos os Abreus da Grade (Gayo, tit. Abreus, $ 2 N 2).

-

Senhor da honra e quintã de Abreu, que testemunhou a 12.6.1360 o juramento de Dom Pedro I sobre o seu casamento com Dona Inez de Castro, e de Dom Fernando teve mercê do senhorio de juro e herdade de Valadares (16.2.1383), dos castelos de Melgaço e Lapela (18.3.1357), do senhorio de Abreu, com licença para erguer torre, da quintã e lugar de Afurada (Gaia) e das quintãs de Paredes e Lamoso, que depois seguiu o partido de Dona Beatriz, perdendo tudo. Fonte: Ascendências Visienses Página: Vol. II - Abreu - pag. 106



Senhor de Abreu e Valadares.

Alcaide-mor de Melgaço.

Nobiliário das Famílias de Portugal, Felgueiras Gayo, Carvalhos de Basto, 2ª Edição, Braga, 1989 - vol II - pg 354 (Bacellares § 1 N 7)



VASCO GOMES DE ABREU fº de Antão Gomes de Abreu N 4 foi cap.am de hua Nao da India chamada S. Gabriel em 1505 e foi cap.am de hua Armada q se perdeu no dia de Natal de 1507 não foi casado teve de D. Joana de Eça fª de D. Branca, e seu 2º. Mº João Rodrigues de Azevedo no ttº de Eças § 10 N 3.

Este Vasco Gomes de Abreu é identificado nos nobiliários e estudos recntes como filho de Antão e não do pai que nesta ficha árvore lhe é atribuído, Aliás esta árvore tem imensas deficiências e misturas na identificações de ascendências e casamentos baralhando aparentemente as identificações com parentes colaterais de nomes idênticos e gerações distintas.

6 B. Diogo Soares Segue

6 B. D. Felipa da Cunha am.ª de Xisto da Cunha de q teve (c.g. no ttº de Cunhas § 32 N 13)

- 7 Luiz                              

- 7 Duarte
- 7 Estevão da Cunha
6 B. Fernão Vasques de Abreu § 27

teve de D. Francisca de Eça

6 B. Jorge de Mello, Soltº

6 B. Cristóvão de Mello § 11

(NFP, Gayo, Abreus § 10 N 5).

Abreu, Vasco Gomes de – capitão da armada de D. Francisco de Almeida (1505) e capitão-mor de uma das esquadras de 1507. Era filho primogénito de Antão Gomes de Abreu e de D. Isabel de Melo de Albergaria. João Gomes de Abreu, capitão na armada de 1506, era seu irmão. Ambos frequentaram a Corte na companhia de D. Francisco de Almeida. Os dois irmãos acabariam por sucumbir no Índico. Este fidalgo da Casa Real regressaria ao Reino, depois da sua primeira viagem, como capitão-mor da torna-viagem. Chegado em 1506, partiu de Lisboa logo, em 1507, como capitão-mor de uma armada destinado a Sofala onde deveria assumir a capitania da fortaleza, cargo que desempenhou durante pouco tempo, pois desapareceu no Índico.

BIBLIOGRAFIA: Joaquim Candeias Silva, O fundador do “Estado Português da Índia”, D. Francisco de Almeida, 1457 (?) – 1510, Lisboa, CNCDP e INCM, 1996, p. 106.

(Teresa Lacerda, Os Capitães das Armadas da Índia no reinado de D. Manuel I – uma avaliação social, Dissertação Mestrado, UNL, p.184).



Vasco Gomes de Abreu (?- depois de 1386) foi um nobre português e senhor da localidade de Valadares.

Biografia:

Foi o 8º senhor da Torre e honra de Abreu, alcaide-mor de Lapela, Melgaço e Castro Laboreiro.

A quando do falecimento do rei D. Fernando I de Portugal, tomou o partido pela rainha, pelo que o rei D. João I de Portugal lhe retirou o senhorio de Valadares. Assistiu ainda ao juramento do rei D. Pedro I de Portugal sobre o seu casamento com D. Inês de Castro.

Relações Familiares:

Foi filho de Lourenço Gomes de Abreu, nascido cerca de 1295, e de sua mulher D. Teresa Esteves Correia. Casou com D. Maria Roiz de Portocarreiro, filha de Fernão Anes de Portocarreiro (? - 1275) e de Maria Vasques de Resende, de quem teve:

Diogo Gomes de Abreu, (cerca de 1365 -?), Alcaide-mor de Lapela e que casou duas vezes, a primeira com D. Violante Afonso Teles de Menezes e a segunda com D. Leonor Viegas do Rego, filha de Nuno Viegas e de Inês Dias do Rego.

Helena Gomes de Abreu, casada com Vasco Gil de Bacelar.

Teresa Gomes de Abreu, casada com Lopo Gomes de Lira.

Álvaro Vaz de Abreu, casado com Maria Rodrigues Pacheco.

https://www.wikiwand.com/pt/Vasco_Gomes_de_Abreu

view all

Vasco Gomes de Abreu, senhor de Valadares's Timeline

1340
1340
Portugal
1375
1375
1375
Reino de Portugal
1375
Viana do Castelo District, Portugal
1400
1400
Portugal
1507
December 24, 1507
Age 168
Oceano Índico
????
????
????
Ao largo da costa de Moçambique, Sofala, Mocambique (Mozambique)