Violante Henriques

Is your surname Henriques?

Research the Henriques family

Violante Henriques's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Share

About Violante Henriques

Doña Violante Enriquez, que cafó con D. Fernan Martinez Mafcareñas, Señor de efta Cafa y de las villas de Lavre(Montemor-o-novo) y Estepa, Alcayde mayor de Montemor-o-novo, y de Alcácer do Sal, Capitan de los Ginetes de la Guarda de los Reyes Don Juan II y Don Manuel. Historia de la Muy Ilustre Casa de Sousa, España, 1770 Duques de Aveyro. Págs. 430 y 431

—————————————————————————

O convento franciscano de Alcácer do Sal, fundado em 1524 por D. Violante Henriques (Alcáçovas), o convento franciscano – com a igreja de Santo António – localiza-se no limite urbano de Alcácer do Sal, nas imediações do denominado Rossio Alto.

A igreja do convento (c.1528) ergue-se para panteão da família Mascarenhas, na sequência da morte, à entrada da barra da Vila Nova (Portimão) em 1522, de D. Nuno Mascarenhas (n.1496), segundo filho da fundadora.

A construção da capela das Onze Mil Virgens, anexada à nave da igreja, por iniciativa de D. Pedro Mascarenhas, filho de D. Fernão Mascarenhas e vice-rei da Índia, ter-se-á dado nos anos seguintes a 1540. Como atesta uma inscrição na capela, D. Pedro faleceu a 23 de Julho de 1556 e foi sua mulher, D. Helena Mascarenhas, quem terminou a construção da capela.

mais, in, http://livrozilla.com/doc/1470799/para-a-reabilita%C3%A7%C3%A3o-da-igreja-de-santo-ant%C3%B3nio-e-capela-d...

http://livrozilla.com/doc/1470799/para-a-reabilita%C3%A7%C3%A3o-da-igreja-de-santo-ant%C3%B3nio-e-capela-d...

http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/73841