Pedro de Menezes, 2.º Conde de Cantanhede

Is your surname de Menezes?

Connect to 11,332 de Menezes profiles on Geni

Pedro de Menezes, 2.º Conde de Cantanhede's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Pedro de Menezes, 2.º Conde de Cantanhede

Birthdate:
Death: January 15, 1644 (61-69)
Immediate Family:

Son of Antonio de Meneses Señor de Cantañeda and Inés de Zuñiga y Dåvila
Husband of Constança Constança de Gusmão
Father of António Luís de Menezes, 1.º Marquês de Marialva; Joana de Gusmão; Rodrigo de Menezes and Inês de Ávila
Brother of João de Menezes

Occupation: Conde de Cantañeda por Merced de Felipe III
Managed by: Private User
Last Updated:

About Pedro de Menezes, 2.º Conde de Cantanhede

A concessão do título condal em 1479 ao 5.º senhor de Cantanhede enquadra-se na onda de mercês, ainda mal estudada, decorrente da Batalha de Toro (1476) contra Fernando II de Aragão, no contexto da Guerra de Sucessão de Castela ou guerra da Beltraneja, em que D. Pedro de Meneses esteve presente ao lado de D. Afonso V e o futuro D. João II.

No entanto, por razões ainda não conhecidas, o título apenas foi renovado quase século e meio mais tarde por Filipe III de Espanha e II de Portugal no seu quarto neto homónimo, D. Pedro de Meneses, 7.º senhor de Cantanhede, em 1618.

Pouco depois este último foi o encarregado de reunir o contingente militar da região de Coimbra destinado a incorporar a famosa Jornada dos Vassalos: a grande armada luso-espanhola que reconquistou Salvador (Bahia) dos holandeses em 1625, após a conquista da então capital portuguesa do Brasil no ano anterior. No final da sua vida o 2.º Conde de Cantanhede foi Presidente do Senado da Câmara de Lisboa. Nomeado ainda em 1639, antes da Restauração a 1 de Dezembro o ano seguinte, logo aderiu à aclamação de D.João IV, e permaneceu no cargo até 1643. Faleceria no ano seguinte.

in, https://www.wikiwand.com/pt/Conde_de_Cantanhede

…[%E2%80%A6Desempenhou as funções de presidente do Senado da Câmara de Lisboa,tendo entregue em gesto simbólico, as chaves da cidade a D.João IV.

Era também senhor da Vila de Tancos, Atalaia, Asseiceira, Cantanhede e detinha direitos no Concelho de Cerva, Atei, Ermelo e Mondim de Basto. Ao todo 8 localidades/zonas que constituíam já um considerável património territorial.

No exercício da sua condição de donatário de Cantanhede obteve confirmação de D.Filipe I de Portugal de alguns privilégios e prerrogativas dados a seu pai.

Segundo a mercê contida na doação de 1591, D.Pedro de Meneses podia nomear os ofícios e justiças em Cantanhede, bem como os cargos de distribuidor, inqueridor, dois tabeliães e contador. Usufruía, ainda, da prerrogativa de ter “conhecimento” das apelações e agravos tal como os seus ouvidores.

Para além dos privilégios usufruídos em Cantanhede, exercia outros nos diversos lugares do senhorio: em Melres podia apresentar os ofícios de tabeliães e em Atei, Cerva, Mondim e Ermelo já podia nomear ofícios e justiças e conhecer as apelações agravos.

Em todas as suas terras usufruía do privilégio máximo de isenção de correição. Trata-se de um conjunto grande de importantes privilégios que o documento nos informa virem já de D.João III. O filho de D.Pedro de Meneses, D.António Luis de Meneses (1603-1675),88 foi figura proeminente da Restauração e por isso demoremo-nos um pouco mais na análise do acrescentamento da Casa na vigência deste donatário.…]

https://estudogeral.sib.uc.pt/bitstream/10316/28275/1/O%20dom%C3%AD...


GEDCOM Note

2º Conde e 9º Senhor de Cantanhede.