Start My Family Tree Welcome to Geni, home of the world's largest family tree.
Join Geni to explore your genealogy and family history in the World's Largest Family Tree.

Engenheiros Brasileiros

view all

Profiles

https://pt.wikipedia.org/wiki/Engenheiro

Um engenheiro é um profissional de engenharia, preocupado com a aplicação do conhecimento científico, matemático e da criatividade para desenvolver soluções para problemas técnicos. Engenheiros projetam materiais, estruturas e sistemas, considerando as limitações impostas pela praticidade, regulamentação, segurança e custo. É uma pessoa com formação técnico-científica que o torna capaz de resolver problemas tecnológicos, práticos e muitas vezes complexos, ligados à concepção, realização e implementação de produtos, sistemas ou serviços. A palavra engenheiro possui raízes no latim e é derivada de ingeniare ("inventar") e ingenium ("inteligência"). O engenheiro pode atuar dentro de várias especialidades, dentre elas: Aeronáutica, Agrimensura, Agronomia, Alimentar, Ambiente, Civil, Computação, Controle e Automação, Elétrica, Física, Mecânica, Mineração, Produção, Química, Têxtil, Aeroespacial, entre outras.

O engenheiro e a sociedade

Após a Segunda Guerra Mundial, surgiu uma nova visão com relação a engenharia, ou seja, ela começou a ser vista como uma ferramenta ainda mais facilitadora, o que fez com que a mesma passasse a ser utilizada além do mundo militar com maior intensidade. Todas as técnicas e conceitos de engenharia que eram apenas usados no ambiente militar foram aplicados no mundo civil de forma abrangente, sendo que por meio desta tornou-se possível resolver problemas técnicos/tecnológicos de influência social, como por ex: produção e fornecimento de energia elétrica, construção de prédios, estradas, pontes, melhoramento na transmissão de informação através de meios eletrônicos e/ou automáticos, invenção e sofisticação de meios de transportes terrestres e aéreos, etc.

Tais atividades são apenas desenvolvidas por profissionais competentes no domínio das ciências exatas, e ao mesmo tempo com a habilidade de relacionar e aplicar tais conceitos de forma criativa na resolução de problemas práticos de caráter social. Este profissional é denominado engenheiro.

Nos dias de hoje, é notável e quase que inevitável a presença da engenharia nos mais variados campos de atuação (ex: Medicina, Economia, Agricultura, etc.), o que automaticamente tem exigido a intervenção do engenheiro nesta dinâmica tecnológica atual.

Engenheiro no Brasil

A profissão de Engenheiro no Brasil possui elevada demanda e, por este motivo, alta empregabilidade. As necessidades brasileiras demandariam a formação de cerca de 60 a 80 mil novos engenheiros por ano, porém diplomam-se apenas 42,8 mil anualmente. Apenas 6% dos universitários brasileiros são concluintes de uma das engenharias, enquanto nos países asiáticos e na maioria dos países desenvolvidos esse índice varia de 15 a 35%.

Lista de Engenheiros Brasileiros

https://pt.wikipedia.org/wiki/Categoria:Engenheiros_do_Brasil