Mathias Klauk, proveniente de Theley, RP, emigrou ao Brasil aos 27.06.1846 com sua esposa Elisabeth Atz e três filhos: Anna, Jakob e Matthias. Com exceção do filho Matthias, a família Klauk estabeleceu-se em Lajeado, na Picada Forqueta, onde estão sepultados no Cemitério Católico.
Já o filho Matthias Klauk casou-se em 1869, São José do Hortêncio, com Maria Seffrin, natural de São Leopoldo e filha de Heinrich Seffrin e Anna Regina Friedrich. Tiveram ao menos 11 filhos e estabeleceram-se na Estância Mariante, antiga Linha da Serra, hoje Vila Mariante pertencente a Venâncio Aires. O casal foi sepultado no Cemitério Católico de Mariante.
Nota-se que a família Klauck que se estabeleceu em Dois Irmãos, descendentes de Mathias Klauck e Thecla Tereus, é proveniente de Weiskirchen, localidade vizinha de Wedern, em Wadern, RP.
Dentre as variações do nome da família Klauck, constam Klauk, Clauck, Glauck, Claucken, mas nunca Klock ou Klocken. (Fonte: Hans Peter Klauck, Die Familie Klauck aus dem Saarland. Saarlouis, 2009.)
As informações referentes aos Klauck de Lajeado e Venâncio Aires/Mariante são notoriamente confusas, fragmentadas e muitas vezes erradas. Recomenda-se não inserir informações não documentadas aos perfis relacionados ao presente projeto.