Mena Barreto (ou Menna Barreto, na grafia antiga) é uma tradicional família brasileira do Rio Grande do Sul, que se difundiu politicamente e militarmente pelo Brasil, desde os fins do Brasil enquanto colônia do Império Português (1530-1815), passando pelo Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves (1815-1822), pelo Império do Brasil (1822-1889), até a atual República brasileira (1889-).
A origem dos Mena Barreto é nobilíssima em Portugal. A família começou a usar este sobrenome com o visconde de São Gabriel, João de Deus Mena Barreto. Ele chamava-se, antes de se casar, João de Deus Barreto Pereira Pinto. Casou-se com D. Rita Bernarda Cortes de Figueiredo Mena e adotou o Mena da mulher e tirou o Pereira Pinto de seu pai. Seu pai era o famoso coronel Francisco Barreto Pereira Pinto, que tinha brasão de armas, assim como o avô dele. Sua mãe era D. Francisca Velosa da Fontoura, filha de um fidalgo português João Carneiro da Fontoura. Eram fidalgos de Cotas d' armas, de gerações muito antigas.
A família Mena Barreto é uma tradicional família de militares que prestaram relevantes serviços ao Brasil, continuando o trabalho de seus antepassados. Pelo seu valor, receberam títulos honoríficos no Império do Brasil, o de 1º barão e visconde de São Gabriel, marechal João de Deus Mena Barreto, fundador da família, e um de seus filhos, o marechal João Propício Mena Barreto, que recebeu o título de 2º barão de São Gabriel.
Vários Mena Barreto seguiram a carreira militar, tendo uma grande tradição no exército brasileiro. Historicamente, a família detinha diversas estâncias no Rio Grande do Sul, algumas das quais ainda pertencem a membros da família.
Alguns Mena Barreto:
- Antônio Adolfo da Fontoura Mena Barreto (1846-1923) - ministro da Guerra no governo do presidente Hermes da Fonseca
- Antônio Vitor Sampaio Mena Barreto (1825-1891) - militar e político, responsável pela emancipação de Estrela
- Francisco De Paula Mena Barreto (1810 - ?) militar e Fidalgo Cavaleiro da Casa Real
- Gabriel Mena Barreto
- Gaspar Francisco Mena Barreto (1790 - 1856) militar, Fidalgo e Cavaleiro da Casa Real
- Homero Mena Barreto Prates da Silva
- João de Deus Mena Barreto (I), visconde de São Gabriel (1769-1849), militar e presidente da província do Rio Grande do Sul.
- João de Deus Mena Barreto (II) (1874-1933) - militar, interventor no Rio de Janeiro e membro da junta que governou o Brasil em 1930
- João Manuel Mena Barreto (1824 -1869) - brigadeiro do exército, falecido na guerra do Paraguai, no ataque às fortificações de Peribebuí
- João Propício Mena Barreto, 2.° barão de São Gabriel, militar, comandante do Exército do Sul quando este ocupou o Uruguai;
- José Luís Mena Barreto (I) (1796-1825) - coronel, falecido na guerra Cisplatina.
- José Luís Mena Barreto (II) (1817-1879) - marechal do exército, herói da guerra do Paraguai, filho do anterior.
Fontes: