Domingos Miguel da Cunha Velho Sottomaior dde Azevedo e Melo Távora de Albergária e Castro, 1.º Barão de Retorta

How are you related to Domingos Miguel da Cunha Velho Sottomaior dde Azevedo e Melo Távora de Albergária e Castro, 1.º Barão de Retorta?

Connect to the World Family Tree to find out

Domingos Miguel da Cunha Velho Sottomaior dde Azevedo e Melo Távora de Albergária e Castro, 1.º Barão de Retorta's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Related Projects

About Domingos Miguel da Cunha Velho Sottomaior dde Azevedo e Melo Távora de Albergária e Castro, 1.º Barão de Retorta

Domingos Miguel da Cunha Velho Sotto Mayor de Azevedo Melo e Távora de Albergaria e Castro, Barão de Retorta. Nasceu a 12/4/1806, na freguesia do Sacramento da Sé, Rio de Janeiro, Brasil, onde foi baptizado, tendo por padrinhos José António Barbosa e D. Ana Joaquina Soares de Castro Albergaria, tia. Era filho do Capitão Domingos Miguel da Cunha Sotto Mayor de Azevedo, natural da freguesia de S. José, Rio de Janeiro, alferes e depois capitão do 2º Regimento de Infantaria do Rio de Janeiro e de sua mulher D. Maria Joaquina Antunes Maciel, natural do S. Pedro do Continente, Rio de Janeiro, Brasil; neto paterno do Dr. Miguel da Cunha Velho Sotto Mayor de Azevedo e Melo, natural de Lordelo do Ouro, Porto, foi para Minas Gerais e de sua mulher D. Teresa Gertrudes Soares de Castro Albergaria, natural da Candelária, Rio de Janeiro; neto materno do Tenente Bernardo Antunes Maciel, natural de Sorocaba, S. Paulo, oficial do 2º Regimento de Infantaria do Rio de Janeiro e de sua mulher D. Maria Francisca do Nascimento Duro, natural de Parnaíba, S. Paulo. Foi administrador do vínculo da Retorta (na freguesia de Santa Marinha de Retorta, Vila do Conde), por herança de seu primo Manuel Velho da Cunha Sotto Mayor. Foi Moço Fidalgo da Casa Real com exercício no Paço, Comendador da Ordem de Cristo e da de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa.

Foi condecorado com a medalha militar da expedição a Pernambuco (1824), Tenente-Coronel honorário. Partidário dos princípios constitucionais, que defendeu durante as lutas civis. Foi ainda almotacé de Barcelos e em 1847, Comandante do Batalhão Móvel de Barcelos. Recebeu em sua casa, no Largo da Cadeia, em Barcelos, em 1852, Suas Majestades, a Rainha D. Maria II e seu real Consorte, o Rei D. Fernando, e seus filhos o Príncipe Real, D. Pedro e o Infante D. Luís (futuros reis D. Pedro V e D. Luís I), aquando da visita real a Barcelos, dado que a Casa da Nogueira, onde se achavam instalados deflagrou um violento incêndio. Em retribuição desta hospedagem, a Rainha agraciou o dono da casa, com o título de Barão da Retorta, por decreto de 3/11/1853. Mandou colocar na fachada da sua casa, que comprara em 1835 e reedificara e ampliara, a pedra de armas de Cunha, Velho, Azevedo, Melo e Albergaria. Acabou por se ver obrigado a vender esta sua casa, em 1871. O Barão de Retorta fora rico proprietário em Barcelos e Vila do Conde e veio a falecer, completamente arruinado, a 28/10/1877, na Casa da Ordem, em Dume, Braga, que era de seu filho Lourenço, com 71 anos de idade e foi sepultado na igreja de S. Francisco, em S. Jerónimo de Real. O título nunca foi renovado na sua descendência.

Fonte: http://www.freewebs.com/levandeiras/baronesaderetorta.htm

view all 21

Domingos Miguel da Cunha Velho Sottomaior dde Azevedo e Melo Távora de Albergária e Castro, 1.º Barão de Retorta's Timeline

1806
April 12, 1806
Rio, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
1831
July 13, 1831
1833
December 12, 1833
1835
March 10, 1835
BARCELOS
1837
January 8, 1837
BARCELOS
1838
January 22, 1838
1839
July 4, 1839
1840
July 20, 1840
Barcelos
1843
July 26, 1843
1844
September 25, 1844
Barcelos, Portugal