Francisco Afonso Meneses Sousa Coutinho, visconde e marquês de Maceió (1796 - 1834) MP

public profile

Is your surname Meneses Sousa Coutinho?

Research the Meneses Sousa Coutinho family

Francisco Afonso de Menezes de Sousa Coutinho 1.º marquês de Maceió's Geni Profile

Records for Francisco Afonso Meneses Sousa Coutinho

4,186 Records

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Share

Related Projects

Birthplace: Turin, Province of Turin, Piedmont, Italy
Death: Died in Paris, Paris, Île-de-France, France
Managed by: Eduardo Cardoso Mascarenhas de Lemos
Last Updated:

About Francisco Afonso Meneses Sousa Coutinho, visconde e marquês de Maceió

D. Francisco Afonso Menezes Sousa Coutinho, (02.02.1796 + Paris 14.08.1834), Oficial da Aramada Real, casou em 1824 com uma das ricas herdeiras brasileiras D. Guilhermina Adelaide Carneiro Leão, e viria a atingir notoriedade ao aderir à Independência do Brasil. Promovido a Capitão-de-Fragata da Marinha Imperial passou em seguida para o Estado-maior do Exército com a patente de Tenente-Coronel.

Foi agraciado pelo Imperador D. Pedro I com o título de visconde de Maceió, com grandeza (1824) e dois anos depois elevado a Marquês. Grande do Império, exercia o cargo de Veador na corte imperial e exerceu o cargo de Ministro da Marinha (1827) e no ano seguinte nomeado Ministro plenipotenciário e Enviado Extraordinário à Corte de Viena em 1828, tendo acompanhado a Imperatriz ao Rio de Janeiro.

Foi cavaleiro da Imperial Ordem do Cruzeiro e comendador da Imperial Ordem de Cristo e da Ordem de Isabel, a Católica, de Espanha. As fontes brasileiras dão-no também como cavaleiro da Ordem da Torre e Espada.

in, http://phalerae-jvarnoso.blogspot.pt/2012/06/1-marques-do-funchal-cavaleiro-da-ordem.html -------------------- D. Francisco Afonso de Meneses de Sousa Coutinho,[1] primeiro e único visconde e marquês de Maceió [2] (Turim, 2 de fevereiro de 1796 – Paris, 14 de agosto de 1834), foi um militar da Marinha de Portugal que, aderindo à independência do Brasil, fora promovido a capitão de fragata. Alcançou a patente de tenente-coronel, passando a ministro da pasta da Marinha em 1827.

Filho de D. Rodrigo Domingos de Sousa Coutinho, 1.° conde de Linhares, e de Gabriella Maria Ignazia Asinari dei Marchesi di San Marzano. Irmão de D. Vitório Maria Francisco de Sousa Coutinho Teixeira de Andrade Barbosa, 2.º conde de Linhares. Casou-se com Guilhermina Adelaide Carneiro Leão, filha de José Fernando Carneiro Leão, barão de Vila Nova de São José. Não houve descendência.

Grande do Império, exercia a função de veador na corte imperial. Era cavaleiro da Imperial Ordem do Cruzeiro e da Ordem da Torre e Espada, e comendador da Imperial Ordem de Cristo. Recebeu o viscondado com grandeza por decreto de 12 de outubro de 1824 e o marquesado por decreto de 12 de outubro de 1826.

Fonte: Wikipédia

view all

Francisco Afonso de Menezes de Sousa Coutinho 1.º marquês de Maceió's Timeline

1796
February 2, 1796
Turin, Province of Turin, Piedmont, Italy
1824
August 14, 1824
Age 28
Rio, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
1834
August 14, 1834
Age 38
Paris, Paris, Île-de-France, France