Francisco Alves Cavalcanti Camboim, barão de Buíque

How are you related to Francisco Alves Cavalcanti Camboim, barão de Buíque?

Connect to the World Family Tree to find out

Francisco Alves Cavalcanti Camboim, barão de Buíque's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Francisco Alves Cavalcanti Camboim, barão de Buíque

Birthdate:
Birthplace: State of Pernambuco, Brazil
Death: February 02, 1896 (87-88)
Brejo da Madre de Deus, State of Pernambuco, Brazil
Immediate Family:

Son of Francisco Alves and Leonarda Bezerra Cavalcanti de Albuquerque
Husband of Ana Olimpia de Siqueira Cavalcanti, baronesa de Buíque
Father of Ana de Siqueira Cavalcanti Camboim; Francisco Alves Cavalcanti Camboim; Cincinato Alves Cavalcanti Camboim; Clara de Siqueira Cavalcanti Camboim and André Alves Cavalcanti Camboim

Managed by: Private User
Last Updated:

About Francisco Alves Cavalcanti Camboim, barão de Buíque

Francisco Alves Cavalcanti Camboim, primeiro e único Barão de Buíque (Pernambuco, ca. 1808 — Brejo da Madre de Deus, 2 de fevereiro de 1896), foi um fazendeiro e político brasileiro.

Filho do Alferes Francisco Alves e de Leonarda Bezerra Cavalcanti de Albuquerque. Durante a juventude participou como voluntário de um dos batalhões armados para combater a Cabanada, revolta de caráter anti-regencial e claramente restauradora ocorrida no interior da província, no episódio ganhou o epiteto de "Camboim", alcunha que carregou durante toda a vida.

Foi Deputado da Assembleia Legislativa da Província de Pernambuco na 1ª legislatura (1835-1837). Exerceu o cargo de Diretor Geral dos Índios da Província entre 1869 e 1879, ele assumiu o posto ainda como Cel. Francisco Cavalcanti Camboim, antes de receber o baronato, permanecendo anos na interinidade.

Agraciado com o título de barão por decreto de 17 de maio de 1871, e faz referência à cidade pernambucana de Buíque. Era oficial da Imperial Ordem da Rosa.

O Barão de Buíque, foi o primeiro prefeito republicano de Brejo da Madre de Deus eleito em 1892, na mesma cidade foi comandante-superior da Guarda Nacional e vereador por várias legislaturas. Foi ainda um dos chefes do partido Conservador no interior da província durante mais de meio século, membro presigado da agremiação, o Barão se correspondia e era conhecido por grandes figuras do partido como o Duque de Caxias e o Conselheiro João Alfredo Correia de Oliveira.

Faleceu em 02 de Fevereiro de 1896, aos 88 anos, no Brejo da Madre de Deus, onde possuía a Fazenda Poço, na época muito visitada por barões, condes, viscondes e autoridades - e por isso o titular ficou conhecido popularmente como Barão do Poço. Outros o chamavam de Barão de Camboim.

Casou-se com Ana Olímpia de Siqueira Cavalcanti, com quem teve cinco filhos: Dr. Cincinato Alves Cavalcanti Camboim, Ana de Siqueira Cavalcanti Camboim, Francisco Alves Cavalcanti Camboim, Clara de Siqueira Cavalcanti Camboim e André Alves Cavalcanti Camboim que foi senhor de engenho e primeiro sub-prefeito da cidade de Barreiros.

Seu neto Natalício Camboim de Vasconcelos foi deputado federal pelo estado de Alagoas entre 1909 e 1926.

WP

https://familysearch.org/photos/artifacts/27206409

view all

Francisco Alves Cavalcanti Camboim, barão de Buíque's Timeline