Luís de Menezes, 3º conde de Ericeira

Is your surname de Menezes?

Research the de Menezes family

Luís de Menezes, 3º conde de Ericeira's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Luís de Menezes, 3º conde de Ericeira

Birthdate:
Death: May 26, 1690 (57)
Immediate Family:

Son of Henrique de Menezes, 5º senhor de Louriçal and Margarida de Lima
Husband of Joana Josefa de Meneses, 3.° Condessa da Ericeira
Father of D. Francisco Xavier de Menezes, 4º conde de Ericeira and Maria Madalena de Meneses
Brother of Fernando de Menezes, 2º conde da Ericeira

Managed by: George J. Homs
Last Updated:

About Luís de Menezes, 3º conde de Ericeira

ver, http://www.arqnet.pt/dicionario/ericeira3cd.html

Luís de Meneses, 3.° Conde da Ericeira (Lisboa, 22 de julho de 1632 — 26 de maio de 1690) foi um nobre, militar, político e historiador português do século XVII.

D. Luís de Meneses era segundo filho de D. Henrique de Meneses, 5.° senhor de Louriçal, e de D. Margarida de Lima, uma filha de João Gonçalves de Ataíde, 5.° Conde de Atouguia.

Com a morte de seu tio-avô Diogo de Meneses, 1.° Conde da Ericeira em 1625, o irmão mais velho de D. Luís, D. Fernando de Meneses, tornou-se o 2.° Conde da Ericeira. Em razão de D. Fernando ter tido apenas uma filha, a escritora D. Joana Josefa de Meneses, e portanto uma única herdeira, D. Luís de Meneses se casou com sua sobrinha no dia 1 de maio de 1666, no Convento de Santa Clara, a fim de preservar o título nobiliárquico na família. Eles tinham uma diferença de idade de dezenove anos. O casal teve dois filhos:

D. Francisco Xavier de Meneses (1673-1743), mais tarde 4.° Conde da Ericeira;

D. Maria Madalena de Meneses (1676-1735), que não se casou;

Comendador das comendas de São Cipriano de Angueira, de São Martinho de Frazão e de São Bartolomeu da Covilhã, todas da Ordem de Cristo, Meneses foi general de artilharia durante a Guerra da Restauração e, posteriormente, no Conselho de Estado, foi Vedor da Fazenda sob o reinado de D. Pedro II, cujo partido seguiu nas discórdias e nas intrigas palacianas que conduziram à deposição de D. Afonso VI. Distinguiu-se por diversas reformas úteis ao país, considerando-se que a ele se deve o impulso inicial das manufacturas portuguesas. Por essa razão, ele é considerado por alguns autores como o "Colbert" português.

Com o advento da Restauração da Independência em 1640, D. Luís, então com oito anos de idade, entrou ao serviço do Príncipe D. Teodósio de Bragança, o filho mais velho de D. João IV de Portugal.

Em 1650, tendo decidido acompanhar o vice-rei do Estado Português da Índia, D. João da Silva Telo e Menezes, o Conde de Aveiras, que ia partir para o Oriente, foi persuadido a mudar de ideia por D. João da Costa, futuro Conde de Soure, nomeado naquele ano como Governador das Armas da Província do Alentejo, a quem acompanhou. Serviu naquela região até ao fim da guerra, tendo atingido o posto de general da artilharia.

Combateu na batalha de São Miguel (1658), na batalha das Linhas de Elvas (1659), na batalha do Ameixial (1663) e na batalha de Montes Claros (1665), entre outras. Como recompensa por ter derrotado as tropas espanholas na passagem do rio Degebe, recebeu o senhorio da vila de Ancião. Com o advento da paz, foi nomeado Governador das Armas da Província de Trás-os-Montes (1673).

Considerado um dos homens mais cultos de sua época, o Conde da Ericeira dedicou-se principalmente à História, sendo autor da obra História de Portugal Restaurado. Assim como sua esposa, ele tinha perfeito conhecimento das línguas francesa, espanhola e italiana. Possuía uma magnífica biblioteca em seu palácio, decorado com pinturas de Charles Le Brun nas salas.

Vítima de depressão, descrita à época como "ataques de melancolia", o Conde da Ericeira cometeu suicídio precipitando-se de uma janela do seu palácio em Lisboa, tendo morte quase que imediata. Os seus restos jazem na Capela-mor do Convento de Nossa Senhora da Graça, naquela cidade, no jazigo de seus ascendentes.

mais, in, https://pt.wikipedia.org/wiki/Lu%C3%ADs_de_Meneses,_3.%C2%BA_Conde_...

view all

Luís de Menezes, 3º conde de Ericeira's Timeline