Martim Gonçalves de Morais, senhor da Honra de Vinhais

How are you related to Martim Gonçalves de Morais, senhor da Honra de Vinhais?

Connect to the World Family Tree to find out

Martim Gonçalves de Morais, senhor da Honra de Vinhais's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

About Martim Gonçalves de Morais, senhor da Honra de Vinhais

Foi 5º Padroeiro do Capítulo de S. Francisco e Sr. das Honras de Vinhais e Alagoa e seus Padroados.

Cazou com D. Lourenca ou Constanca Lourenco de Tavora' Irmaa de seu cunhado f.ª de Lourenco Pires de Tavora Sr. do Mogadouros e Guiomar Rz no tt.º' de Tavoras p1 N 10. Cazou 2.ª vez Martim Glz de Morais 'com sua 2.ª Sobrinha Iria Pires f.ª de seu pr.º carnal Pedro Fz Sr. de S. Seris p1 N 13 Sub. N 11 (Gayo, tit. Morais, $ 1 N 13).

-

Seu pai GONÇALO RODRIGUES DE MORAIS: Foi Sr. do Logar de Moraes, e da Alagoa, e 4.º Admenisfrador da Capella de S. Cat.ª e Sr. de Vinhaes por merce q fez o Rey D Aff.º a seu Pay, p.ª este seu f.º em 1350, e foi mays Sr. de Samudaens e da Colheita de Lamego. Cazou corn D. Estefania Soares, ou Pincoa (NFP, 1941, Tomo XXI, ttº Moraes, p1 N12).

---

Martim Gonçalves de Morais, chefe dos Morais, casou com D. Lourença Pires de Távora, que outros chamam D. Lucrécia Lourenço de Távora, irmã de Lourenço Pires de Távora acima, filhos do primeiro Lourenço Pires de Távora e de D. Guiomar Rodrigues de Gaces, que trazem sua ascendência de el-Rei D. Ramiro de Leão, pelo infante Alboazar Ramires.

(in Memórias de Bragança, 2012, p.194, http://www.cepese.pt/portal/investigacao/livro-memorias-de-braganca)



V. Gaio, t. 21, "Morais", §1, n° 13, p. 27.
"Foi 5° padroeiro do capitulo [do convento] de S. Francisco [em Bragança] e Sr. das honras de Vinhaes e Alagoa e seus padroados".

Sobre o suo segundo casamento, diz Gaio: "casou 2a vez Martim Gonçalves de Morais com sua 2a sobrinha Iria Pires, filha de seu primo carnal Pedro Fernandes de S. Seris asima n°13 Sub n°11".

A primeira aliança entre a familia dos Morais e a familia de Tavora, na geraçaõ de Martim Gonçalves II de Morais, e um bom exemplo de um fenomeno tipicamente medieval, o duplo casamento" : Martim Gonçalves e sua irma, D. Alda Gonçalves, fueron casados respetivamente com D. Lourença Pires de Tavora e suo irmaõ, Lourenço Pires de Tavora.
Esta metoda de casamento permitia uma divisaõ minimal dos patrimonios: nesta geraçaõ dos Morais, um solo irmaõ, o mais novo, fu casado com uma senhora de uma familia diferente, la dos Videmas. Na misma geraçaõ dos Tavoras, tambem, eran tres filhos, o segundo naõ incluido na aliança matrimonial com os Morais.
Na geraçaõ anterior dos Morais, (mas por os filhos de um outro casamento de Rui Martins I de Morais), tuve lugar uma aliança similar, ainda mais espectacular: segundo Gaio, saõ tres Morais da misma geraçaõ que se casaram com très Pimenteis (v. a noticia de Joaõ Afonso I Pimentel).

Sobre os casamentos duplos, v. Marie-Thérèse Caron, La noblesse dans le duché de Bourgogne, 1315-1477, Lille, 1987, pp 204-205.



V. Gaio, vol. 21, "Morais", §1, n°10.