Rodrigo António de Noronha e Menezes, Governador das armas do Algarve

Is your surname de Noronha e Menezes?

Connect to 94 de Noronha e Menezes profiles on Geni

Rodrigo António de Noronha e Menezes, Governador das armas do Algarve's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Rodrigo António de Noronha e Menezes, Governador das armas do Algarve

Also Known As: "Rodrigo António de Noronha e Meneses"
Birthdate:
Birthplace: Encarnação, Lisbon, Lisbon, Portugal
Death:
Immediate Family:

Son of Diogo de Noronha and Joaquina Maria de Menezes, 3ª marquesa de Marialva
Husband of Maria Antónia Soares de Noronha Mateus da Veiga Avelar e Taveira Corte-Real
Father of Joaquina Mariana de Noronha; Diogo Menezes; Dom Antônio De Noronha; Francisco and Fernando António Soares de Noronha
Brother of D. Pedro José de Alcântara António Luis Francisco Xavier Melchior de Menezes Noronha Coutinho, 6º Conde de Cantanhede, 4.º marquês de Marialva and Francisca Rita de Menezes

Managed by: George J. Homs
Last Updated:

About Rodrigo António de Noronha e Menezes, Governador das armas do Algarve

Vivia em Tavira em 1762 por ser governador das armas do Algarve, e por ter transferido a sede para lá depois do terramoto.

Anteriormente vivia em Lagos no Palácio do Governador do Algarve, cargo que desempenhava, que desapareceu no maremoto.

Rodrigo António de Noronha e Menezes nasceu em Lisboa, na freguesia da Encarnação, no dia 05 de Setembro de 1720.

Eram seus pais D. Diogo de Noronha e D. Joaquina Maria de Menezes, 3.ª Marquesa de Marialva.

Eram seus irmãos D. Pedro José de Alcântara de Menezes Noronha Coutinho e D. Francisca Rita de Menezes.

Era casado com D. Maria Antónia Soares de Noronha Mateus da Veiga Avelar e Taveira Corte-Real, filha herdeira de João Pedro Soares, Provedor da Alfândega de Lisboa e de sua esposa, D. Ana Joaquina de Portugal.

Ambos eram pais de D. Joaquina Mariana de Noronha [02] (1737–1813) que veio a casar com D. João Domingos de Mello Abreu Barbosa Soares Vasconcelos Brito e Palha (1729–1805), 14.º morgado de vínculo dos Pantoja e morgado da Fonte Boa.

Francisco que nasceu em Lisboa, a 11 de Outubro de 1745. O Bispo, franciscano, que o baptizou aconselhou os pais a o manterem só com o nome Francisco porque isso iria ser muito importante para ele. Local e data do seu falecimento são desconhecidos até à data oficialmente; contudo ele faleceu em Lagos, no dia 01 de Novembro de 1755, no terramoto que assolou drasticamente a costa portuguesa e o seu corpo nunca foi encontrado.

Gostaria de me debruçar sobre este casal, D. Rodrigo António e D. Maria Antónia. Ambos têm o mesmo segundo nome, isto é, ambas as famílias têm o mesmo santo protector: Santo António. Também ambos nasceram no mesmo ano: 1720 e ambos nasceram em Lisboa, ela na freguesia de Santa Catarina. Ele nasceu a 05 de Setembro e ela nasceu a 17 de Julho. Ambos foram pais pela primeira vez aos dezassete anos. Tão jovens e certamente Ambos foram pais pela primeira vez aos dezassete anos. Tão jovens e certamente muito apaixonados.

Não se conhecem retratos de nenhum dos dois infelizmente. O maremoto de 1755 levou o que havia e eles não fizeram mais. Este sismo assolou o país, muitas vidas e das que não tragou, destruiu-as psicologicamente. Assim aconteceu com as suas vidas; foram mutiladas. Nada mais voltou a ser como era.

Mas na reunião de Março de 1755,Rodrigo António propôs uma peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora da Conceição, em Vila Viçosa, com a intenção de pedir a Nossa Senhora o fim da seca e chuva para que houvesse boas colheitas. Foi escolhido o primeiro de Novembro desse ano, Dia de Todos-os-Santos, para que estes intercedessem a favor da população.

Quando teve oportunidade de falar com o marido, expôs-lhe as intenções da Irmandade e D. Rodrigo achou bem e propôs-se acompanhar a peregrinação com seis militares e também iria convidar o Bispo do Algarve, D. Frei Lourenço de Santa Maria ( que ainda não esta entroncado).

Seria não uma peregrinação de Lagos, mas de todo o Algarve, pois todo o Algarve estava a viver um período raro de seca. O Bispo do Algarve aceitou a proposta e propôs que padres de Lagos e Portimão os acompanhassem com os seus paroquianos. Foram dois os padres que os acompanharam nesta peregrinação: um da igreja de Santa Maria da Graça,

A descrição da tragédia, desta família. assim como muitas outras, vem descrito neste blog:

https://medium.com/@mcfpcid.portugal/biografia-de-d-rodrigo-3a8bc71...

view all

Rodrigo António de Noronha e Menezes, Governador das armas do Algarve's Timeline

1720
September 5, 1720
Encarnação, Lisbon, Lisbon, Portugal
1737
November 3, 1737
Lisbon, Lisbon, Portugal
1739
June 15, 1739
Marialva, Guarda, Viseu, Portugl
1740
January 2, 1740
Lisboa, Lisboa, Portugal
1745
October 11, 1745
Santa Isabel, Lisboa, Lisboa, Portugal
1761
July 30, 1761
Santa Maria, Tavira, Faro, Portugal
????