Afonso Pires da Charneca

public profile

Is your surname Pires da Charneca?

Research the Pires da Charneca family

Afonso Pires da Charneca's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Afonso Pires da Charneca

Also Known As: "Alfonso Pérez"
Birthdate:
Birthplace: Lisboa, Lisboa, Portugal
Death:
Immediate Family:

Son of Afonso Pires de Castro, senhor de Sanguinhedo e Parada and Constança Esteves
Brother of D. Martim Afonso Charneca, Bispo de Coimbra, Arcebispo de Braga; Margarida Afonso; Fernando de Castro; Constança Afonso da Charneca and Diogo Gonçalves de Castro

Managed by: Eduardo Cardoso Mascarenhas de L...
Last Updated:

About Afonso Pires da Charneca

Afonso Pires da Charneca (filho)

Afonso Pires da Charneca, senhor dos Lagares d´El-Rei, cavaleiro e vassalo. Em Lisboa, em 6 de Outubro de 1384, foi armado cavaleiro pelo Mestre de Avis (futuro rei D. João I) ao prestar-lhe homenagem, nesse dia e antes da batalha de Aljubarrota, como regente do Reino em sólio vacante. No ano seguinte esteve presente, pelo braço da Nobreza, na Cortes de Coimbra.

A 24 de Julho de 1385, D. João I doou a «Afom priz da charneca caualeiro nosso uasallo», de juro e herdade, para sempre, as vinhas e seus lugares que são no termo da cidade de Lisboa «aallem d aRoyos caminho da charneca as quaaes sooe d andar co a nossa adega da dcta cidade».

Morreu sem geração nem testamento. Mandou o rei que os seus bens passassem para o seu irmão D. Martinho Afonso Pires da Charneca arcebispo de Braga.

Controvérsia Diz-se que seu pai recebeu a mercê da Alcáçova e várias outras terras "por serviços que este lhe fez", entre elas os Lagares d´El-Rei, por ordem do referido "Mestre" de Avis, o rei D. João I de Portugal, mas, no entanto tudo parece indicar que se esteja a confundir com este seu filho varão e seu já «aportuguesado» homónimo. Assim como quais deles foi ou não um dos escolhidos pela corte para acompanhar o condestável D. Nuno Álvares Pereira quando este exerceu o cargo de Fronteiro-mor do Além-Tejo.

Dados Genealógicos

Filho de:

Afonso Perez da Charneca e de Constança Esteves.

Referências

↑ "A Casa dos Mirandas na Rua das Flores", por Marquês de Rio Maior, separata da Revista Municipal, Lisboa, 1950

↑ Manuel Abranches de Soveral. Afonso Pires da Charneca Roglo.eu.

Bibliografia "A Casa dos Mirandas na Rua das Flores", de Marquês de Rio Maior, separata da Revista Municipal, Lisboa, 1950. "Monarquia Luzitana", de Frei Manuel dos Santos, cap. VIII, pag. 748.

in, https://www.wikiwand.com/pt/Afonso_Pires_da_Charneca_(filho)



AFONSO PIRES DA CHARNECA era Fidalgo Castelhano do tempo do Rei D. Fernando, e fez seu assento na Charneca; veja-se a Crónica do Rei D. João I, Part. 1ª, Cap. 191. Fez-lhe o dito Rei D. João I mercê de Alcaçova e outras terras por serviços que lhe fez, e foi escolhido pelos de Lisboa para acompanhar o Conde Nuno Álvares Pereira quando foi Fronteiro Mor do Alentejo; foi casado com Constança Esteves que era natural de Lisboa

2 Martim Afonso de Lisboa, ou Charneca [107]

2 Afonso Pires de Charneca, s.g.

2 Margarida Afonso m.er do Contador Diogo Aires

2 Constança Gil que casou, e teve:

- 3 Vicente Annes, a quem seu tio, Arcebispo de Braga, chama à sucessão dos Morgados, s.m.n.

- 3 Afonso Annes, o mesmo

2 Diogo Gonçalves de Castro, nos Castros

[107] No ttº. de Castros § 3 Sub N 11 diz-se que Martim Afonso da Charneca, era filho de Afonso Pires de Castro que ali se diz ser o primeiro que veio de Castela para este Reino que supomos ser este de N 1 e que fez assento na Charneca, sendo como supomos o mesmo era Afonso Pires filho de Pedro Fernandes de Castro Sr. de Fornelos, ttº. de Castros § 3 N 10.

(Gayo, NFP, tit. Mirandas $ 1 N 1).

————————————————————————

Afonso Pires da Charneca (1340 - a. 11 de Dezembro de 1392) foi um fidalgo do Reino de Castela, de seu nome Alfonso Pérez em castelhano, que, durante o reinado de D. Fernando I de Portugal, passou a Portugal e terá fixado a sua moradia na Charneca e ali edificado o seu solar. Terá sido também senhor de Parada e de Sanguinhedo.

Fernão Lopes designa-o "Afonso Perez da Charneca" e, no capítulo CLIX da 1.ª parte da Crónica de D. João I,[1] diz que foi uma das "algumas pessoas que ajudaram o Mestre a defender o reino".

Controvérsia Diz-se que recebeu a mercê das Alcáçovas e várias outras terras "por serviços que este lhe fez", entre elas os Lagares d' El-Rei, por ordem do referido Mestre de Avis, o rei D. João I de Portugal,[1] mas, no entanto tudo parece indicar que se esteja a confundir com o seu filho mais velho e seu «aportuguesado» homónimo. Assim como quais deles seria um dos escolhidos pela corte para acompanhar o condestável D. Nuno Álvares Pereira quando este exerceu o cargo de Fronteiro-mor do Além-Tejo.

Casamento e descendência

Casou com:

Constança Esteves (c. 1340 - d. 11 de Dezembro de 1392).[1] [2] Documenta-se como Constança Esteves, mãe de D. Martinho, Bispo de Coimbra e do Conselho, quando a ambos D. João I a 11 de Dezembro de 1392 confirmou a doação que fizera a Afonso Pires da Charneca, filho da dita Constança Esteves e irmão do dito Bispo, do lugar de Alcáçovas, dumas vinhas e lagares «aallem d aRoyos e partem com o caminho da charneca», e de umas casas em Sintra. Dela teve: Afonso Pires da Charneca;[1] Martinho Afonso Pires da Charneca (ou de Miranda) (1360 -?), que foi bispo do Porto e bispo de Braga e de quem descendem os Mirandas;[1] Constança Afonso da Charneca; Margarida Afonso de Miranda (da Charneca) casada com Diogo Aires, sem geração, e depois com Rui de Brito, escudeiro e juiz do cível de Lisboa (1410-11), com geração.[3] Para Felgueiras Gayo teria também como filhos:

Fernando de Castro, viveu na Galiza (?); Diogo Gonçalves de Castro (1360 -?) casado com Aldonça Coelho (?).

https://www.wikiwand.com/pt/Afonso_Pires_da_Charneca

view all

Afonso Pires da Charneca's Timeline

1384
October 6, 1384
Lisboa, Lisboa, Portugal
????