Amaro de Sousa Coutinho

Is your surname de Sousa Coutinho?

Research the de Sousa Coutinho family

Amaro de Sousa Coutinho's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Amaro de Sousa Coutinho

Also Known As: "Amaro de Souza Coutinho"
Birthdate:
Birthplace: Lisboa, Lisboa, Portugal
Death:
Immediate Family:

Son of Cristovão de Sousa de Albuquerque de Alte and Dona Ana Maria de Barros Pereira
Husband of Ana Maria de Espinosa and Aldonça de la Penha Deusdará
Father of Antônio da Rocha Pita e Sousa
Brother of António da Cunha de Sousa da Silva da Cunha e Albuquerque, Alcaide-mor de Porto de Mós

Managed by: Leonardo Costa
Last Updated:

About Amaro de Sousa Coutinho

Amaro de Souza Coutinho Fidalgo da Caza de Sua Mag.e Capitão de Infantaria de hum dos Regimentos da Praça da Bahia natural da Corte e cidade de Lisboa e morador a trinta e seis annos nesta ditta cidade da Bahia de edade que disse ser de sessenta e hum anno testemunha jurada aos Sanctos Evangelhos” (p. 12v).

Fonte: Diligência de Habilitação para a Ordem de Cristo de Gonçalo Nunes da Fonseca


Amaro de Souza Coutinho pesue hua fazenda chamada o Juazeiro, no Riacho do Gentio com duas legoas de comprimento, hua de largura, a qual deo em dote a sua molher, Simão da Fonceca Pita: desta fazenda tambem se paga renda da Casa da Torre.

O dito Amaro de Souza Coutinho, pesue pella mesma rezão, outra fazenda chamada o Peixe no mesmo Riacho, com tres legoas de comprimento, e duas de largura, de que tambem paga renda a Casa da Torre”.

Fonte: Ofício do desembargador, Francisco Marcelino de Gouveia, ao secretário de Estado da Marinha e Ultramar, Francisco Xavier Mendonça Furtado, enviando uma relação de todos os possuidores de terras no Piauí. Oeiras: 16 nov 1762. p. 75.


JABOATÃO, A. DE S. M. Catálogo genealógico das principais famílias: que procederam de Albuquerques, e Cavalcantes em Pernambuco, e Caramurus na Bahia, tiradas de memorias, manuscritos antigos e fidedignos, autorizados por alguns escritores, e em especial o Theatro Genealógico de D. Livisco de Nazáo Zarco e Colona, aliás Manoel de Carvalho de Atahide, e acrescentado o mais moderno, e confirmado tudo, assim moderno, como antigo com assentos dos livros de baptizados, cazamentos, e enterros, que se guardam na Camara Ecceziastica da Bahia. Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, Rio de Janeiro, tomo LII, parte 1, 1889.


MIRANDA, R. D. Coronel Antônio da Rocha Pitta. Portal Entretextos, 2020. Disponível em: <https://www.portalentretextos.com.br/post/coronel-antonio-da-rocha-...>. Acesso em 28 out 2021.


AMARO DE SOUSA COUTINHO, natural desta Cidade, filho de Christovão Esteves de Alte, que foi Moço Fidalgo e neto de Antonio da Silva de Alte, Moço Fidalgo com o nome de Amaro de Barros Coutinho por Alvará de 20 de Junho de 1699 Livro 12 das Mercês d ElRei D Pedro II folhas 419 Alvará com salva que está registado no dito livro e folhas de 12 de Maio de 1735 mudando lhe o apelido Fidalgo Escudeiro por Alvará da data ultima Livro 27 das Mercês d ElRei D João V folhas 10.

Diccionario aristocratico contendo os alvarás dos foros de fidalgos de casa Real.

view all

Amaro de Sousa Coutinho's Timeline