O projeto "Famílias do Nordeste" tem como objetivo organizar, no âmbito da árvore genealógica mundial do Geni, a vertente das famílias com raízes nos estados do nordeste do Brasil.
O projeto "Famílias do Nordeste" tem como objetivo organizar uma árvore genealógica das famílias com raízes nos estados do nordeste do Brasil, nos três primeiros séculos da colonização portuguesa, até a independência do Brasil. Em sua elaboração, produz-se um "Dicionário de Famílias do Nordeste", no qual apresenta-se um perfil resumido em cada verbete além de procurar atentar para os seguintes eixos étnico, geográfico e histórico:
a) Os primeiros núcleos povoadores do litoral e do sertão: aldeamentos indígenas, fortificações, freguesias, vilas, cidades;
b) A expansão pernambucana, inclusive associada aos bandeirantes paulistas;
c) A expansão baiana, inclusive a promovida pela Casa da Torre e pela Casa da Ponte;
d) O crescimento populacional promovido pela imigração de pessoas de diferentes procedências étnicas (portugueses - continente e ilhas atlânticas, espanhóis, bascos, holandeses, judeus, ciganos, italianos, franceses, africanos);
e) O crescimento populacional promovido pela imigração de pessoas de diferentes províncias, não pertencentes ao nordeste.
Duas ideias são importantes nesse projeto. A primeira é caracterizar uma grande rede de parentela em todo o nordeste, com vários elos em comum nas diferentes famílias. A segunda, é permitir uma estruturação e subestruturação que possa servir de subsídio para uma melhor compreensão dos resultados genéticos obtidos nos testes de ancestralidade por DNA (Y-DNA, mtDNA, at - autossômico e cromossomo X). Não deixa de ser importante para futuros trabalhos de pesquisas nessa tão importante área da genealogia genética.