Amazonas de Araújo Marcondes

public profile

Is your surname de Araújo Marcondes?

Research the de Araújo Marcondes family

Amazonas de Araújo Marcondes's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Amazonas de Araújo Marcondes

Birthdate:
Birthplace: Palmas, Palmas, PR, Brazil
Death: December 23, 1924 (77)
União da Vitória, PR, Brazil
Immediate Family:

Son of Francisco Ignacio Marcondes de Araújo and Maria Josepha de França
Husband of Julia de Araújo Marcondes
Father of Epaminondas Amazonas; Private; Maria Josefa Amazonas; Rivadávia Amazonas; Stella Amazonas and 2 others
Brother of Napoleão Marcondes de França; João Antonio de Araújo Pimpão; Brasileiro Marcondes Pimpão; Maria Rita De Araújo Pimpão; Manoel Ignacio de Araújo Pimpão and 1 other

Managed by: Private User
Last Updated:

About Amazonas de Araújo Marcondes

Amazonas de Araújo Marcondes (Palmas, 17 de dezembro de 1847 — União da Vitória, 23 de dezembro de 1924) foi um empresário, Coronel (da Guarda Nacional) e político brasileiro.

Biografia

O Coronel Amazonas de Araújo Marcondes era filho de Francisco Inácio de Araújo Pimpão e de d. Maria Josefa de França. Seus estudos foram realizados em sua cidade natal (Palmas - interior da recém criada província do Paraná), Castro e Palmeira. Em sua mocidade, alistou-se no exército como voluntário para combater o inimigo da nação na Guerra do Paraguai e retornou, deste conflito, como sargento.

Seu pai era proprietário da "Cruzeiro", uma vasta fazenda em Palmas que criava gado e cavalos e como a distância entre a fazenda e a capital da provincia era grande, ocasionava a morosidade do reabastecimento de itens básicos para o negócio. Neste sentido, Amazonas viu uma oportunidade comercial e ajudar o seu pai em relação ao abastecimento e assim conseguiu uma autorização imperial para explorar a navegação (Decreto Imperial no. 7248 de 19 de abril de 1879). Em meados de 1879 estabeleceu-se na margem esquerda do Rio Iguaçu (região da atual cidade de União da Vitória) pois sua autorização permitia-lhe a exploração deste ponto até o porto de Caiacanga. Inicialmente trabalhou com jangadas e canoas e em 27 de dezembro de 1882 lançou sua primeira embarcação a vapor; o "Cruzeiro" (em homenagem à fazenda do seu pai). Logo em seguida colocou na linha os vapores “Visconde de Guarapuava” e “Brasil”.

Com os serviços realizados em sua empresa de transporte fluvial, desenvolveu várias regiões à beira do Rio Iguaçu, bem como, o comércio e a indústria ervateira, e hoje é considerado o patriarca e fundador da cidade de Porto União da Vitória (desmembradas, anos depois, em União da Vitória e Porto União) e fundador da cidade de Porto Amazonas (antigo porto de Caiacanga[4] e que possui este nome em homenagem ao coronel).

Em 1891 recebeu da Escola Livre de Engenharia do Rio de Janeiro o diploma em Honoris Causa, nomeando-o Engenheiro Florestal e em 6 de março de 1892 foi nomeado coronel comandante da Guarda Nacional de Palmeira.

Também foi deputado estadual, por várias legislaturas, prefeito de União da Vitória (por 4 mandatos)[3] e participou da Comissão dos Limites Brasil-Argentina.

O Coronel Amazonas de Araújo Marcondes faleceu, aos 77 anos de idade, na terça-feira dia 23 de dezembro de 1924.

A cidade que o coronel ajudou a fundar, União da Vitoria, batizou um logradouro homenageando o empresário que trouxe o desenvolvimento para a região. Essa homenagem é no nome da Praça Coronel Amazonas de Araújo Marcondes.

Fonte: WP

=======================================================================================================================

Municípios paranaenses >> U :: V :: W :: X >> União da Vitória

Em 1769 o capitão Peixoto fundou o Entreposto de Nossa Senhora da Vitória às margens do Rio Iguaçu, núcleo que originou o atual município. O ano de 1880 marcou a chegada do coronel Amazonas de Araújo Marcondes, o homem que lançou os alicerces da civilização e tradição união-vitoriense. Em 1881 chegou a primeira leva de imigrantes alemães, vindos de Rio Negro e do Vale do Itajaí. Estas famílias dedicavam-se especialmente à agricultura.

Pelo Decreto nº. 54, de 27 de março de 1890, a freguesia foi elevada à categoria de vila, e pelo Decreto nº. 55, do mesmo dia, mês e ano, foi criado o município de Porto União da Vitória, com território desmembrado de Palmas. Em 1905 foi inaugurada a estação ferroviária. Junto com os trilhos vieram problemas, por conta da região do Contestado.

Em função do Tratado de Limites entre os Estados do Paraná e Santa Catarina, em 07 de setembro de 1917, a cidade de Porto União da Vitória dividiu-se em duas. União da Vitória em território paranaense, Porto União no catarinense, e no meio o Rio Iguaçu.

O nome da cidade é em referência à primeira denominação do lugar, Entreposto de Nossa Senhora da Vitória, fundado pelo capitão Antônio da Silveira Peixoto. O município tem como distritos administrativos as localidades de São Cristóvão e São Domingos.

Criado através da Lei Estadual nº. 744 de 11 de março de 1908 e instalado em 15 de março do mesmo ano foi desmembrado de Palmas.

view all

Amazonas de Araújo Marcondes's Timeline