Antão de Almada, 12.º conde de Avranches

Is your surname de Almada?

Connect to 2,114 de Almada profiles on Geni

Antão de Almada, 12.º conde de Avranches's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Antão de Almada, 12.º Conde de Avranches, 13.º senhor dos Lagares d´El-Rei

Birthdate:
Birthplace: Condeixa-a-Nova, Coimbra, Reino de Portugal
Death: January 26, 1797 (78)
Reino de Portugal
Place of Burial: Lisbon, Lisboa, Portugal
Immediate Family:

Son of Luis José de Almada, 8.º senhor de Pombalinho and D. Violante Maria Antónia de Portugal
Husband of Violante Josefa de Almada Henriques
Father of Lourenço José Boaventura de Almada, 1.° conde de Almada; Maria do Carmo Xavier de Almada and Maria José do Carmo Xavier de Almada
Brother of Ana Ludovina de Almada Portugal
Half brother of Lourenço de Almada, 9° senhor de Pombalinho; Leonor Josefa de Tavora; Luis Francisco de Assis Sanches de Baena; Maria Ana Teresa Josefa de Portugal and José António de Almeida de Baena, principal da Sé

Managed by: George J. Homs
Last Updated:

About Antão de Almada, 12.º conde de Avranches

Filho de Luis José de Almada (10º conde de Avranches, 13º senhor dos Lagares d' El-Rei, e 8º senhor de Pombalinho) e de Violante de Portugal.

Antão de Almada (12º conde de Avranches, 14º senhor de Lagares d´El-Rei), nascido a 19 de Abril de 1718 em Condeixa-a-Nova, no palácio da sua família paterna, e morreu a 26 de Janeiro de 1797, tendo sido sepultado na capela da família na igreja do Convento da Graça, em Lisboa.

Casou em 24 de Outubro de 1756, com Violante Josefa de Almada Henriques (11ª condessa de Avranches e 10ª senhora de Pombalinho), que era sua sobrinha , nascida a 8 de Julho de 1722, filha do seu meio irmão Lourenço de Almada e de Maria da Penha de França de Mendonça, e neta de seu pai Luis José de Almada e da sua primeira mulher Francisca Josefa de Tavora.

Dessa união nasceram Lourenço José Boaventura de Almada, 1º conde de Almada (14º senhor dos Lagares d' El-Rei) (10º senhor de Pombalinho) casada com Maria Bárbara Lobo da Silveira Quaresma.

Maria José do Carmo Xavier de Almada, nascida a 22 de Outubro de 1761, casada em 5 de Março de 1786 com seu primo Aires José Maria de Saldanha Albuquerque Coutinho Matos e Noronha, 2º conde da Ega, Gentil Homem da corte de Maria I, alcaide-mor de Soure e Guimarães, deputado da Junta dos Três Estados, Inspector-Geral dos Provimentos do Exército, embaixador em Madrid em 1806.

Foi mestre-sala da Casa Real e administrador em algumas colónias portuguesas, entre outros importantes cargos.

Obteve o estatuto de moço fidalgo por alvará de 21 de Junho de 1734 e de fidalgo escudeiro em 1 de Novembro do mesmo ano.

Exerceu os cargos de deputado da Junta dos Três Estados, fez parte do Conselho Real por carta de El-ei José I de 22 de Agosto de 1766 e nomeado em 1750 alcaide-mor ou comendador de Proença-a-Velha.

Foi o primeiro a presidir a Capitania Geral dos Açores, com o título de Presidente da Junta da Administração e Arrecadação da Real Fazenda e Governador e Capitão-General das Ilhas dos Açores, na sequência do alvará de 2 de Agosto de 1766 . Desembarcou na cidade de Angra a 28 de Setembro de 1766 e tomou posse a 7 de Outubro daquele ano. Governou até 1774, desconhecendo-se o dia de sua partida para Lisboa.

Passado meio século ainda se dizia de Antão, que: "houve-se el-rei por mui bem servido dele, honrando-o e engrandecendo-o por isso, como quem se tinha portado no cargo com toda a dignidade e ciência. Viveu com fausto de sua pessoa e família, servido de carruagens, formosas bestas, pajens e criados. Era muito afável, cortesão e esmoler: sobretudo muito delicado, no ouvir as partes atencioso e justiceiro; por extremo amigo de se não intrometer em jurisdição alheia; e como vinha em uma época de reformas, nem por isso ostentou a força de sua autoridade; nem mesmo consta lhe fosse necessário empregar meios violentos para obter os fins propostos. Tanto era o respeito que se lhe tributava que ainda hoje o seu nome é venerado nestas ilhas, e pronunciado com verdadeiro acatamento".

in, https://www.wikiwand.com/pt/Ant%C3%A3o_de_Almada,_12.%C2%BA_conde_d...

Antao and his wife are the godparents of Luzia, right page, in 1767:

http://culturacores.azores.gov.pt/biblioteca_digital/SMG-PD-SAOSEBA...

Carl LaPietra 12/30/2023

view all

Antão de Almada, 12.º conde de Avranches's Timeline

1718
April 19, 1718
Condeixa-a-Nova, Coimbra, Reino de Portugal
1757
August 10, 1757
Quinta dos Lagares d' El-Rei, Lisbon, Lisbon, Portugal
1761
October 22, 1761
Anjos, Lisboa
October 22, 1761
Reino de Portugal
1797
January 26, 1797
Age 78
Reino de Portugal
????
Lisbon, Lisboa, Portugal