António Félix Machado da Silva e Castro, 2º marquês de Montebelo

Ist Ihr Familienname Machado da Silva e Castro?

Die Familie Machado da Silva e Castro erforschen

Geni Profil von António Félix Machado da Silva e Castro, 2º marquês de Montebelo

Teilen Sie Ihren Familien-Stammbaum und Fotos mit den Menschen, die Sie kennen und lieben

  • Ihren Familien-Stammbaum online aufbauen
  • Fotos und Videos teilen
  • Smart Matching™-Technologie
  • Kostenlos!

António Félix Machado da Silva e Castro, 2º marquês de Montebelo

Geburtsdatum:
Tod
Angehörige:

Sohn von Félix Machado y Silva, 1.º Marquês de Montebelo und Violante de Orozco
Ehemann von Luisa Maria de Mendonça e Eça, (Dona.)
Vater von Félix José Machado de Mendoça Eça Castro e Vasconcelos, senhor de Entre Homem e Cávado

Beruf: 2º marquês de Montebelo
Verwalted von: Private User
Zuletzt aktualisiert:

About António Félix Machado da Silva e Castro, 2º marquês de Montebelo

António Félix Machado da Silva e Castro (c. 1650 - ?), o segundo Marquês de Montebelo, segundo Conde de Amares e sétimo Senhor de Entre Homem e Cávado, foi um administrador colonial português.

Era filho do primeiro Marquês de Montebelo, primeiro Conde de Amares e sexto Senhor de Entre Homem e Cávado Félix Machado da Silva Castro e Vasconcelos e de sua mulher Violante de Orozco.

Foi governador geral de Pernambuco, de 5 de junho de 1690 a 13 de junho de 1693, e Fidalgo da Casa Real. Casou em Lisboa, Pena, a 2 de Dezembro de 1675 com Luísa Maria de Mendonça e Eça (c. 1650 - ?), com descendência. Fora do casamento teve uma filha bastarda.

in, http://pt.wikipedia.org/wiki/Ant%C3%B3nio_F%C3%A9lix_Machado_da_Sil...

Na verdade, a "torre fortíssima" de Castro, rematada por merlões e matacães e rodeada por fosso defensivo e muralhas, terá sido construída em meados do século XIV, pertencendo à família dos Machados, Senhores de Entre Homem e Cávado. No inicio da centúria de Quinhentos, Manuel Machado de Azevedo mandou fazer obras de remodelação na torre medieval, e no final do século foi-lhe adossado um edifício rectangular, correspondente à ala residencial. Esta edificação de dois pisos caracteriza-se pela irregularidade da tipologia e disposição das diversas fenestrações, apresentando a entrada principal, precedida de escadaria, no registo superior de uma das fachadas laterais. Desta época datará também a campanha decorativa dos salões da Casa, correspondendo a um núcleo de pinturas de "interessante sabor mitológico-pagão", como A conquista de Tróia ou A Aurora e Meridies, e um outro conjunto, representando diversas "cenas da vida dos senhores de Castro", executadas cerca de 1598 pelo pintor Manuel Arnao Leitão, cuja autoria "é atestada por evidentes afinidades de estilo com outras obras galegas já referenciadas: o mesmo tipo de desenho atarracado com figuras em frustres torções serpentinadas e dinâmicas, cromatismo cálido, tecidos moldados com dureza, fundos de arquitectura articulados em ambíguos jogos de planos, "receitas" de figurinos, e de alguns escorços, repetidas como uma constante do artista" (SERRÃO, 1998, p. 252-254). Em 1699 D. António Félix Machado financiou obras de remodelação da torre, conforme atesta a inscrição colocada numa das fachadas, "ESTA TORE MANDOV / REFORMAR ANTONIO / E LVIZA SVA MVLHER / SENHORES E DONATA / RIOS DESTE CONCº / ANO DE 1699". No entanto, o terramoto de 1 de Novembro de 1755 danificou a estrutura do solar, nomeadamente provocando a queda de parte das ameias. Em meados do século XX, o proprietário da Casa iniciou a reconstrução dos edifícios, que então se encontravam em avançado estado de ruína, preservando o conjunto até à actualidade. Catarina Oliveira DIDA/IGESPAR/ Abril de 2009

alle anzeigen

Lebenslinie von António Félix Machado da Silva e Castro, 2º marquês de Montebelo