Bartolomeu Antunes Lobo

How are you related to Bartolomeu Antunes Lobo?

Connect to the World Family Tree to find out

Bartolomeu Antunes Lobo's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Bartolomeu Antunes Lobo

Also Known As: "Bartholomeu Antunes Lobo"
Birthdate:
Birthplace: Portugal
Death: circa 1595 (39-107)
Brazil
Immediate Family:

Husband of Vitória de Sá Ferreira
Father of Manuel Antunes

Managed by: Ana Toledo - Curadora
Last Updated:

About Bartolomeu Antunes Lobo

“Em petição enviada a Gaspar Correia em 1595, Bartolomeu Antunes e seu filho Manuel Antunes afirmam ter sido os primeiros povoadores da região onde viviam, a “ilha da Aipoya” (Gipóia), possuindo ali sua fazenda com “roças e peças” desde 1586. Eles solicitam ao mesmo novas terras no continente. (Américo de Moura apud CAPAZ, 1996, p. 73)”.

Localização da Sesmaria de Bartolomeu Antunes Lobo e de Vitória de Sá :

“Pedro Alexandre Galvão, morador do distrito de Ilha Grande e assistente local, de origem indígena, tinha escravos e foreiros e era "possuidor" do sítio, de cerca de meia légua , de nome Mangaratiba, resultado de uma compra efetuada com três religiosos. De início, relata a ordem sucessória dos anteriores possuidores daquela área. Assim, o primeiro possuidor, Bartolomeu Antunes Lobo, teria recebido a terra havia mais de 160 anos, através de uma carta de sesmaria. Por ser o primeiro registro de ocupação, tal título aparece com a referência de sesmaria primordial. Em todo o material analisado, não foi possível confirmar se esta denominação era consagrada a toda primeira ocupação ou registro da ocupação através de carta de sesmaria. Sobre Bartolomeu Antunes, conseguiu se averiguar que havia recebido uma carta de sesmaria , com cerca de 750 braças de testada e mil para o sertão, na região entre de Itinga e a ilha da Conceição, doada em 8 de fevereiro de 1568. Essas duas localidades com suas respectivas denominações não foram localizadas nos mapas. Porém, há, ainda hoje, uma praia chamada Conceição de Jacareí, há uns 15 quilômetros de Mangaratiba, onde em frente há uma ilha. Nos processos, encontra-se transcrita cópia de uma carta de sesmaria concedida por Gonçalo Correia de Sá, Capitão Mor e provedor Capitania de São Vicente e de Santo Amaro, na verdade para Dona Vitória de Sá e Bartolomeu Antunes Lobo, na cidade de Santos, por Vasco Mota, em 18 de abril de 1618 ....”

“Clara de Oliveira foi casada por 1580 com Manuel Antunes , nascido por 1550 , filho de Bartolomeu Antunes e de sua mulher (não mencionada) povoadores da Capitania de São Vicente. Antes de 1586 , tinha Manuel Antunes roças e administrados no povoação de "Jypoia" , junto da Ilha Grande , e , como primeiro povoador , obteve em 1595 uma sesmaria nesta paragem , por despacho do governador e lugar-tenente do Senhor Lopo de Souza , Cap. Jorge Correia (Sesm , I , 171). Em 1610 , possuía casas em Angra dos Reis (id. , 114). Em 1611 , com o filho Bartolomeu Antunes Lobo e três parentes afins (Manoel Machado , Francisco Machado e Paschoal Machado de Souza , filhos de Simão Machado e de sua mulher Maria da Costa , esta filha de Estevão da Costa e de sua mulher Isabel Lopes de Souza , todos naturais de Portugal) recebeu carta de sesmaria na região da barra de Guaratiba e Ilha de Marambaia , dada pelo capitão Gaspar Conqueiro (id. , 178). Servia Manuel Antunes nesse ano o posto de capitão e lugar-tenente do Senhor Lopo de Souza , donatário da Capitania de São Vicente (id. , 202 e 204). Teria falecido , com a mulher , no Rio de Janeiro”. (H. V. Castro Coelho).

view all

Bartolomeu Antunes Lobo's Timeline

1492
1492
Portugal
1550
1550
Portugal
1595
1595
Age 103
Brazil