D. Pedro de Menezes, 1º conde de Cantanhede

Is your surname de Menezes?

Connect to 11,364 de Menezes profiles on Geni

D. Pedro de Menezes, 1º conde de Cantanhede's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

About D. Pedro de Menezes, 1º conde de Cantanhede

Dom Pedro de Meneses , 1.º conde de Cantanhede,5.° Senhor de Cantanhede, casou-se em segundas núpcias com com D. Beatriz de Melo, filha do chanceler-mor Rui Gomes de Alvarenga. Foram pais de D. Aleixo de Meneses, célebre aio do rei D. Sebastião de Portugal.

in, http://pt.wikipedia.org/wiki/Pedro_de_Meneses,_1.%C2%BA_Conde_de_Ca...

Cronologia da Construção do Paço dos Condes de Cantanhede, 1553 (?). Séc. 16 - construção de provável iniciativa de D. João de Meneses, 5º senhor da vila

Dom Pedro de Menezes, feito 1.º Conde de Cantanhede por El-Rei D. Afonso V em 6 de Agosto de 1479, foi Senhor de Cantanhede, Tancos, Tanquinhos, Ceiceira, da Atalaia e de muitas outras Vilas e terras. Foi do Conselho de El-Rei, Alféres-Mor de El-Rei D. Manuel (por Carta Régia de 5 de Maio de 1512), Cavaleiro da Espada e Grande Militar do Reino de Portugal.

Descendia de Dom Afonso Telles de Menezes e de sua mulher, a Infanta Dona Teresa, filha natural de El-Rei D. Sancho I de Portugal. Era 3.º Neto de Dom Gonçalo Telles de Menezes, Conde de Neiva e Faria, Alcaide-Mor de Coimbra e 1.º Senhor de Cantanhede.

Dom Pedro de Menezes, por volta de 1514, como Senhor donatário de Atalaia, terá encarregado o genial Mestre João de Ruão de levantar esta verdadeira Pérola da Arquitectura Portuguesa, original tesouro da Renascença em Portugal, Monumento Nacional do nosso Reino e verdadeira menina-dos-olhos do Povo Português.

A efígie de Dom Pedro de Menezes bem poderá ser uma das que irrompem dos medalhões do maravilhoso pórtico principal da Igreja por si fundada e o seu Brasão de Armas figura no fecho da abóbada da Capela-Mor. Estas Armas são as que, habitualmente, se designam por Armas dos Menezes de Cantanhede:- Escudo esquartelado, o I e IV, das Armas de Portugal com um filete negro em barra; o II e III, de vermelho com cinco flores-de-lis em aspa (Albuquerque antigas), e sobre o todo um escudete de oiro liso (Menezes). No II e III deste brasão de armas apenas constam três flores-de-lis.

By, Américo Carneiro.