Diogo José Ferreira de Eça de Menezes, 3.º conde da Lousã

public profile

Is your surname Ferreira de Eça de Menezes?

Research the Ferreira de Eça de Menezes family

Diogo José Ferreira de Eça de Menezes, 3.º conde da Lousã's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Diogo José Ferreira de Eça de Menezes, 3.º conde da Lousã

Birthdate:
Birthplace: Casa do Arco, Rua de Santa Maria, Guimaraes, Braga, Portugal
Death: February 04, 1862 (89)
42, Rua da Escola Politécnica, Lisbon, Lisbon, Portugal
Immediate Family:

Son of Rodrigo José Antonio de Menezes, 1º conde de Cavaleiros and Maria José Ferreira de Eça e Bourbon, 12.º Senhora da Casa de Cavaleiros
Husband of D. Mariana Antónia do Resgate de Saldanha Côrte-Real da Câmara e Lancastre, 3.ª condessa da Lousã
Brother of Isabel José de Menezes; Gregório José Antonio Ferreira de Eça e Menezes and José Tomás de Eça de Menezes

Managed by: George J. Homs
Last Updated:

About Diogo José Ferreira de Eça de Menezes, 3.º conde da Lousã

D. DIOGO JOSÉ FERREIRA DE EÇA DE MENESES (1772-1862), 3.º Conde da Lousã, obteve o título pelo seu matrimónio com a condessa do mesmo e por carta de mercê de 25-IV-1804, o qual lhe foi cedido pelo seu sogro ainda em vida e antes do seu segundo e não previsto casamento já tardio, do qual nasceriam mais filhos varões com direito à sucessão. Foi Par do Reino e ocupou várias vezes ao longo da vida cargos destacados nos Negócios da Fazenda, tanto em Portugal como no Brasil onde a sua família prestou relevantes serviços desde sempre.

Nasceu a 1-VIII-1772 na secular Casa do Arco, na Rua de Santa Maria, em Guimarães, cidade onde foi baptizado a 13 do mês seguinte na Igreja de Nossa Senhora da Oliveira. Teve por padrinho o conde dos Arcos, irmão de seu pai, com procuração a D. Luís Joaquim de Noronha; e por madrinha a condessa de Cantanhede, sua tia e cunhada de seu pai, que passou procuração a D. Martinho de Almeida, coronel em Chaves.

Faleceu viúvo e sem sucessores directos a 4-II-1862, pelas “dez horas da noite na casa número quarenta e dois da Rua da Escola Politécnica desta freguesia de São Mamede de Lisboa”[1], e foi sepultado no n.º 596, na Rua 27 do cemitério dos Prazeres, o qual era de D. Luísa Perpétua Carneiro Sotomaior (c. 1785), que casou nas sua segundas núpcias com seu irmão D. José Tomás de Eça e Meneses (c. 1780). Não teve filhos e deixou testamento no qual dividiu o que restava da sua fortuna por cinco principais herdeiros, servidores da maior confiança e familiares, entre eles D. Luís Vitorino de Lencastre (1809-1893), seu cunhado, o qual foi nomeado testamenteiro e em recompensa deste encargo lhe legou a sua Quinta das Amendoeiras em Cadafais, no concelho de Alenquer. Deixou ainda alguns legados em dinheiro para distribuir por alguns conventos de freiras de Lisboa, por caseiros e criados de menor importância, assim como pelos pobres da sua freguesia.

in, http://heraldicagenealogia.blogspot.pt/2011/06/d-diogo-jose-ferreir...

view all

Diogo José Ferreira de Eça de Menezes, 3.º conde da Lousã's Timeline

1772
August 1, 1772
Casa do Arco, Rua de Santa Maria, Guimaraes, Braga, Portugal
1862
February 4, 1862
Age 89
42, Rua da Escola Politécnica, Lisbon, Lisbon, Portugal