Dom Francisco de Castelo Branco

Is your surname de Castelo Branco?

Connect to 2,260 de Castelo Branco profiles on Geni

Dom Francisco de Castelo Branco's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Francisco de Castelo Branco

Portuguese: Francisco da Cunha Castelo Branco
Also Known As: "Francisco de Castello Branco"
Birthdate:
Death: circa 1732 (74-91)
São Luís, State of Maranhão, Brazil
Immediate Family:

Son of Antonio de Castello Branco, 11° senhor de Pombeiro and Maria da Silva, 6ª senhora de Belas
Husband of Maria Eugênia de Mesquita and Mércia de Monterroio
Father of Ana Castelo Branco de Mesquita; Clara da Cunha e Silva Castelo Branco; Maria do Monserrate Castelo Branco and Manuel Castello Branco
Brother of Ana da Silva and Pedro de Castelo-Branco da Cunha, 1.º Visconde de Castello Branco, 1° conde de Pombeiro

Occupation: Tesoureiro do Tesouro Real
Managed by: Private User
Last Updated:

About Dom Francisco de Castelo Branco

Foi um Fidalgo de linhagem, e um dos principais progenitores do Nordeste do Brasil, onde se fixou apartir do final do século XVII, quando por determinação do rei de Portugal D.Pedro II, foi por este monarca, D.Francisco enviado para assegurar que se fizeram eficazes os processos de expulsão dos franceses e holandeses do Brasil. Durante o trajeto, sofreu naufrágio na altura da futura Vila de São João da Parnaiba, em cujas imediações foi acolhido antes de seguir o seu destino para o Maranhão. À posteriori, receberia vastas porções de terras na Capitania que lhe recebera logo após o infortúnio sofrido-no Piauí-terras estas, que se localizavam sobretudo, na região de Bitorocara (mais tarde, Cidade de Campo Maior), cuja História confunde-se com a expansão de sua descendência. Uma das Mais notáveis e prolíferas linhagens nobres do Nordeste do Brasil os Castelo Branco descendem de alguns dos mais relevantes monarcas europeus como D.Afonso Henriques e Frederico Barba ruiva, além de importantes Morgados como, por exemplo, o de Pombeiro que se passou para a sua bisavó em linha varonil D.Maria da Cunha, no pós-morte do irmão desta, e que se iria elevar a Condado na pessoa do irmão de D.Francisco da Cunha Castelo Branco D.Pedro.
-----------------------------------------------------------------

(1) Sobre as origens e povoamento das glebas do hoje município de Campo Maior, incontestavelmente, não se pode negar a valiosa e decisiva contribuição da família Castelo Branco.O início dessa família, pelo que se tem notícia histórica e documental, foi a partir da chegada ao Brasil de Dom Francisco Castelo Branco, e depois, por meio dos seus descendentes que se multiplicaram, principalmente, na região Norte do Piauí.

O “brasilianista” americano, John W. F. Dulles, no seu livro “Castelo Branco – O Caminho para a Presidência”, edição de 1979, nos fala sobre D. Francisco da Cunha Castelo Branco e afirma: “Em 1693 o nome de Castelo Branco foi trazido de Portugal para o Brasil. Quem o trouxe foi Francisco da Cunha Castelo Branco, que recebeu de seu soberano a incumbência de reforçar a guarnição portuguesa da Capitania de Pernambuco. Após receber novas ordens quando se encontrava em Recife, Francisco seguiu para o Maranhão para ajudar na defesa dessa Capitania contra as incursões dos holandeses e dos franceses.

Com suas três filhas, ele sobreviveu a um naufrágio durante a viagem, mas perdeu sua esposa e seus haveres. Depois de chegar ao Maranhão, Francisco foi para o que é hoje o Piauí para a fim de recuperar-se de seus prejuízos através da agricultura e da criação de gado, ainda que tendo para isso de lutar contra bandos de gentios (índios)”.

Nos primórdios e períodos mais hostis das lutas de conquistas do Norte do Piauí e, notadamente, em Santo Antônio do Surubim (Bitorocara,Campo Maior), particularmente até 1713 não são encontrados registros da participação dos Castelo Branco. Ao que se sabe, a partir de 1714 é que se noticia sobre essa família, com o casamento de Manuel Carvalho de Almeida com dona Clara da Cunha e Silva Castelo Branco, filha de Francisco da Cunha Castelo Branco e de dona Maria Eugênia de Mesquita. Naqueles tempos era Manuel Carvalho de Almeida, Comissário Geral da Cavalaria do Piauí e havia sido companheiro e auxiliar imediato de Bernardo de Carvalho e Aguiar nas lutas pelas conquistas e pacificação do Norte da Província do Piauí.

De acordo com as afirmativas históricas do Pe. Cláudio Melo, o fundador de José de Freitas, “Manuel Carvalho de Almeida, é também pai dos Castelo Branco de Campo Maior”. Para outros historiadores, desse tronco genealógico, passando por Campo Maior os Castelo Branco penetraram para o Norte, chegaram aos municípios de Barras, Esperantina e ao litoral piauiense.

Fonte: http://bitorocara.blogspot.com.br/2009/02/sobre-as-origens-e-povoam...

2) Dom Francisco da Cunha Castello Branco, que vindo de Pernambuco, após passar pelo Maranhão, estabeleceu-se na Bitoracara (Campo Maior).

Fonte: fragmentos de http://poetaelmar.blogspot.com.br/2011/04/respeito-de-alcenor-rodri...

view all

Dom Francisco de Castelo Branco's Timeline

1649
1649
1682
1682
Anjos, Lisbon, Lisbon District, Portugal
1685
1685
João Pessoa, João Pessoa, PB, Brazil
1687
1687
Lisboa, Lisboa, Portugal
1732
1732
Age 83
São Luís, State of Maranhão, Brazil
????
Brazil