Is your surname Afonso?

Connect to 5,355 Afonso profiles on Geni

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Fernão Afonso

Birthdate:
Birthplace: Terras do Bispado de Coimbra, Portugal Continental, Portugal
Death: before 1552
Vila de São Sebastião, Ilha Terceira, Azores, Portugal
Immediate Family:

Husband of NN
Father of Afonso Anes, de Nossa Senhora da Graça and NN

Managed by: Private User
Last Updated:
view all

Immediate Family

About Fernão Afonso

Afonso Anes foi filho de Fernão Afonso, conforme consta em trabalho publicado no Boletim do Instituto Histórico da Ilha Terceira por Philippe Garnier e em apontamentos feitos por Francisco Ferreira Drummond. Fernão Afonso nasceu em Portugal Continental, onde havia construído duas capelas dedicadas à Nossa Senhora da Graça. Na Ilha Terceira, onde foi viver, doou o terreno para a construção da Ermida de Nossa Senhora da Graça, na Vila de São Sebastião.

As verbas do testamento de Afonso Anes e do pai dele Fernão Afonso foram analisadas no Boletim do Instituto Histórico da Ilha Terceira, VOL. LXIV–LXV, 2006–2007, LXVI, 2008, Angra do Heroísmo, no artigo que trata da transcrição e análise do Livro Tombo da Igreja de São Sebastião: "Livro do tombo da Igreja Matriz da villa de S. Sebastiao na Ilha Terceyra de Açores", pg. 221. As passagens referentes às verbas dos testamentos de Afonso Anes e do pai dele Fernão Afonso estão explicadas a partir da página 225 do referido boletim. "Garnier, P. (2008), Le “Livro do tombo” de l’église de São Sebastião de l’île Terceira. Boletim do Instituto Histórico da Ilha Terceira, LXIV, LXV, LXVI: 211 a 397."

Na referida obra, consta que as verbas do testamento de Fernando Afonso estão nas pp. 10-11 do livro tombo da igreja de São Sebastião (25.8.1550). Consta o seguinte texto transcrito:

"«...com o theor das verbas de hum testamento sobre cuja dispu-ziçam faleceu Estevam Afonço...

... pareceu Balthezar Gonsalves Mordomo de nossa senhora da Grassa, e apresentou huma certidam do publico signal de Antam Dias Taballiam, e escrivam dos reziduos que dizia ser feita aos [19] dias do mes de Setembro de [1573] annos que era sobre a terça de Fernando Afonso defunto; e a verba da certidam he a seguinte. Andre Gonçalves Taballiam o escrevy // verbas//

Declara a certidam do testamento de Fernando Affonso que he ora testamenteyro o Mordomo de Nossa senhora da Graça desta villa de Sam Sebastiam; e que tem de obrigaçam sinco missas em cada hum anno emmentes o mundo durar; e tem de renda em cada hum anno quatrocentos, e sincoenta reiz que pagao os erdeyros de Fernando Affonso em cada hum anno para a confradia de Nossa Senhora. Andre Gonçal-ves Taballiam o escrevy»

Margem: «Terça de Fernando Afonso». «N. Sn.ra da Graça». «450 rs para sinco missas em cada anno»."

Na sequência, na referida obra, o autor cita passagens feitas por Francisco Ferreira Drummond sobre a Ermida de Nossa Senhora da Graça:

"Francisco Ferreira Drummond, Apontamentos para a história dos Açores: p. 237: «Ao lado esquerdo sobre um lugar algum tanto elevado, em frente da fonte de Frei João está colocada a ermida de Nossa Senhora da Graça, a primeira que houve neste distrito, e que no ano de 1526 com efeito já existia sendo alguns anos depois dotada com um pequenho reduto por Gonçalo Anes, Fernão Afonso, que já em Portugal contruira uma igreja à Senhora da Graça, moradores no mesmo Arrabalde, e falecidos até 1552».

p. 260, nota 52: «Em vários papéis desta capela instituida pelos anos de 1560, consta chamar-se Afonso Anes de Nossa Senhora da Graça , e outras vezes é tratado por Afonso Anes Pequeno: o certo é que grande era sua piedade e devoção pela virgem Senhora da Graça, que sem dúvida lhe porvinha de seu pai Fernão Afonso, o qual já no reino tinha levantado duas capelas a esta Senhora, e na Vila de São Sebastião doara o campo em que se fez a ermida desta sua invocação, como em seu lugar deixamos escrito»."

view all

Fernão Afonso's Timeline

1475
1475
1490
1490
1552
1552
Vila de São Sebastião, Ilha Terceira, Azores, Portugal
????
Terras do Bispado de Coimbra, Portugal Continental, Portugal