Filipe de Moura, Capitão Mor de Pernambuco

Is your surname de Moura?

Research the de Moura family

Filipe de Moura, Capitão Mor de Pernambuco's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Filipe de Moura, Capitão Mor de Pernambuco

Also Known As: "Felipe de Moura"
Birthdate:
Birthplace: Lisbon, Portugal
Death: June 28, 1618 (65-74)
Olinda, State of Pernambuco, Brazil
Place of Burial: Olinda, State of Pernambuco, Brazil
Immediate Family:

Son of Manuel de Moura and Isabel de Albuquerque
Husband of Genebra Cavalcanti and Isabel de Albuquerque
Father of Francisco de Moura Rolim, governador-geral do Brasil; Paulo de Moura, Frei Paulo de Santa Catarina; Manoel, Frei; Jeronymo de Moura; Felipe de Moura and 8 others
Brother of Joana de Albuquerque; Jeronimo de Moura and Pedro de Moura

Managed by: Private User
Last Updated:

About Filipe de Moura, Capitão Mor de Pernambuco

JABOATÃO, A. DE S. M. Catálogo genealógico das principais famílias: que procederam de Albuquerques, e Cavalcantes em Pernambuco, e Caramurus na Bahia, tiradas de memorias, manuscritos antigos e fidedignos, autorizados por alguns escritores, e em especial o Theatro Genealógico de D. Livisco de Nazáo Zarco e Colona, aliás Manoel de Carvalho de Atahide, e acrescentado o mais moderno, e confirmado tudo, assim moderno, como antigo com assentos dos livros de baptizados, cazamentos, e enterros, que se guardam na Camara Ecceziastica da Bahia. Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, Rio de Janeiro, tomo LII, parte 1, 1889.


08- Engenho Trapiche – Sob a Invocação do Bom Jesus- do genealogista Fábio Arruda de Lima.


12- Engenho Tabatinga – Sob a Invocação de Santa Luzia – do genealogista Fábio Arruda de Lima. Pedro Dias da Fonseca processado pela Inquisição, cristão-velho, idade 60 anos, crime/acusação: sacrilégio Cargos, funções: senhor do Engenho. Naturalidade: Azurara, bispado do Porto. Morada: Freguesia de Sao Miguel de Pouca, vila de Olinda. PE. Pai: Gonçalo Martins, caixeiro. Mãe: Catarina Gonçalves. Estado civil: Casado. Cônjuge: Maria Pereira (Coutinho) Data da apresentação 28/6/1595. Sentença: auto-de-fé privado de 31/7/1595. Escusado da penitência publica e de fazer abjuração, por tempo de um ano se confesse e comungue de conselho de seu confessor nas festas principais, penas e penitências espirituais, condenado em 10 cruzados para as despesas do Santo Oficio. Entidade detentora: Arquivo Nacional da Torre do Tombo Codigo de referencia PT/TT/TSO-IL/028/13085 Pedro Dias da Fonseca foi 2o marido de Maria Pereira (Coutinho) casada com 1o marido Manoel Ribeiro de Lacerda, senhor dos Engenhos Salgado, Tabatinga e Trapiche, de Ipojuca. Do 1o casamento, o filho: Antônio Ribeiro de Lacerda casado com Isabel de Moura - que segue na sucessão do Engenho Trapiche, de Ipojuca. Do 2o casamento: o filho Cosme Dias da Fonseca casado com Mécia de Moura - que segue na sucessão dos Engenhos Salgado e Tabatinga, de Ipojuca. Cosme Dias da Fonseca ou Cosmo Dias da Fonseca nasceu em Vila do Conde, senhor dos Engenhos Salgado e Tabatinga, casado com Mécia de Moura filha de Felipe de Moura e de sua mulher Genebra Cavalcante. 8 filhos citados pelo autor.


66- Engenho sob a Invocação de São Tomé – do genealogista Fábio Arruda de Lima. Filho bastardo de Manoel de Moura.


101- Engenho Rosário – Sob a Invocação de Nossa Senhora do Rosário - do genealogista Fábio Arruda de Lima. Pedro Dias da Fonseca, cristão-velho idade 60 anos em 28/6/1595, natural de Azurara, bispado do Porto, filho de Gonçalo Martins, caixeiro e de Catarina Gonçalves, casado 2o marido com Maria Pereira (Coutinho) casada com 1o marido Manoel Ribeiro de Lacerda, senhor dos Engenhos Salgado, Tabatinga e Trapiche de Ipojuca. O autor cita 1 filho de casa matrimonio.


123- Engenho Três Paus - Sob a Invocação de Nossa Senhora da Encarnação, do autor Fabio Arruda de Lima. Felipe de Moura