Firmiano de Morais Pinto

public profile

Is your surname de Morais Pinto?

Research the de Morais Pinto family

Firmiano de Morais Pinto's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Firmiano de Morais Pinto

Also Known As: "Firmiano de Moraes Pinto"
Birthdate: (75)
Birthplace: Itu, São Paulo, Brazil
Death: February 8, 1937 (75)
São Paulo, São Paulo, Brazil
Immediate Family:

Son of Antonio José Pinto and Francisca Miquelina Emília de Morais
Husband of Cândida de Arruda Botelho
Father of Antonio Moraes Pinto; Cândida Pinto Prates; Sarah Pinto Conceição; Francisca Emilia de Moraes Pinto; Firmiano de Moraes Pinto Filho and 3 others
Brother of Albertina Pinto Prado; Alberto Pinto and Victoria Pinto
Half brother of Joaquim Pinto de Moraes; Maria do Carmo Pinto de Moraes; Antonio José Pinto Junior; Gertrudes Miquelina Pinto de Moraes; Carolina Pinto de Moraes and 1 other

Occupation: bacharel em direito, fazendeiro, altos cargos políticos
Managed by: Carla Assenheimer (C)
Last Updated:

About Firmiano de Morais Pinto

Firmiano de Morais Pinto (Itu, 1861 — São Paulo, 1938) foi um político brasileiro. Foi deputado federal e prefeito de São Paulo de 16 de janeiro de 1920 a 15 de janeiro de 1926.

Era o caçula de 11 irmãos filhos do alferes Antonio José Pinto e de Francisca Emília de Moraes. Tinha como avós paternos Antonio José Pinto e Victoria Lucinda Pacheco e maternos o capitão-mor de Porto Feliz Joaquim Vieira de Moraes e Gertrudes Eufrosina de Oliveira, famílias tradicionais da cidades de Itu e Porto Feliz. Sua evolução educacional não pode ser relatada por não ter até o momento subsídios de pesquisa sabendo-se apenas que com os poucos recursos deixados pelo seu pai Antonio José Pinto (conforme evidenciado em seu inventario) sua mãe Francisca Emília lutou muito por seu patrimônio educacional. Estudou em escolas publicas em São Paulo sendo um de seus mestres Padre Chico.

Formou-se em 1882 pela Faculdade de Direito da Cidade de São Paulo em 1882 e logo depois de diplomar-se foi Secretário da Polícia do então Presidente da Província de São Paulo, Francisco Carvalho Soares Brandão.

Iniciou sua vida profissional exercendo o cargo de Juiz Municipal na Cidade de Limeira, marcando sua magistratura pelo fato de haver sido o primeiro juiz do Brasil a colocar em execução a Lei Áurea, libertando todos os escravos de seu município.

Foi em seguida após a proclamação da República atraído para a vida política do país, estimulado por amigos em vista a sua atuação como juiz e por sua forte convicção republicana.

Participou da Intendência Municipal da Cidade de São Paulo . As Intendências tiveram participação no período de 1890 a 1898, funcionando como braço executivo da Câmara Municipal de São Paulo, e embrião do futuro cargo de prefeito até então inexistente. Firmiano também foi Secretário da Agricultura, da Justiça e da Fazenda do Estado sendo depois eleito Deputado Federal por São Paulo.

Convidado diretamente pelo Dr. Washington Luís Pereira de Souza para ser seu sucessor na Prefeitura da Capital, foi com sugestiva votação e por candidatando-se a reeleição, vitoriou-se por esmagadora maioria exercendo como 4º Prefeito da República, o mais alto cargo municipal, de 1920 a 1926.

Texto adaptado de http://eternity-art.blogspot.com.br/2009/01/tmulo-de-firmiano-moraes-pinto-29.html e http://pt.wikipedia.org/wiki/Firmiano_de_Morais_Pinto''

Nota: Firmiano de Moraes Pinto foi eleito em 30 de outubro de 1919 e reeleito em 30 de outubro de 1922 para o cargo de prefeito do município de São Paulo (candidato do PRP). Vale notar que nesta época, as eleições não eram universais e muitas eram fraudulentas devido ao "voto de cabresto" e a pressão sobre a população.


view all 11

Firmiano de Morais Pinto's Timeline

1861
May 4, 1861
Itu, São Paulo, Brazil
1891
March 30, 1891
Age 29
São Paulo, São Paulo, State of São Paulo, Brazil
1896
1896
Age 34
1899
1899
Age 37
1902
February 22, 1902
Age 40
São Paulo, São Paulo, State of São Paulo, Brazil
1904
1904
Age 42
São Paulo, São Paulo, State of São Paulo, Brazil
1937
February 8, 1937
Age 75
São Paulo, São Paulo, Brazil
????
????
Brazil