Francisco Inácio Marcondes Homem de Mello, barão de Homem de Melo

How are you related to Francisco Inácio Marcondes Homem de Mello, barão de Homem de Melo?

Connect to the World Family Tree to find out

Francisco Inácio Marcondes Homem de Mello, barão de Homem de Melo's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Francisco Inácio Marcondes Homem de Mello

Birthdate:
Birthplace: Pindamonhangaba, SP, Brazil
Death: January 04, 1918 (80)
Antiga Campo Belo, povoado de Resende, Itatiaia, RJ, Brazil
Place of Burial: Pindamonhangaba, São Paulo, Brasil
Immediate Family:

Son of Francisco Marcondes Homem de Mello, visconde de Pindamonhangaba and Ana Francisca de Mello ce Mello
Husband of Maria Joaquina Marcondes Ribas and Julieta Unzer
Brother of Maria Francisca Monteiro de Mello; João Gualberto Marcondes Homem de Mello; Benedito Marcondes Homem de Mello; Claro Marcondes Homem de Mello; Manuel Homem Marcondes de Mello and 2 others
Half brother of Maria Bela Marcondes de Godoi

Occupation: advogado, historiador, cartógrafo, político e professor
Managed by: Private User
Last Updated:

About Francisco Inácio Marcondes Homem de Mello, barão de Homem de Melo

Barão Homem de Melo foi combativo abolicionista

O Barão Homem de Melo (Francisco Inácio Marcondes Homem de Melo), advogado, historiador, cartógrafo, político e professor, nasceu em Pindamonhangaba, SP, em 1º de maio de 1837, e faleceu em Campo Belo, hoje Homem de Melo, RJ, em 4 de janeiro de 1918.

Formado em Direito pela Faculdade de São Paulo (1858), regressou à terra natal, onde foi eleito presidente da Câmara Municipal para o biênio de 1860 a 1861. Tendo concorrido ao concurso de professor de História Universal do Colégio Pedro II, foi nomeado catedrático em 9 de novembro de 1861 e exonerado, a pedido, em 20 de fevereiro de 1864.

Presidiu a Província de São Paulo (1864), a do Ceará (1865-1866), a do Rio Grande do Sul (1867-1868) e a da Bahia (1878). No Rio Grande do Sul, em apenas três meses conseguiu levantar, organizar e expedir o 3º Exército para o teatro de guerra no Paraguai, a mando do General Osório.

Eleito deputado à Assembleia Geral Legislativa pela Província de São Paulo, para a legislatura de 1867 a 1868, teve o seu mandato cassado, pela dissolução da Câmara; a província renovou-lhe, porém, esse mandato, na legislatura de 1878 a 1881.

Por duas vezes exerceu o cargo de diretor do Banco do Brasil (1869-1874 e 1876-1878). De 1873 a 1878 exerceu a inspetoria da instrução pública primária e secundária do Rio de Janeiro, sob o gabinete João Alfredo. Durante esse quinqüênio foi também presidente da Companhia da Estrada de Ferro São Paulo-Rio de Janeiro, que lhe deve a conclusão de suas obras.

Como presidente da Província da Bahia (1878), ali prestou assinalados serviços à capital, ligando a cidade baixa à cidade alta pela Rua da Montanha, depois Barão Homem de Melo. Em 28 de março de 1880 foi nomeado Ministro do Império do Gabinete Saraiva, permanecendo no posto até a queda do gabinete, em 3 de novembro de 1881; foi por duas vezes, no mesmo gabinete, Ministro interino da pasta da Guerra.

A República o afastou da política ativa, devolvendo-o ao magistério, às ciências e às artes. Ainda em 12 de abril de 1889, data da fundação do Colégio Militar, o Barão Homem de Melo foi nomeado seu professor de História Universal e de Geografia. Em 1896, falecendo Raul Pompeia, sucedeu-lhe no ensino de Mitologia na Escola Nacional de Belas Artes, da qual se fez professor catedrático de História das Artes desde 1897.

Foi sócio do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (para onde entrara em 1859), do Instituto Histórico de São Paulo e do Instituto Geográfico Argentino.

Segundo ocupante da cadeira 18, foi eleito em 9 de dezembro de 1916, na sucessão de José Veríssimo, mas faleceu antes de tomar posse. Deveria ser recebido pelo acadêmico Félix Pacheco.
http://www.academia.org.br/academicos/barao-homem-de-mello/biografia

view all

Francisco Inácio Marcondes Homem de Mello, barão de Homem de Melo's Timeline

1837
May 1, 1837
Pindamonhangaba, SP, Brazil
1918
January 4, 1918
Age 80
Antiga Campo Belo, povoado de Resende, Itatiaia, RJ, Brazil
January 4, 1918
Age 80
Pindamonhangaba, São Paulo, Brasil