Francisco Pinheiro Lobo, alcaide mór de Barcelos

Is your surname Pinheiro Lobo?

Connect to 23 Pinheiro Lobo profiles on Geni

Francisco Pinheiro Lobo, alcaide mór de Barcelos's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

About Francisco Pinheiro Lobo, alcaide mór de Barcelos

B. Francisco Pinheiro que alguns erradamente confundem com seu irmão Francisco Lobo Pinheiro de Lacerda, e até o fazem outros dº. do Abade de Mouquim seu irmão no § ... o certo é que dele faz honrada memória Barros nas suas Decadas, e na Índia onde serviu teve duas filhas que se não sabe se legítimas se B.B. vão no § 124 (Gayo, tit. PINHEIROS, $ 74 N 23) [1].

FRANCISCO PINHEIRO LOBO fº. B. de Álvaro Pires Pinheiro ou Álvaro Pinheiro Lobo N 23 do § 74 o confundiram até hoje os Genealógicos com seu irmão legítimo Francisco Lobo Pinheiro no § 119 N 24; alguns o quiseram fazer fº. B. do Abade de Mouquim D. Diogo Pinheiro § 76 N 24, porém José Freire Mascarenhas Montarroyo diz que era fº. B. de Álvaro Pires Pinheiro como aqui vai o que consta por documentos e memórias que têm seus descendentes; serviu este Francisco Lobo Pinheiro na Índia donde se vê não é o mesmo que seu irmão legítimo por impossível ter filhos cá no Reino ao mesmo tempo que lá estava; uns dizem que casou naqueles Estados, outros que não, e que foram suas filhas B.B. as infra; morreu Francisco Pinheiro num recontro em África e Barros faz dele honrada memória (Gayo, tit. PINHEIROS, $ 124 N 24) [1].

Conforme Mendes, 1976 [2], Pedro de Barcelos seria filho de Francisco Pinheiro e de Beatriz de Maris. Francisco pertencia à família dos Alcaides-Mores da vila de Barcelos. Conforme explica Mendes, Pedro de Barcelos teria adotado seu apelido deste lugar para distinguir-se de outros Pinheiros e afirmar a sua nobreza vinculada aquela família de Barcelos. Mendes também explica que o autor do Nobiliário da Ilha Terceira [3] seguiu informações semelhantes, pois afirmou que o nome de Pedro era Pedro de Barcelos Mariz ou Pedro de Mariz Pinheiro. Na obra de Mendes, também é explicado que o fato de descendentes de Pedro terem usado brasões de armas dos Machado, família da esposa de Pedro, e não dos nobres Pinheiro, causa uma certa estranheza.

Mendes e Forjaz, na obra Genealogias da Ilha Terceira [4], também destinam uma parte do texto para falar de Pedro de Barcelos e da genealogia dele. Para estes autores, conforme justificativas dadas nesta obra, o Pedro de Barcelos que viveu na Ilha Terceira não era relacionado à família dos alcaides mor da Vila de Barcelos.

Fonte:

[1] GAIO, Felgueiras, 1750-1831, Nobiliário de famílias de Portugal / Felgueiras Gaio. - [Braga] : Agostinho de Azevedo Meirelles : Domingos de Araújo Affonso, 1938-1941 (Braga : Pax). - 17 v. : il. ; 30 cm. XXIV, título Pinheiros, $ 74 N 23, e 24 N 24. Disponível online em: https://purl.pt/12151

[2] António Maria de Ornelas Mendes, III Estudo genealógico da família do armigerado, Barcelos da Ilha Terceira, página 87; in Manuel Artur Norton e António Maria de Ornelas Mendes, Carta de Brasão de Armas XIII, Angra do Heroísmo 1976, publicado no Boletim do Instituto Histórico da Ilha Terceira, Vol. XXXIV, 1976. Disponível online em: http://ihit.pt/codeigniter/assets/upload/pdf/50401b82a31a48a8795824...

[3] SOARES (CARCAVELLOS), Eduardo de Campos de Castro de Azevedo — Nobiliário da Ilha Terceira, Porto, 1908, p. 281.

[4] Mendes, António Ornelas; Forjaz, Jorge; Genealogias da Ilha Terceira; Amadora: DisLivro, [2007]; título Barcelos, §1, N1.

view all

Francisco Pinheiro Lobo, alcaide mór de Barcelos's Timeline