Gonçalves de Magalhães, visconde de Araguaia

Is your surname Gonçalves de Magalhães?

Research the Gonçalves de Magalhães family

Gonçalves de Magalhães, visconde de Araguaia's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Domingos José Gonçalves de Magalhães, visconde de Araguaia

Birthdate:
Birthplace: Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, State of Rio de Janeiro, Brazil
Death: July 10, 1882 (70)
Rome, Metropolitan City of Rome, Lazio, Italy
Immediate Family:

Son of Pedro Gonçalves de Magalhães Chaves
Husband of Ana Amélia Gonçalves de Magalhães
Father of Antonio José Gonçalves de Magalhães Araguaia
Brother of João Gonçalves Gonçalves de Magalhães

Occupation: médico, diplomata, poeta e dramaturgo
Managed by: Ana Toledo - Curadora
Last Updated:

About Gonçalves de Magalhães, visconde de Araguaia

Domingos José Gonçalves de Magalhães, primeiro e único barão e visconde do Araguaia, (Rio de Janeiro, 13 de agosto de 1811 – Roma, 10 de julho de 1882) foi um médico, professor, diplomata, político, poeta e ensaísta brasileiro, tendo participado de missões diplomáticas na França, Itália, Vaticano, Argentina, Uruguai e Paraguai, além de ter representado a província do Rio Grande do Sul na sexta Assembleia Geral.

Filho de Pedro Gonçalves de Magalhães Chaves.

Morreu em Roma, onde exercia cargos diplomáticos junto à Santa Sé, no ano de 1882.

Ingressou em 1828 no curso de medicina, diplomando-se em 1832. No mesmo ano estreou com "Poesias" e, no ano seguinte, parte para a Europa, com a intenção de se aperfeiçoar em medicina.

Em 1838, é nomeado professor de Filosofia do Colégio Pedro II, tendo lecionado por pouco tempo.

De 1838 a 1841 foi secretário de Caxias no Maranhão e de 1842 a 1846 no Rio Grande do Sul. Em 1847 entrou para a carreira diplomática brasileira. Foi Encarregado de Negócios nas Duas Sicílias, no Piemonte, na Rússia e na Espanha; ministro residente na Áustria; ministro dos Estados Unidos, Argentina e na Santa Sé, onde morreu.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Gon%C3%A7alves_de_Magalh%C3%A3es

Gonçalves de Magalhães (Domingos José Gonçalves de Magalhães, Visconde de Araguaia), médico, diplomata, poeta e dramaturgo, nasceu no Rio de Janeiro, RJ, em 13 de agosto de 1811, e faleceu em Roma, Itália, em 10 de julho de 1882. É o patrono da cadeira n. 9, por escolha do fundador Carlos Magalhães de Azeredo.

Era filho de Pedro Gonçalves de Magalhães Chaves, não registrando os biógrafos o nome de sua mãe. Nada se sabe dos estudos preparatórios que precederam o seu ingresso, em 1828, no curso de Medicina, em que se diplomou em 1832. Concomitantemente, tornara-se amigo de Monte Alverne, a cujas aulas de Filosofia assistiu, sofrendo a sua influência. Em 1832 publicou as Poesias e, no ano seguinte, parte para a Europa com a intenção de aperfeiçoar-se em Medicina. Em 1836, lançou em Paris um manifesto do Romantismo, Discurso sobre a literatura no Brasil. De parceria com Araújo Porto-Alegre e Torres Homem, lançou a revista Niterói e editou, em Paris, o seu livro Suspiros poéticos e saudades, considerado o iniciador do Romantismo no Brasil. Introduziu ali seus principais temas poéticos Deus e a Natureza, o poeta e sua missão reformadora, a evocação da infância, a meditação sobre a morte, o sentimento patriótico, a poesia tumular e das ruínas. De retorno ao Brasil em 1837, foi aclamado chefe da “nova escola”. Volta-se para o teatro (que então se renovava com a produção de Martins Pena e os desempenhos de João Caetano), escrevendo duas tragédias, Antônio José ou o poeta e a Inquisição (1838) e Olgiato (1839). Nomeado professor de Filosofia do Colégio Pedro II, em 1838, ensinou por muito pouco tempo.

De 1838 a 1841, e de 1842 a 1846, foi secretário de Caxias no Maranhão e no Rio Grande do Sul. Em 1847 entrou para a diplomacia. Ministro em missão especial no Paraguai, prestou, com o ministro argentino Mitre, os seus bons ofícios entre o presidente daquela República e os revolucionários que intentavam derrubar o governo: as tropas brasileiras e argentinas protegeram a parte não fortificada de Assunção, até que as forças legais submetessem os rebeldes, o que ocorreu logo depois. Foi Encarregado de Negócios nas Duas Sicílias, no Piemonte, na Rússia e na Espanha; ministro residente na Áustria; ministro nos Estados Unidos, Argentina e na Santa Sé.

Amigo do Imperador, bem relacionado, muito cônscio do seu valor, foi a primeira figura na vida literária oficial até a publicação do poema A Confederação dos Tamoios (1857), em que voltava ao Classicismo intransigente, provocando grande polêmica: foi atacado por José de Alencar e defendido por Monte Alverne e pelo próprio Imperador D. Pedro II.

http://www.academia.org.br/academicos/goncalves-de-magalhaes/biografia
view all

Gonçalves de Magalhães, visconde de Araguaia's Timeline

1811
August 13, 1811
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, State of Rio de Janeiro, Brazil
1858
1858
1882
July 10, 1882
Age 70
Rome, Metropolitan City of Rome, Lazio, Italy